Ir para conteúdo

Orphan Espresso LIDO


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

O Lido E entrou para venda ontem, mas é recomendado para expresso.

Jose, as mós escurecem mesmo, mesmo sem burrifar com agua.

Sim Gilberto, mas foi mais exagerado.

Sei que não danifica as mós.

mas não gostei da experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a família LIDO, tem um guia para auxiliar a escolha: http://www.oehandgrinders.com/LIDO-Grinder-Chooser_ep_47-1.html

 

Which LIDO Manual Grinder is Right for Me? 
 
The OE Lido 2, Lido 3, and Lido E Manual Coffee Grinders all have the same precision burr set, made by Etzinger, Ltd, Switzerland.  The format & size of all 3 grinders are the same.  
 
A short summary of features of the two LIDO hand grinder models:
 
LIDO 2:  About 1600 grams in weight.  Counter stand is included.  Neoprene travel bag optional & is sold separately.  Glass catch jar.  Satin Nickel Finish.   Standard adjustment ring threading.
 
LIDO 3:  About 1000 grams in weight.  Includes Neoprene travel bag and hopper stopper.  Folding handle.  RTP Anti-static plastic catch jar.   Black EPD Finish.  Standard adjustment ring threading.
 
LIDO E:  About 1000 grams in weight.  Counter stand and ConeTop™  Dosing Funnel are included. Neoprene bag is optional & sold separately.  RTP Anti-static plastic catch jar.   Satin Chrome Finish.  Fine Adjustment ring threading.
 
 
Your choice of grinders is dependent on your general desired usage.   
 
The Lido 2 is heavier than Lido 3, and we designed it as a home grinder that can travel.   It is a full range grinder, but some users may find dialing in the espresso range challenging.
 
The Lido 3 is designed as a travel grinder that can be used at home.   It is a full range grinder, but some users may find dialing in the espresso range challenging.
 
The Lido E was designed specifically for coffee enthusiasts who intend to use the grinder mostly for espresso or finer grinding levels.   It is a full range grinder.  Some users may find the fine thread resolution challenging in the coarse range.  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruben, sim, para qualquer método.

 

O Lido lançou o LIDO E para expresso com características que o meu já tem, que é passo de 1mm na rosca de regulagem para se ter um ajuste mais fino, e colocou um rolamento a mais para não ter folga nenhuma na mó inferior.

Além disto, a regulagem permiti um grande distanciamento das mós, suficiente para moer para French.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fui de Lido 3. Pedi dia 15, enviaram dia 18 e já chegou no destino. Em breve(semana que vem pego e uso lá mesmo) poderei dar as impressões. 

 

Valeu ai Santiago e Gil

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É la é USA kkkkk

 

Vou estar na casa da tia da minha esposa. Meu sogro que vai, já disse que terei que fazer os cafés lá todo dia. Levarei o skerton de backup caso nao me entenda com o Lido 3 de prima hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor bom demais. Não pude tirar fotos mas passei uns grãos pra aprender a regular, me atrapalhei um pouco depois aprendi.

30gr no 10 moeu muito rápido. Moagem ficou no meu olho nível do encore ou superior (só comparando lado a lado) e de primeira kalita ficou um café que todos adoraram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal: tem meses isso. Maria Izabel que veio ao Jamboree (e não bebe café e ganhou a cafeteira).

 

Voltemos ao Lido 3 antes que o Burny dê bronca.

 

Alguns novos proprietários iam levar seus Lido 3 à SIC para trocar figurinhas. Povo se adaptando a ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

eu também casei contra uma pessoa que não bebe cafe.

e ate tranquilo de conviver.

uma regra básica e subfaturar o preço das traquitanas.

mas agora ela começou a tomar com leite, ponto positivo.

e estava ate namorando jarras le creuset.

não incentivei e disse que eram meio bregas.  :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual o sentido em fazer uma modificação sem sentido?

essa a meu ver se justifica apenas se um gorila for moer o cafe. 

13578_img_2143.jpg

https://www.home-barista.com/grinders/lido-2-mods-t30898.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu vi a foto não entendi nada e quando Gil falou em balão , fiquei curioso , os caras do HB tambem acharam esse punho caro , em um moedor ele não tem muita utilidade , mas quem fica 1 ou 2 horas com um peixe de 30 quilos na linha faz uma tremenda diferença , esse punho e para molinetes caros , para um cara que tem pesca como hobby e paga 1000 dolares em um molinete , pagar 50 em um punho de aluminio anodizado bonito é normal,

 

Pagou 50 dolares no punho , mas ficou bonito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lido e apresentando problemas

http://www.home-barista.com/grinders/lido-3-reassembly-problem-t35589.html

ou melhor

usuários apresentando problemas

vê aí o que você acha ruben

mas baseado na minha experiencia com o l 2

esse cara ta comendo bronha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha lido isso antes de comprar o LIDO 3. Achei plausível o que o Doug disse. Ou o moedor deveria sempre voltar no zero batendo linha a linha? O cara parecia mais irritado com o fato de as linhas azuis não baterem mais uma com a outra do que se a moagem se manteve boa, pois não li nada sobre ou não consegui ler se ele fala isso.

 

Ao ler seu post fui voltar meu LIDO 3 pro zero, e percebi que o meu não chega no zero(nem lembro de como veio de fábrica, talvez batendo sim linha azul com linha azul). Ta ficando no 2,5 a frente. Espero que isso não seja um problema. A moagem continua muito boa, nivel do encore ou melhor pros coados(tenho usado da 7 ao 11). Não pretendo usar ele pra espresso. Vocês acham que eu deva averiguar isso de não chegar no zero ou deixa pra quando for desmontar a primeira vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive a mesma impressão.

O cara deve ter toc.

Cada vez que desmontei o L 2 esse ponto ficou em local diferente.

Já que tem um Vário, fazer umas comparações com o l 3 pode ser interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O zero , como o Doug disse é um ponto imaginário, eu procuro deixar as faces das mós faceadas como zero, mas não é fácil perceber se está 100% faceada, se usar o zero como o ponto onde o eixo não vira mais aí a imprecisão é maior ainda pois varia de mós para mós e varia nas próprias mós com o uso.

 

Como fiz bastante testes digo, que se está extraindo para expresso não é necessário qualquer procedimento, pois se o moedor ficar demasiadamente desalinhado ele vai produzir muitos fines e no expresso ou ele choca ou jorra, se não está assim está perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo então...

 

 

Tentarei fazer testes com espresso quando eu voltar a torrar ou ter um grão mais pra espresso. A maioria dos cafés importados que comprei já complica tirar um expresso usando o vario. Quem sabe já testo direto cara a cara com o Bravo Mini

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O zero , como o Doug disse é um ponto imaginário, eu procuro deixar as faces das mós faceadas como zero, mas não é fácil perceber se está 100% faceada, se usar o zero como o ponto onde o eixo não vira mais aí a imprecisão é maior ainda pois varia de mós para mós e varia nas próprias mós com o uso.

 

Como fiz bastante testes digo, que se está extraindo para expresso não é necessário qualquer procedimento, pois se o moedor ficar demasiadamente desalinhado ele vai produzir muitos fines e no expresso ou ele choca ou jorra, se não está assim está perfeito.

Então eu estou fazendo certo com o L 2.

a partir do ponto que o eixo não gira mais 

eu costumo arredondar para a marcação mais próxima

e ai sim começo a contar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São torras mais claras. Por exemplo no da inteligentsia que tentei tive que fazer 3  tentativas pra acertar, da aquela dó de ver o café pingando no copo ou jorrando. O "acertar" ainda não foi direito, tive canalização, sei que dava pra melhorar.

 

E também ainda to in love com o Kalita Wave hehehehe...


Ah sim, eu quis dizer "tirar um espresso" seria "acertar o espresso com aquele grão"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que o zero é um ponto imaginário, que serve somente como referencia, eu utilizo o zero absoluto, onde as mos se encontram. Dai conto os cliques ou pontos na régua do moedor para selecionar o do espresso e dos demais graus de moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...