Ir para conteúdo

Decalcificando com ácido cítrico


viniesp

Postagens recomendadas

Bom dia, galera.

Eu estava procurando uns produtos para descalcificar a minha baby twin, estava dando uma pesquisada nos preços, vi diferente produtos, quando descobri num outro forum de café esse método de descalcificar máquinas espressos.

Pelo visto ele funciona com diferente máquinas. Ainda não teste na gaggia, somente na Eletrolux Cheff Crema e vi uma melhora nela.

Gostaria de saber se vocês conhecem esse método e se é aconselhável:

 

 

 

Dando continuidade ao post sobre manutenção, a descalcificação é um procedimento importante que deve ser realizado periodicamente para evitar danos à sua cafeteira.

Consiste em retirar resíduos sólidos de cálcio (calcário) da caldeira da máquina de café provenientes da água. Deve-se realizar a descalcificação a cada 200 cafés ou de 2 em 2 meses para manter sua cafeteira funcionando normalmente e sem problemas como a perca de temperatura da caldeira, resíduos e partículas sólidas no café, fluxo pequeno de água, entre outros.

Há produtos específicos para este fim, encotrados em lojas especializadas como a Café Fácil ou a loja da Saeco on-line.

Porém, caso não encontre ou ache o custo do produto elevado, descalcificação deve ser feita da seguinte forma:

1-Encha o reservatório de água com 500ml de água

2-Dissolva 2 colheres (30g) de ácido cítrico (encontrado facilmente em farmácias de manipulação, lojas para laboratório)

3-Desencaixe o porta-filtro e coloque um recipiente embaixo da máquina para aparar a água

4-Ligue a máquina até que o indicador de temperatura para café esteja OK e aperte o botão para ligar

5-Extraia metade da solução neste processo

6-Desligue a máquina

7-Deixe a solução agir por 15 a 20 minutos

8-Ligue novamente e extraia o restante da solução

9-Para enxaguar, encha o reservatório com água limpa e extraia água até o mesmo ficar totalmente vazio por 2 vezes .

 

 

O que vocês acham? Aqui em Brasília, só achei para vender 500g de ácido cítrico e custa R$ 17,50. Já que precisa somente de 30g dele, 500g da para quase uma vida toda e seria muito mais barato que pagar em torno de R$ 60-100 reais a cada descalcificação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica com ácido cítrico é fenomenal.

Quando eu tinha uma cube espressione que já estava com +/- 3,5 anos de uso, ela começou a perder força, sequer conseguia extrair café.

Como a maquina estava velha e eu sabia que não compensava assistência, encontrei essa informação no site acima mencionado. E não é que minha maquina parecia que renasceu das cinzas.

Durou mais um bom tempo, até que a caldeira partiu e esse foi seu final :P

Mas o procedimento é seguro, barato e funciona mesmo.

Também digo que a água aqui no BR não tem tanto cálcio, tanto é que foi 3,5 anos com água filtrada para calcificar a caldeira.

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

O nome é espaço do café. Olha aqui o site com a explicação: http://espacocafe.blogspot.com.br/2009/08/descalcificacao-de-maquinas-domesticas.html

Olha o diálogo que vi no site acima:

  1. Ouvi dizer, e já usei, apenas coca cola... ela contém acido citrico, e deu certo

    Responder
     
     
  2. anon36.png

    Desculpem-me, a coca cola contém acido orto fosforico que é muitas vees mais "eficiente", para não dizer corrosivo, do que o cítrico... daí a sua eficiência para a descalcificação de máquinas de café. É ele que dá a sensação de limpeza após a ingesta do refrigeranta, ele literalmente chupa o cálcio dos nossos dentes, dái funcionar tão bem na descalcificação das máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há tempos que estava querendo fazer isso na minha PHC19, mas não consigo encontrar o ácido cítrico... nas farmácias de manipulação que procurei, não vendem a "matéria prima"...

Alguém conseguiu comprar ?

 

Não estava querendo apelar para coca-cola... não sei se tenho coragem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas experiencias de descalcificação com acido cítrico , com formula de diluição extraída da web , não tem problema para quem possui caldeiras de inox , latão e etc , mas para quem tem caldeira de alumínio como as gaggia , deve tomar cuidado , pois a reação do acido com o alumínio é bem forte , apesar de caro , os líquidos como dezcal são mais seguros .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Amarelinha (Pascucci) usada chegou. Aqui na minha cidade não tem nada mais sofisticado, nem menos sofisticado. Então vou de Coca-cola!

 

As dúvidas:

1) ela vai diluída, ou "pura" direto da garrafa?

2) tô pensando em usar a Zero, por causa do açúcar da <>0, embora eu vá passar muita água depois da cola para tirar tudo. Alguma contraindicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa maquina tem cara de ter a caldeira (parece gaggia)  de aluminio , se for aluminio não carteia , usa um liquido indicado , gaggia , saeco ou dezcal , agora se for inox ou latão pode usar qualquer coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ad cautelam, va benne, Carlos!

 

De acordo com o site do fabricante (Tecnosystem) uma versão atual da máquina (Magic Coffee 108) tem a caldeira de bronze. Ela está num técnico para trocar o plug do cabo de força secondo la maledetta norma brasiliana. Acredito que a minha versão tenha a mesma caldeira de bronze, vou pedir para ele abrir e vermos do que é.

 

Se for de bronze, mesmo, então posso coca-colar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caldaia de ottone, certo Sergio! Falha do Mr. Google Translate! Bem que achei estranho ser de bronze, mas a máquina é toda estranha, não estranharia mais essa estranhice! Então vou de Coca mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Amarelinha (Pascucci) usada chegou. Aqui na minha cidade não tem nada mais sofisticado, nem menos sofisticado. Então vou de Coca-cola!

 

As dúvidas:

1) ela vai diluída, ou "pura" direto da garrafa?

2) tô pensando em usar a Zero, por causa do açúcar da <>0, embora eu vá passar muita água depois da cola para tirar tudo. Alguma contraindicação?

purinha, como se fosse beber.

Verificou se é necessário?

Ligou a máquina, fez expurgos?

Como saiu a água?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vendedor recomendou por e-mail que passasse bastante água antes de usar, ele mesmo não entendia muito de café e usara pouco. Aparentemente a água, só com chuveiro, estava límpida; quando usei o cachimbo é que começou a sair água com pó.

 

Parece que a máquina está originalmente configurada para "cialda" (no dicionário italiano-português não tem este vocábulo, o Google traduz para waffle) que deve ser o sache. Tinha 3 jatos bem finos e fortes de água em forma de tripé, e do resto do chuveiro gotejava uniformemente. Achei que o chuveiro estava entupido. Como não tenho todas as ferramentas levei num técnico, ele nunca tinha mexido numa, e ao tirar o chuveiro não tinha mola, solenoide nem nada, só um orifício; ele não quis mexer lá dentro, nem eu. A tela do chuveiro estava limpinha, os furos desobstruídos. Amanhã ela volta pra casa daí eu vou fazer mais uns testes de expurgos.

 

Sobre o desempenho específico dela, talvez eu tenha que usar um adaptador para poder usá-la com pó (o Mortari já deu umas dicas, e no site dela também fala de um adaptador), eu pedirei a ajuda de vocês no tópico específico da máquina. Por ora, estou (estava) só querendo estar certo de "limpá-la" para uso e testes. Parece que está muito bem conservada e aparenta ser muito bem feita e robusta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...