Ir para conteúdo

PWM - Aplicações para o modulador de largura de pulso


Rodrigoks

Postagens recomendadas

No ml tem esse que talvez funcione bem na pipoqueira.

 

http://produto.merca...000w-bivolt-_JM

 

Da para fazer um dimmer ineficiente com um reostato, mas esse do topico não usa reostato.

 

Esse que o Sergio mostrou é um dimmer que usa um Triac , faz a mesma coisa que o do Rodrigo , esse tem potencia bem menor 1500w o do Rodrigo tem 4000W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Esse que o Sergio mostrou é um dimmer que usa um Triac , faz a mesma coisa que o do Rodrigo , esse tem potencia bem menor 1500w o do Rodrigo tem 4000W

 

Mas serve né? Alguém comentou que a potência da pipoqueira era 1200W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas serve né? Alguém comentou que a potência da pipoqueira era 1200W

 

Teoricamente sim , Miyamoto esses dispositivos são xingling , baratos , se vc me perguntar se ele cumpre o que promete , acho que sim , mas 1,2 kw é proximo de 1,5 kw , pode funcionar bem , como pode torrar , a vantagem é que se der errado vc perde pouco , só 40 merreis.

 

Miyamoto ,vc já viu filme de cientista maluco , quando ele mistura os liquidos e a coisa explode , bom vc esta fazendo uma gambiarra , usando componentes baratos que não possuem grande confiabilidade , pode dar errado.

 

Minha opinão é que vai dar certo , o tempo que vc vai usar esse dimmer é pequeno e na pior das hipoteses talvez a vida util dele seja reduzida e o triac torre mais cedo do que deveria , mas , vai funcionar , se a pipoqueira tiver realmente 1,2 kw , o ideal seria o dimmer do Rodrigo com 4kw , seria mais garantido.

Se controlar a resistencia da pipoqueira é tão importante como parece , eu acho que vale a pena tentar , 40 reais mal compram meio quilo de café.

 

Boa Sorte.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu postei esse no tópico da pipoqueira perguntando a mesma coisa. Por algum motivo, cada colega diz que o aparelho tal é que é o bom. Esse, apesar de ser até 15000 W de potência, diz aguentar até 2 mil por período curto. Me parece, portanto, seguro. Como alguém falou no tópico da pipoqueira, talvez esquente (essas abas são dissipadores de calor). A vantagem pra mim é que não precisa nem cortar cabo nenhum. Ele tem tomada macho e fêmea. Só fico na dúvida se o termobanho (praticamente o meso preço) não esquenta menos. Essa coisa de se é uma resistência variável ou algo que liga e desliga a corrente parece ser importante aqui para que não esquente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu falei para o miyamoto , seguro é , se vai funcionar , muito provavelmente sim , não dá para garantir com esses produtos , são baratos e as vezes torra o componente mais cedo , como pode funcionar muito bem.

Outra coisa é que a pipoqueira pode ter 1,2kw como pode ter 1kw ou 1,5kw , essas maquinas tambem usam componentres baratos.

O termobanho , aguenta 5,8kw é mais garantido , quanto a dissipação de calor , todos vão dissipar , qual será o pior , só testando.

Cal na minha opinião o mais simples de usar seria o dimmer , esse termobanho parece que resfria com a agua do cano , ou seja deve dissipar muito.

Agora , isso é uma gambiarra , o risco de não funcionar , faz parte da aventura de inovar ;)

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, tem este aqui também do mesmo vendedor. .

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-538636508-dimmer-dimer-de-potncia-4000w-110v-e-8000w-220v-com-cooler-_JM

 

Então seria melhor né?

 

E se eu chegasse em uma loja?

 

Pediria o que?

 

"Um dimmer controlador de potência de pelo menos uns 2000W por favor?"

 

Só isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba esse é turbo :o

 

Vamos lá , se vc reparar a diferença desse para o outro é apenas a ventoinha (o tiristor é o mesmo) , como eu falei , a temperatura do componente (tiristor) é que vai no final definir a vida util do dimmer , se ele aquecer muito , eventualmente vai queimar mais cedo .

Claro que esse parece que vai aguentar a pipoqueira bem , esse seria uma escolha bem melhor , mais garantida.

Quanto ao nome , dimmer seria o correto , dimmer controlador de potencia é um pleonasmo , mas , se ajudar a exclarecer com o vendedor tudo bem. :)

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai nesse daí, então, Miyamoto. Eu fui na versão para mulheres e crianças mesmo. Pelo menos posso dizer que o cara respondeu na xinxa a pergunta sobre o frete e já respondeu ao meu email, dizendo que amanhã vai enviar e mandar o código de rastreamento.

Eu tenho sempre dado uma de James Bond (shaken, not stirred) com a pipoqueira, então acho que não vai ser grave fazer a ventoinha rodar mais devagar. Agito a bichinha até pegar no tranco mesmo.

A vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal vc pode deixar o seu dimmer igual ao do Miyamoto , basta colocar uma ventoinha de 110V , tem que ser de 110 porque se for de 12V , vc vai precisar de uma fonte de 12 .

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-529302206--limpeza-geral-ventoinha-110v--_JM

 

É bem fácil para adaptar , aparafusa ela no dissipador de aluminio e pronto , liga ela direto na entrada de 110V , a única diferença vai ser que ela vai ficar funcionando direto.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, não tinha visto as fotos direito. A única diferença, então, entre os dois é a ventoinha. Vamos ver como fica sem nada mesmo. Mesmo que eu consiga esticar a torra, não vai chegar nem a 15 minutos. Acho que o dimmer normal deve dar pro gasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, quando torrava na pipoqueira adquiri esse produto citado acima http://produto.merca...000w-bivolt-_JM.

 

Ao ligar a pipoqueira nele e ele na tomada, consegue-se reduzir em conjunto a resistência como a velocidade do ventilador.

 

Usava até duas ou três vezes seguidas para torrar a quantidade desejada e nunca deu problema.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só, hoje é que vi este tópico. Está complicado acessar o forum e quando acesso as discussões se avançaram.

 

Vi acima que vocês estavam cogitando de separar a resistência e o ventilador da pipoqueira para funcionarem independentemente. Fiz isso na minha pipoqueira mas acabou queimando, pois me descuidei uns 20 segundos. Deixei a resistencia ligada e desligado o ventilador.

 

Opinião é que não vale a pena essa modificação, vai dar muito mais trabalho, não vão poder descuidar e quando se torra na pipoqueira a pessoa tem que ficar atenta a varios detalhes, esta modificação só complicaria as coisas.

 

Colocar o dimmer a torra é mais sossegada, só precisa ficar atento a agitação, a transformação entram mais preocupações que no final não vale a pena.

 

 

ABCS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal vc pode deixar o seu dimmer igual ao do Miyamoto , basta colocar uma ventoinha de 110V , tem que ser de 110 porque se for de 12V , vc vai precisar de uma fonte de 12 .

 

http://produto.merca...oinha-110v--_JM

 

É bem fácil para adaptar , aparafusa ela no dissipador de aluminio e pronto , liga ela direto na entrada de 110V , a única diferença vai ser que ela vai ficar funcionando direto.

 

Abs

C. Eduardo

 

Poxa, tenho uma pipoqueira parada aqui pois a "ventoinha" dela derreteu quando ela quase pegou fogo.

Ainda funciona mas como diminuiu muito o fluxo de ar, esquenta absurdamente rápido.

Não tinha pensado nisso, será que se instalar uma ventoinha destas resolveria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, não imaginei que isso fosse acontecer. Li que até em geral quem faz essa modificação só mexe na resistência, deixando a ventoinha sempre a pleno vapor. De qualquer modo, esse dimmer agora é estilo dimmer for dummies, com tomada e tudo. Por ora vou ficar nele mesmo. Obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, tenho uma pipoqueira parada aqui pois a "ventoinha" dela derreteu quando ela quase pegou fogo.

Ainda funciona mas como diminuiu muito o fluxo de ar, esquenta absurdamente rápido.

Não tinha pensado nisso, será que se instalar uma ventoinha destas resolveria?

 

Paulo , essa ventoinha que eu sugeri para o Cal é de 110V CA , se eu entendi direito o que o Rodrigo escreveu , a da pipoqueira é de 12V CC , são coisas bem diferentes , mas , se for para fazer uma gambiarra , e adaptar uma diferente no local , independente do circuito original é questão de medir e ver se encaixa.

Considerando o preço da ventoinha , frete e mais o trabalho de fazer a gambiarra , eu preferiria comprar uma nova por 90 reais e não correr o risco .

 

abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...