Ir para conteúdo

Comparativo Gaggia Dose x Gaggia Baby Twin e Filtros


Ruben

Postagens recomendadas

E pra single, qual filtro é melhor, o La Marzocco, VST, Rancilio, ou outro?

Dá para tirar singles ou até ristretos na Gaggia Twin tão bons quanto os duplos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá , mas vc vai precisar de um filtro single da La Marzocco (L115A) ou VST ou qualquer outro que tem o formato de um copinho , eles exigem um kit funil que o JC tampers faz , com tamper de 41mm.

Os singles Rancilio e Gaggia não são bons.

Eu tenho o LM e o kit , consigo uma extração com qualidade idêntica ao do duplo.

 

Abs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


E pra single, qual filtro é melhor, o La Marzocco, VST, Rancilio, ou outro?

Dá para tirar singles ou até ristretos na Gaggia Twin tão bons quanto os duplos?

 

 

Bacana o filtro simples da ECM na Classika. Vou ver como se comporta na baby twin.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exigem o kit de funil? Apenas um tamper adequado, o funil é só um acessório... Testei o que o Victor havia feito primeiramente, até achei legal, mas consigo tranquilamente jogar o pó no centro, e ao compactar umas 2-3 vezes rapidamente juntar tudo no bolo. O meu tamper é de 42,5mm, consigo pegar um pouco mais perto da borda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava com esta dúvida do que seria o ideal. O kit todo ou só tamper já resolve. Ainda não tentei tirar singles, simplesmente porque gosto de mais café. Talvez o faça apenas para aprender as técnicas.

 

Ah! E meu funil de casa é uma garrafa pet recortada..  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) O ideal é o kit todo , o Marcio é revoltado com o funil , mas , eu acho prático , no rocky , vario e outros vc coloca ele embaixo da saida de café e fica certinho , o tamper encaixa , as laterais do funil servem de guia para o tamper a compressão fica certinha sem inclinação.

Agora , precisar , não precisa de nada , antes de receber o kit , eu na minha ansiosidade usei uma tampinha de uma embalagem de jujuba que tinha 40mm de diametro , funcionou tão bem que eu fiz um video que esta aqui no CDC.

Não perde tempo japonês pega um paquímetro e dá um volta pela sua casa que logo logo vc acha algo com 40 / 42 mm de diâmetro e usa seu filtro. :)

 

Nos meus outros filtros eu também uso um funil de pvc , eu prefiro usar uma seção do copo de pvc do requeijão Polengui , fica perfeito :)

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos.. Sem contar que para meu paquímetro de plástico.. 40 e 42 é quase a mesma coisa...  :lol:  :lol:  :lol:

 

Boa idéia.. Vou achar uma tampinha resistente.. Encher de epoxi e colar um cabo de vassoura...  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a diferença de que se a OPV não estiver regulada a 9 bar, um single extrai com mais pressão que um duplo (no padrão italiano, de 55-60ml)

Xiii, lascou, a twin não tem opv regulável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol:  :lol:  :lol:  João , lascou o que ? Não seja afobado , vc nem bem começou a usar a maquina e já esta pensando em mexer em pressão , use a maquina muuuuuito , com filtro despressurizado e pressurizado sim e sinta as diferenças , as variações de moagem.

 

Eu levei 8 anos usando filtro pressurizado é o café não era tão ruim como dizem , então um belo dia despressurizei ele e um ano depois mudei para twin.

 

A confecção de um espresso é artesanato , algum conhecimento e pratica , o conhecimento vc tem aqui é facil de obter , já a pratica leva tempo.

Começar com extrações despressurizadas sem nenhuma experiencia anterior é mais dificil.

 

Começe com pressurizado quando vc conseguir excelentes extrações pressurizadas , que são muuuito mais faceis de fazer , passe para os filtros comerciais.

 

Eu percebo que muita gente chega no CDC , querendo começar pelo mais dificil e dessa forma fica sem parametros para comparações.

 

Eu aposto que 99% dos menbros do CDC ou de qualquer lugar são incapazes de distinguir uma extração de uma maquina com opv regulada em 8 ,9 ,10 ou 11 bar em um teste cego.

 

80% ou mais são incapazes de diferenciar uma extração pressurizada (bem feita) de outra em filtro comercial em um teste cego.

 

Isso é um hobby vá com calma  :)

 

De qualquer forma no fim do ano eu vou fazer uma mod para twin ter uma regulagem de opv e manometro igual a ECM CASA possui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fixações são basicamente de 3 tipos as gaggia são tipo " C "

 

http://www.shockwaves-control.co.uk/ebay/2012X/PortafilterDimensions.jpg

 

Como as dimensões variam o ideal é comprar com o vendedor informando que é gaggia compativel.

 

Não basta se parecer com o da gaggia na foto do anuncio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual o naked que serve na twin? qualquer um de 58? ou mudam as fixações? tem por aqui ou só fora?

 

Eu queria saber também, acho o PF da Gaggia muito feio e com um péssimo acabamento. Vi uns no ebay com cabo de madeira que achei excepcionais e fiquei na dúvida.

 

Na prática mesmo alguém já tentou usar uns diferentes? Não tenho certeza, mas acho que já vi em algum tópico uma pessoa que falava do PF da Silvia nas gaggias, confere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não , não é , veja aqui :

 

http://www.shockwaves-control.co.uk/ebay/2012X/PortafilterDimensions.jpg

 

A Silvia é tipo A e a Gaggia e tipo C , não são compativeis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, dá para adaptar um cabo de madeira no porta filtro da gaggia, uma vez que o cabo é aparafusado no corpo onde se coloca o filtro. É só mandar fazer em algum marceneiro bom de serviço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 years later...

boa noite pessoal, sou novo no site. prazer, Tomaz

desculpa ressuscitar um post tão antigo, mas depois de muito tempo planejando comprar uma máquina decente de expresso achei uma Gaggia Dose usada a um preço interessante (R$600).

gostaria de saber, se na opinião de vocês ainda vale a pena em termos de obsolescência. devo esperar problemas caso alguma peça venha a quebrar? ou será que hoje em dia vale mais a pena investir em uma outra máquina com melhor custo-benefício?

obrigado de antemão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive a color que é parecida com a Dose. Hj tenho uma Classic Le e nem se compara a qualidade das duas.
A dose tem a parte que encaixa o porta filtro de plástico e este plástico vai acabar descolando. Gaggia boa que vale a pena comprar é a Baby e a Classic. A Twin pode dar problema na parte eletrônica dela.


Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...