Ir para conteúdo

Comparativo Gaggia Dose x Gaggia Baby Twin e Filtros


Ruben

Postagens recomendadas

Ano passado comprei a Gaggia Dose do Rodrigo, e logo depois aproveitei a promoção da Twin no walmart pensando em vender a Gaggia Dose.

 

Aconteceram várias coisas desde lá que no atual momento resolvi manter as duas, a Twin pra casa e a Dose pro futuro escritório.

 

Ja tinha um tempo que eu queria fazer um comparativo da Gaggia Dose e a Gaggia Baby Twin, pois usei por um bom tempo as duas e as pessoas as vezes podem achar que não vale a pena comprar uma Gaggia Dose ou Gaggia Color.

 

Na opnião do meu uso, vale sim a pena comprar uma Dose ou Color, pois a Twin ganha por muito pouco da Dose.

 

- As duas demoram quase o mesmo tempo pra aquecerem

- Expressos bons seguidos consegui mais com a Twin, com a Dose precisa "pegar o jeito" de fazer expurgos e perceber que ta na temperatura legal

- A vaporização é melhor na Gaggia Dose, mas acredito que seja pelo panarello latte art que veio com ela do Rodrigo. O que não quer dizer que a da Gaggia Twin é ruim.

 

 

Eu fui tentar fazer videos da extração usando o mesmo café, filtro e porta filtro originais. Tentando fazer o "melhor expresso" e "os melhores videos do mundo" pra não fazer feio, gastei meu café todo (tinha pouca quantidade de muitos cafes) e não consegui nenhum video bom até que desencanei de fazer perfeito, peguei um cafe velho que tinha, acertei ele mais ou menos na Gaggia Dose e defini que seria essa a quantidade, moagem e café pra usar nos outros videos, senão não ia sair nada.

 

Usei o café do Morato, que tinha torrado antes de viajar mes passado, e esqueci no congelador, pra todos os testes. Todos usei a mesma moagem e quantidade(tirando quando usei o filtro rancilio que tirei 1gr). Quando comecei eu pensei em tirar o melhor café na melhor quantidade e melhor moagem pra cada maquina/filtro, depois de apanhar já na Gaggia Dose com PF e FIltro originais desisti e usei quase o mesmo pra todos

 

Video da Gaggia Dose

 

 

Video da Gaggia Baby Twin

 

 

Ficou com sabor muito parecido nas duas, talvez um pouco melhor na Dose, mas com certeza porque eu deveria ajustar pra Twin, porém mesmo com café velho e com as dificuldades que tive pra extrair, lembrei que usei o filtro original da Gaggia, e fiz mais duas extrações com o Filtro VST e filtro Rancilio. O café ficou muito melhor e com essas condições, ficou melhor no filtro rancilio. Eu prefiro o filtro VST, acho ele muito bom, nas extrações do vazados é como se eu tivesse que fazer tudo certinho(talvez até a torra do café).

 

Video do filtro VST

 

 

Video do filtro Rancilio

 

 

O resumo pra mim é que:

 

- As duas máquinas são ótimas e quem tiver na dúvida entre as duas, eu sinceramente diria pra ir na mais barata.

- Comprar um outro filtro pra não usar o da Gaggia, seja ele rancilio, LM, vst ou outra marca que alguem recomendar

- Usar café fresco! (não o velho que usei)

- Isso é tudo o que eu acho, logo posso estar fazendo tudo errado, mas um dia aprendo! hehehehe

 

Espero ter ajudado em algo

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruben,

 

Não acredito que o café está tão velho assim... Até que saiu uma crema bacana. Independente do modelo, são máquinas com possibilidades de mudança de filtros, trazendo mais flexibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rubens

 

Concordo com o Fernando,,a qualidade da extração está demonstrando que o café não está velho como você imaginava...

 

Tive uma Gaggia Dose por 4 meses,, mas não tinha moinho na época,, usava um de lâmina... adoraria poder comparar sua extração com as que eu fazia mas não tinha nem crema, pois não tinha moinho de qualidade.

 

Um ajuste aqui, outro ali e ficará melhor do que já está.

 

Abraços

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que se congelou o café o decaimento é bem menor que se deixar à temperatura ambiente, podendo ser conservado por muito mais tempo sem perder em qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser por estar congelado mesmo então, coloquei com 5 dias depois da torra e só  yitri hoje mesmo...

 

A parada foi que comecei a fazer o video na gaggia dose e pensei em usar o mesmo café em todos os videos... Ai queria fazer video com o café com crema, tempo certo, volume certo e começou a não dar certo essa ideia... Ai achei esse café que tinha bastante e mesmo assim desencanei de ficar perfeito.. Mas todos ficaram bons, pessoal aqui em casa tomou muito café hoje!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, Ruben!

 

Tenho o palpite que a Dose deve fazer um pouquinho mais de quantidade de vapor que a Twin, por usar a caldeira para tanto, ao passo que Twin usa o termobloco. Mas é só palpite e teria que checar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero fazer um agradecimento especial pro Ruben, que faz um tempinho que estou insistindo pra que ele fizesse essa resenha, mas que por motivos alheios ele não pode fazer antes. E até superou as expectativas, fazendo vídeos e tal. Como eu sabia que ele possuía as duas máquinas, e a Twin está escassa no mercado, seria legal o depoimento de quem possui as duas máquinas, passando suas impressões, que com certeza serão úteis pra quem quer fazer um pequeno upgrade ou até comprar a primeira máquina.

 

Pagou o que eu chamo de "Pedágio CdC". Aqui se coleta muita informação, e ocasionalmente há a chance de retribuir. E nada melhor que um comparação concreta e direta, feita pela mesma pessoa, com prática nos dois equipamentos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruben, logo quero fazer tudo errado assim. 

Valeu pela comparação, é raro alguém ter duas máquinas tão semelhantes e ter o trabalho de fazer vários vídeos para divulgar.

A não ser a Gail do SCG, que faz isso sempre, mas a gente tem que escutar aquela vozinha chata da amiga dela e parece meio propaganda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po Rodrigo de nada... Espero poder contribuir sempre. O maior problema foi o espaço. Eu queria o video perfeito, fazendo lado a lado e tentando extrair simultaneamente... Mas eu fiquei de fazer a comparação desde o ano passado ai hoje quando você falou de novo percebi que poderia fazer algo mais assim como fiz... Inclusive era pra Chef crema silver entrar na comparação também, mas essa já passei pra minha irmã ai ficou de fora!

João Rorin, não é que deu errado, só não ocorreu como eu planejava! Se eu não achasse o cafe congelado, videos so sairiam bem depois hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o vapor não sei dizer sobre a quantidade... Sei que é melhor e mais fácil na Gaggia Dose, Eu demorei pra conseguir e me acostumar na Baby Twin pra conseguir como consegui rapidamente com as suas instruções na Gaggia Dose

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues, não tem nada de errado com os filtros da Gaggia (as duas usam o mesmo que a Classic, que tenho).

O VST, usado em um dos vídeos, tem um acabamento melhor, com distribuição do diâmetro dos furos mais uniforme etc.

Tem gente que acha os da Gaggia muito ruins mas é mais uma questão pessoal.

Tem vários comentários sobre filtros no fórum. Os mais citados são VST, La Marzocco e também o da Silvia, mas novamente, não é algo que você tenha que ter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente da pra trocar, já deveria ter feito esse teste antes, assim que fizer eu falo.

 

Sobre o filtro, pode até ser pessoal, pessoalmente falando, eu acho o filtro da Gaggia é médio, da pro gasto. Consegue resultados melhores rapidamente com outros filtros. Nesses teste que fiz mesmo sem adaptar as configurações de quantidade e moagem, o café ficou melhor nos filtros sem ser o da Gaggia. O erro pode ser meu, mas mesmo sendo meu, então é mais facil errar com o filtro da Gaggia.

 

Acho o filtro de duas doses Rancilio o mais fácil de se conseguir pois frequentemente o Alexandre os tem pra vender então eu recomendo ele. O VST é um pouco melhor, mas ai eu acho que é mais pra usar quando tem o porta filtro vazado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Ruben,

 

Ao ver seus videos da Gaggia Twin me pareceu que a válvula solenoide não está funcionando corretamente. Penso isso porque não escutei o som: "esgujinchi",  característico da descompressão produzida pela solenoide alem de ficar pingando muito após a bomba parar.

É claro que pode ser que Eu esteja errado, mas Você confirma o funcionamento normal da solenoide da Twin? Drena água na bandeja quando Você faz backflush? Muitas Twins na montagem a mangueira da solenoide fica espremida resultando na válvula com a saída obstruída. Se for o caso é só abrir e rearrumar a posição da mangueira. 

 

Abraço,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que seja erro de extração no filtro da Gaggia. Como eu disse, é uma prática consolidada no mercado: o filtro da Gaggia é inferior a outros filtros. E ponto final.

 

Também achei os filtros da Rancilio muito melhores que os da Gaggia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues, você já comprou alguma máquina? Eu sugiro deixar a compra do filtro pra depois. Se bem que se você comprar o filtro VST como eu, já vai ser pra depois de qualquer modo (comprei em novembro e até hoje está na alfândega).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pedro,

 

Fui agora fazer um expresso pra verificar e realmente não estou ouvindo mais a "cusparada". Pode dar um problema maior se a válvula não estiver funcionando bem? Outra coisa é que nunca fiz um backflush, será que se arrumar o filtro cego pode arrumar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Cal

 

Caraca ...até agora??? Poxa vida .... deve dar um desespero ....vc querendo usar e o negócio parado lá...

 

Não comprei ainda ... estou esperando a Twin dar o ar da graça no Walmart...enquanto isso estou desossando o fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei no ebay. Acho que só tem um vendedor lá. O vendedor enviou alguma coisa (tinha rastreamento), que chegou no Brasil. Demorou pra chegar, mas porque os correios americanos ficaram quase um mês pra mandar pro Brasil. Quando chegou, ficou "na alfândega" por uns 3 meses. Me queixei com a ouvidoria da receita que aí já se animou e o site dos correios agora diz que foi tributado e a nota está "sendo emitida". Como aqui não se tem pressa nem pra receber dinheiro, sabe-se lá quando vou poder buscar.

Mas vou usando o da Gaggia sem problemas. Às vezes uso o triplo que veio com o portafiltro sem fundo. É um pouco melhor (em termos de não sair jorrando café), mas aí preciso usar mais pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pedro,

 

Fui agora fazer um expresso pra verificar e realmente não estou ouvindo mais a "cusparada". Pode dar um problema maior se a válvula não estiver funcionando bem? Outra coisa é que nunca fiz um backflush, será que se arrumar o filtro cego pode arrumar isso?

Ola Ruben,

 

Então quando nova a maquina fazia uma ruido de "cusparada" ! He He! É isso mesmo a solenoide atuando. Bom se fazia antes e parou do nada, penso que entupiu. Se faz um bom tempo que vem usando a Twin então sugiro remover a "tela chuveirinho" dar uma boa limpada em tudo e de pois fazer um backflush com Cafiza pra limpar as tubulações. Acredito que resolva. O filtro cego tem no ebay, Alexandre Velloso e Libermac.  Ainda dá pra fazer uma gambiarra com  um filtro pressurizado e tapar com fita adesiva.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...