Ir para conteúdo

Vale a pena comprar máquina usada?


Rodrigues

Postagens recomendadas

Hoje em dia, sabemos que máquina nova nem sempre é sinônimo de máquina boa (em perfeito funcionamento), porém, o maior benefício (ou talvez o único) seja a garantia oferecida ao novo equipamento.

 

Sabendo disso, vale a pena comprar uma usada que esteja por volta de 50% a 60% do valor da nova e abrir mão dessa garantia?

 

Você já teve algum problema com isso?

 

Ps. Levando em consideração que nem todos tem as aptidões necessárias para abrir, desmontar, tunar, essas usadas como os membros mais avançados do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, se for a que eu estou vendendo, é um bom negócio. Usei por anos sem problemas. Quando começou a vazar, encontrei no ebay a gaxeta, troquei e está ok de novo.

Sem falar no preço camarada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma colega que quer comprar uma heat exchanger. Ela mencionou a nuova simonelli musica (acho que ouviu falar de uma promoção em alguma loja).

Alguém sabe de alguma coisa? Acho que ela queria nova, mas imagino que ser for usada mas um bom negócio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei a Twin e o Rocky do Bortolin. Chegaram ontem. Estão novinhos, menos de um ano, cafeteira ainda no finalzinho na garantia. Ainda veio filtros despressurizados, tamper e uma balancinha. Paguei R$ 2.000,00. Ficou um bom tempo nos classificados. Quanto dá isso, uns 60-70% do valor? 

No meu caso, eu acho que fiz um negócio justo, e estou satisfeito. A compra de usado é sempre um risco, mas quando você dá sorte de pegar alguém de confiança como o Bortolin, que realmente entregou o que anunciou, acho que vale muito a pena.

Na minha opinião, os critérios principais são:

 - Condições de uso (se tá novinho ou não, se estiver muito surrado acho que não vale a pena nem de graça);

 - Preço (tem que valer o risco que vc está correndo);

 - Reputação do vendedor (eu já tomei um cano em um produto novo, uma calculadora hp12c, em um site que não me entregou, site da minha cidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que fez um ótimo negócio João. O preço estava muito bom dada a falta da cafeteira por aqui e devido ao moinho ser importado.

 

Já começaram a sair cafés daí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa história da Gaggia deixar de ser vendida no Brasil, não sei se confirmada ou não, me fez comprar um excelente equipamento do Toninho (ótima pessoa).

Dei sorte, pois não costumo comprar nada usado mas a máquina estava novíssima e acabei adquirindo uma Sílvia mais alguns acessórios por R$2.500,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Cletus. Tá merecendo um upgrade no moedor.

Miyamoto, não acertei um café bom ainda.  Mas tô treinando. Acabei de pegar umas dicas de onde comprar cafés aqui em RP, vamos ver.

Agora, outra coisa difícil tá sendo vaporizar o leite, até agora não saiu nenhum capucino, só leite com café. Mas é um leite com café delicioso, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para vaporizar legal na Twin basta não seguir , repito , não seguir os conselhos do Miyamoto e em seguida pegar esse panarello e colocar na gaveta , use o bicão.

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engenheiro da gaggia que bolou o panarello é o mesmo que projetou o tamper de plástico , ambos muito úteis , na verdade o tamper pelo menos comprime o café ( mal , mas, comprime) já o panarello é inútil. :) :) :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabe usar.. Não sabe usar.. Lá Lá Lá Lá...  :P

 

Para de botar defeito no coitado do pannarello e vá aprender a usá-lo!

 

Quanto ao tamper, já comentaram aqui anteriormente e concordo plenamente.. Tamper é muito pessoal. Cada um gosta de um jeito, um peso, uma pegada e dependendo do filtro, um tamanho. Ou seja, a possibilidade do usuário trocá-lo é maior do que a necessidade de retirar a dita cuja.

 

Sem contar que a Gaggia vem com filtro pressurizado, o que eliminaria a necessidade de um tamper melhor. Para o sistema original da Gaggia, o tamper de plástico atende perfeitamente.  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas já postei ué.. No tópico do latte art... Postei uma foto da tentativa de um latte art.. Parecia uma espinha de peixe.. Mas pela qualidade do "risco" percebe-se a qualidade da vaporização..

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/96-latte-art/?p=38392

 

(Último off.. Preciso me defender né?  :P)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a Big Bar e o Rocky usados e estou bem satisfeito (com os negócios e com os produtos). Acho que além do que o pessoal já citou (vendedor confiável, diferença de preço que valha o risco etc.) uma coisa que influencia também, na minha opinião, é o que está comprando.

 

No meu caso, os 2 equipamentos são muito robustos: no Rocky o próprio nome já faz a alusão, o moedor é pesado, 99% das peças são de metal e superdimensionadas (só o motor dele é do tamanho do meu antigo Krups inteiro); e a Big Bar é tão ou mais robusta que o Rocky. Acho que equipamentos desse tipo são mais difíceis de estragar por desgaste em uso comum, tem que ser um uso extremamente intenso ou errado pra estragar e o risco de você pegar um equipamento "baleado" é menor.

 

Eu não sei se compraria uma máquia dessas de entrada usada, a não ser que estivesse com muitíssimo pouco uso e um preço BEM atraente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá vou dar meu palpite aqui, eu acredito que comprar produtos usados vale muito a pena não só pelo valor bem abaixo do que eu produto novo, mas também porque o gosto da sujeira que se acumula com o tempo realça o sabor do café... Kkkkkkkk

A compra de um produto usado principalmente se tratando de algo para uso alimentício pode ser perigoso porém se tomado os devidos cuidados pode ser uma ótima opção de compra, lembrando é claro de quem esta comprando, muitos amigos aqui do fórum cuidam bem dos seus equipamentos e vendem produtos que conseguimos utilizar sem problemas, mas muitos vendedores fora do fórum não tem o café como hobby e só vendem os produtos para se aproveitar dessa boa fase do café gourmet e não tem a menor preocupação com a usabilidade do produto ou as vezes por puro desconhecimento, vendem com itens faltando, com mau funcionamento,etc

Eu acredito sim que valha muito a pena comprar produtos usados porém sempre procuro saber bons detalhes antes da compra.... Porque parou de usar, quanto tempo tem de uso, quanto tempo esta parada.....essas coisas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Li este tópico e o sobre as características da máquina e moedor, além de alguns outros sobre máquinas e os tutoriais de iniciante, mas sou completamente leiga no que se refere a café, comecei a buscar sobre... ontem. Minha mãe pretende abrir uma cafeteria na Bahia e, por isso, estou nessa empreitada para ajudá-la. Ainda vamos fazer um curso básico de barista para aprender a lidar com a máquina etc. (já vi também um tópico que tem sobre isso e os prós e os contras de um curso, mas optamos por fazê-lo por demandar menos tempo para adquirir o conhecimento inicial), mas já estamos fazendo pesquisa de preço dos equipamentos.

 

Dito tudo isso (ufa!), e tendo em vista que esta seção é sobre itens de segunda-mão, eu gostaria de saber se vocês acham que vale a pena a compra do produto usado para fins comerciais.

Outra dúvida é sobre revisão/manutenção: me parece boa a idéia de comprar um produto usado e levá-lo para assistência técnica para revisá-la antes do uso, mas não sei sobre o custo. A manutenção destas máquinas é muito cara? E quem mora fora do Sudeste sabe me dizer se é fácil encontrar assistência?

Por fim, como saber se uma máquina usada atende os critérios daquele outro tópico – só testando para saber? Ou alguns pontos que possam ser observados que "denunciem" o estado da máquina?
 

Vi uma máquina da Italian Coffee pra vender – acompanha o moinho – que, segundo o vendedor, está funcionando em boas condições. Não sei o modelo (mandei um e-mail perguntando, estou no aguardo pela resposta) e o preço me parece bem baixo (R$1.300,00), mas não sei dizer se é por que na verdade não é um produto bom ou se apenas por ser um equipamento antigo. Como tenho disponibilidade de ir até o local onde está a máquina, gostaria de saber que detalhes observar para avaliar corretamente seu estado. A foto disponibilizada pelo vendedor é esta:

664531006334655.jpg

 

Acho que estas são minhas dúvidas iniciais. Peço desculpas se não estão no lugar certo ou se não são apropriadas, mas mesmo com os tópicos que li neste fórum e em outros sites, as discussões sobre café ainda me parecem um tanto herméticas, com um vocabulário muito próprio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observe que é discutida no CdC a pertinência ou não de um curso de barista profissional para as necessidades do  barista doméstico. Já para o profissional, que vai atuar em uma cafeteria, é mandatório. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...