Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

Primeira torra da vida. Surpreendentes 30g... Kkkk não me zoem, por favor. Ganhei esse café verde hoje e resolvi torrar uma (super) pequena quantidade, sem quaisquer parâmetros. Aí está (não consegui anexar image, mais tarde eu posto).

 

Vou pesquisar e estudar mais. Logo farei novas torras.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Hoje torrei um pouco do Caconde 2013. Descansará uns dias antes de ser provado. Deveria ter torrado o da safra 2014 também para comparar, pois tenho um pouco dele. Dei mole.

Ainda há 1 Kg do 2013. Logo farei as torras das 2 safras para a comparação. Depois relatarei.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Acabei de fazer uma torra média-clara do FAF322. 14,25% de perda de massa, com tempo de desenvolvimento de 3 minutos (tirei leite de pedra). Vamos ver se esse tempo maior de desenvolvimento, a despeito de ser uma torra clara, resultou algo de bom.

 

Alguns grãos não chegaram a se desenvolver adequadamente (seja por defeito ou outro fator) e foram descartados. Vantagem de ser uma torra doméstica e de pequena carga (200g crús). Descartei 3.2g.

 

Fotos:

 

15850139606_a5739425c2_b.jpg

 

15689939879_083a6ece10_b.jpg

 

15256332243_02ee9e0246_b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me lembrou que eu ainda tenho um resto de torra do outro queniano que comprei (Kaganda). Não é tão bom quanto o que comprei da primeira vez (comprei de novo, mas ainda não abri). Vou tomar amanhã em algum momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahaha Anita esse é novo, os mais antigos  importados dei jeito de torrar e consumir logo, não tem como perder um café que é tão complicado para adquirir, mas ainda tenho pacotes guardados de cafés verdes de outras terras que não são do Brasil, esses tenho que prestar muito atenção na torra porque não pode haver erro rss, é uma pena que não conseguimos comprar café verde de fora, pois são cafés tão diferenciados e você ter a oportunidade de torrar em casa e tomar ele fresco é uma experiência muito positiva.

Mas já falei, quando vier pra cá torro um bem especial e lhe sirvo e você faz o pão hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem , os cafés da compra coletiva chegaram. Estava doido para torrar, mas, fui deitar um pouco com meu filho e acabei pegando no sono. Depois que acordei, estava muito cansado para fazer qualquer coisa que me tomasse atenção, então, assisti uma maratona de walking dead e fui dormir como um zumbi rss.

 

Torrei agora a pouco o rubi. Não ficou uma aparência bonita, mas o Caconde também não era bonito em torra media-clara e ficava muito gostoso. Mais tarde vou provar no coador para ver como ficou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meninos da torra, quanto maior o tempo de desenvolvimento melhor?

Tipo, se eu baixar o fogo quando os grãos iniciarem o 1o crack, será que consigo seguir uns 2min sem queimar ou deixar o grão ainda cru? Ou melhor não baixar muito a temperatura?

Tenho deixado cerca de 1'-1'20" depois do 1C...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcia, tudo depende do perfil utilizado. Geralmente é relevante. Tem que tomar cuidado para a temperatura não baixar ao ponto de a torra parar de se desenvolver (crack), senão trava a torra.

 

Maledita autocorreção.

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia tenta controlar a torra para uma  média de 12 minutos, é a média que os profissionais usam e dizem ser o sweet spot do café, claro que tem grãos e perfis que terá uma torra com menos ou maior tempo, mas estou falando em média geral.

Ultimamente o que venho fazendo e dando bom resultados é depois da fase de desidratação é jogar mais calor e a torra terminar um pouco antes 11 a 11:30, mas é tudo experiência e testes, com o Bob mesmo nessa última torra me distrai e deixei a desidratação prolongar, ficou uns 8 minutos só nessa fase e depois lasquei temperatura alta pra compensar e não assar a torra, ficou excelente, a melhor torra que já fiz para o BOB que teve perda de 15,5%, ou seja, é complicado limitar regras em torras pois tem muitas variáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Hoje torrei um pouco do Caconde 2013. Descansará uns dias antes de ser provado. Deveria ter torrado o da safra 2014 também para comparar, pois tenho um pouco dele. Dei mole.

Ainda há 1 Kg do 2013. Logo farei as torras das 2 safras para a comparação. Depois relatarei.

 

Salve

 

Dez dias passados e hoje provei o Caconde 2013 filtrado em filtro semi permanente.

O café continua saboroso.

Agora quero realizar as torras das 2 safras para comparação. Se der, farei-as ainda essa semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tentei fazer um perfil agora, MN Sitio Sta Rita. Iniciei com menos calor e aumentei um pouco em 7', outro pouco com 8' e mais um pouquinho perto dos 10'. Aos 10'35" iniciou o 1C, que terminou por volta dos 11'50" (com um ou outro atrasado) e segui até 12'15". Então tive 1'40" de desenvolvimento.

 

Tive perda de 14,13%. Não ficou escura, ficou com uma cor boa. Um ou outro ficou bem mais claro.

 

Resta saber se ficou bom! Vou coar agora e, se tiver ficado ok, tentarei deixar descansar uns 10 dias esse "lote" para provar melhor no espresso.

 

A luz aqui estava péssima, então acabei tirando com flash afastado mesmo (fundo de saco de pão, dá pra ter uma idéia).

 

20141126_214751_zpsb69d2f23.jpg

 

Hum, não sei se eu estava com vontade, mas ficou a melhor torra! Super caramelo, delicioso!

Editado por Marcia
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fazedor de misto quente!

 

Márcia, entra lá no amigo oculto internacional de café. Imagina um finlandês recebendo sua torra da compra coletiva torrada na sanduicheira.

Eu me inscrevi agora. Dia 7 me dizem pra onde vou mandar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol:  :lol:  :lol:  Ia ser da hora! Mas só de pensar no absurdo que pagamos para enviar encomendas internacionais, desanima...

 

ZA, no tostex  :)  Tem um tópico com mais informações, mas como esse tópico estava na página de "novos", postei por aqui mesmo.  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Dae pessoal! Adquiri o C1 que o Guilherme Torres elaborou. Já estou com ele a um mês, mas só agora pude iniciar as torras. Comecei hoje com o Mundo Novo do Valmor como primeira experiência. O Guilherme foi super camarada, testando e aprimorando um pouco mais o torrador antes de enviar e fazendo uns perfis para eu seguir.

Fiz duas torras desse mesmo café, 200gr cada. Na primeira tive problema com a entrada usb e o forno parou de mandar potencia para as resistências, além de eu ter de abrir por causa de ter encaixado mal o tambor. A temperatura desceu um bom tanto. Arrumei e deixei continuar, não atingi a temperatura do log do Guilherme. Nesta torra tive 15% de perda

150201083500351994.jpg

 

Na segunda torra não atingi a temperatura do log que carreguei como modelo novamente, mas acho que isso se deve a eu ter colocado os grãos com 100 graus ao invés de coloca-los no início. Tive 15,2% de perda.

15020108353375916.jpg

150201083608993160.jpg

 

Não provei ainda. Não sei não, mas não gostei do pouco mais escuro do meio dos grãos. Achei estranho não ter havido o cheiro característico de café torrado durante a torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem mesmo fiz um coado da segunda torra. Realmente não queimou. O cheiro do café moído ficou ótimo. Mas a bebida não estava com todo o potencial do café, creio eu. Hoje vou provar o da primeira torra. Vou guardar um tanto deles pra testar no expresso daqui uns dias. Gostei bastante da experiência da torra, só me bati um pouco com o roastlogger e demorei até descobrir que uma das entradas do meu notebook estava com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Boa tarde pessoal!

 

Esse final de semana fiz minha primeira torra na pipoqueira. Na verdade 4. Muito viciante!!

O café utilizado foi o blend da Café Expresso Brasil. Vamos aos dados:

 

1º batch

 

Peso (g) 80 Perda 14,50% Peso final (g) 68,4

 

post-972-0-98990200-1429727893_thumb.png

 

https://flic.kr/p/rWQ2Wn

 

obs: fiquei com receio de levar até próximo ou passar do 2º crack por ser a primeira torra. Também faltaram alguns dados devido a alta emoção do fim da torra. Tava mais preocupado em olhar o café do que anotar.

 

2º batch

 

Peso (g) 70 Perda (%) 16,00% Peso final (g) 58,8 Tempo Resf. (min) 16:35 Temp. Resf. (°C) 35 Tempo Torra (min) 12:39

 

post-972-0-00909100-1429728194_thumb.png

 

https://flic.kr/p/rYyMPo

 

obs: Nesta prolonguei um pouco mais o desenvolvimento tentando entrar no 2º crack, mas não tive coragem de chegar lá, pois alguns grãos se anteciparam e começaram a pretear. Nesta torra anotei o tempo final do resfriamento e temperatura. Não sei se valerá alguma coisa, mais para futuras referências... Outro detalhe, reduzi a quantidade de grãos, pois na primeira torra a agitação não me pareceu muito boa.

 

3º batch

 

Peso (g) 70 Perda (%) 17,14% Peso final (g) 58 Tempo Resf. (min) 15:25 Temp. Resf. (°C) 35 Tempo Torra (min 12:15

 

post-972-0-12803500-1429728443_thumb.png

 

https://flic.kr/p/sg7jyp

 

obs: Nesta, a curva de aquecimento até o 1º crack foi mais acentuada. Com isso, consegui evitar os grãos precoces e entrei no segundo crack. Altas emoções! Achei a perda muito alta, acredito que não ficará muito bom.

 

4º batch

 

Peso (g) 70 Perda (%) 16,71% Peso final (g) 58,3 Tempo Resf. (min) 15:32 Temp. Resf. (°C) 35 Tempo Torra (min 12:00

 

post-972-0-52495600-1429728766_thumb.png

 

https://flic.kr/p/rjmrwX

 

obs: Nesta cheguei no segundo crack, mas com uma temperatura e tempo menores. Creio que ficará melhor.

 

Resumindo, 4 torras totalmente diferentes. Vamos ver qual ficará melhor no espresso (meu método preferido) e tentarei evoluí-la.

Também evolui com as fotos. Creio que a última, comparando com os grão ao vivo, ficou mais fidedigna.

 

Agradeço sugestões! hehehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...