Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

O próximo curso de formação de mestre de torra do Sindicafé acontece entre 1° e 4 de abril de 2014, período integral. O professor é Ensei Neto.

 

Informações: cpcsp@sindicafesp.com.br

 

Há braços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curso de Formação Básica de Barista - R$740,00

 

Curso Avançado de Barista - em 3 módulos - R$1.245,00 (o interessado pode se inscrever em todos, apenas 1 ou 2 módulos):

 

Regulagem de Moinhos e Técnicas para Extração do Expresso Perfeito (Curso Avançado para Barista) - R$480,00

 

Latte Art (Curso Avançado para Barista) - R$480,00

 

Mixologia Moderna para Baristas (Curso Avançado para Barista) - R$285,00

Classificação e Degustação de Café - R$1.090,00 (Associados ao Sindicafé: R$872,00)

 

Curso A Ciência da Torra de Café - R$2.310,00

 

Curso de Preparação de Cafe Feito em Casa - R$110,00

 

Educação Sensorial Avançada para Apreciação de Bebidas & Alimentos - R$1.950,00

 

Curso de Gestão para Indústria de Cafés de Alta Qualidade - R$490,00

 

Curso de Introdução para Certificação Q-Grader - R$935,00 (associados do Sindicafé/ABIC, tem desconto de 10%)

 

Q-Grader - Preço: sob consulta (associados do Sindicafé/ABIC, tem desconto de 10%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que sejam bons, mas os preços estão mais para alguém que quer ganhar dinheiro com café, ou pelo menos alguém com bem mais dinheiro que eu (o que é fácil).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo que sejam cursos profissionalizantes. Daí o alto investimento. É claro que se um amador quiser ampliar repertório e fazer, legal.

 

Mas o mercado é restrito. Há poucos instrutores e professores na área. E fazer com o Ensei é qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o de torra do Ensei. Não sei se vale a pena pra entusiastas como nós, ainda mais que cada pessoa usa um equipamento específico e modificado. É uma área que muita leitura e experimentação nos desenvolve no sentido que procuramos.

 

O de classificação SCAA foi muito bom e mudou minha vida, mas se eu entendi o Ensei não fará mais, e acho que ele tá mais para adaptar às metodologias e propor algo novo em seus cursos. Quem sabe ele monta um só para entusiastas.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rodrigo,

Para aprender a distinguir as nuanças comigo funcionou a roda, você vai ajustando onde se encaixa mais o sabor.

Ainda, as frutas foram as mais complicadas até que entendi (acho que é um erro bastante comum) que quando falam de "berries" não estão se referindo ao termo específico que chamamos de "frutas vermelhas" mas ao genérico de "drupas" o que chamamos comumente de "frutas com caroço" o que tampouco é correto.

A idéia do disco é mais para distinguir entre frutas cítricas e todas as "outras" (com carroço, vermelhas, bananas, etc).

Uma vez que que consegues encaixar em uma categoria (digamos frutas cítricas) e que começas a afinar e tentar identificar se é mais para limão ou laranja, e ainda se o limão e o Tahiti (casca fina, para caipirinha) ou aquele siciliano (bem amarelo, maior, casca grossa), bem como os outro sabores.

 

Eu tenho esta roda salva nos meus bookmarks favoritos, e quando quero analisar um café pego o iPad e vou decompondo os sabores e encaixando na roda:

http://www.jasondavies.com/coffee-wheel/

Espero que também te ajude.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rodrigo,

Para aprender a distinguir as nuanças comigo funcionou a roda, você vai ajustando onde se encaixa mais o sabor.

Ainda, as frutas foram as mais complicadas até que entendi (acho que é um erro bastante comum) que quando falam de "berries" não estão se referindo ao termo específico que chamamos de "frutas vermelhas" mas ao genérico de "drupas" o que chamamos comumente de "frutas com caroço" o que tampouco é correto.

A idéia do disco é mais para distinguir entre frutas cítricas e todas as "outras" (com carroço, vermelhas, bananas, etc).

Uma vez que que consegues encaixar em uma categoria (digamos frutas cítricas) e que começas a afinar e tentar identificar se é mais para limão ou laranja, e ainda se o limão e o Tahiti (casca fina, para caipirinha) ou aquele siciliano (bem amarelo, maior, casca grossa), bem como os outro sabores.

 

Eu tenho esta roda salva nos meus bookmarks favoritos, e quando quero analisar um café pego o iPad e vou decompondo os sabores e encaixando na roda:

http://www.jasondavies.com/coffee-wheel/

Espero que também te ajude.

Bem bacana essa roda.

Ela também foi fabricada em alguns livros aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...