Ir para conteúdo

Pressão versus Crema

Postagens recomendadas

Ola,

Teorizando: Se num filtro despressurizado, mesmo pó ,moagem e temperatura, amostras feitas com pressões de 7 Bar, 9 Bar e 13 Bar é válido pensar que a extração feita com maior pressão, 13 Bar vai produzir maior quantidade de crema ?  Resumindo quanto mais pressão mais crema ? ( sem levar em conta o sabor) .

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro.. Se as condições da extração são as mesmas, pode o mesmo bolo criar restrições diferentes?!  :blink:

Hipoteticamente, para bolos idênticos, as resistência não é a mesma? Sendo, portanto, extraídos à mesma pressão?!

Link para o comentário

Ola, Marcio e Miyamoto,

Agradecendo as respostas; mas a pergunta era num filtro comercial. E a variação de pressão seria dada numa OVP ajustável. Portanto usando a mesma granulação, quantidade e o mais difícil: a mesma pressão de "tampering" . 

O que Vocês acham?

Abraço,

Link para o comentário

Sacanagem, li errado.

Não acho que aumento de pressão vai dar mais crema. Algo entre 7 e 12 bar é razoável para expresso, o que muda mais é a dinâmica nas diferentes pressão e portanto a moagem e/ou o fluxo. Um fluxo mais lento dá menos crema, fluxo médio dá mais, e fluxo rápido já começa a ficar uma crema mais rala e clara. Também observo aspecto diferente da crema, do fluxo mais lento para o mais rápido.

• Curtir 1
Link para o comentário

Ao Márcio... Tá entrando pra turma que só lê as 5 primeiras palavras do post e já responde!  :lol:  :lol:  :lol:

Pedro, não tem como com a mesma moagem e pressões diferentes conseguir extrair a mesma coisa.

Se o pó for fino demais, em 7 bar talvez não saia nada enquanto 13 bar sai normal.

Ou se o pó estiver grosso demais, em 7 bar sai normal 13 bar sai enxurrada.

Para um mesmo bolo, a restrição é uma só..

• Curtir 1
Link para o comentário

Marcio, Sergio e Miyamoto,

Quando a pergunta foi formulada errada as respostas não podem ser precisas. Ok, Mea Culpa !  :unsure:

Ando pensando  na minha Twin com a "bendita" OVP de plastico que é dificil conseguir o tempo de extração de 25 a 30 seg. É um limite muito apertado entre o tempo correto e a maquina chocar. Essa OVP da Twin parece ser cosmetica apesar de se declarar como regulando a 11Bar.   

Fico pensando que no tempo correto a pressão esta lá por volta de 13, 14 Bar. Porém o visual da crema é bonito. Se adaptar a OVP da Classic e regular para 9 Bar a crema vai diminuir ? Já estou com o manometro e vou reunir o resto do material pra testar a Twin.

Abraço,

:)

Link para o comentário

Miyamoto, em geral a pressão maior faz o bolo ficar mais restritivo, talvez pelos particulados migrarem para o fundo do bolo.

A crema não diminuirá em 9 bar. Talvez ganhe mais tolerância no preparo do bolo, mas a princípio as mudanças de moagem não deverão ser drásticas.

Márcio.

• Curtir 1
Link para o comentário

Miyamoto,

E é? Será que fui premiado com um OVP inoperante ?  Com café bem novo e moendo bem fino também consigo de 25 a 30 seg. Agora também se houver um descuido um pouco a mais de pó, um tamper mais firme aí a coisa choca.

Na média fica entre 17 a 20 segs. Mas como falei vou medir a pressão e posto video. Tô reunindo o material... Algum dia chego lá... :D

Abraço,  

Link para o comentário

A crema não diminuirá em 9 bar. Talvez ganhe mais tolerância no preparo do bolo, mas a princípio as mudanças de moagem não deverão ser drásticas.

Márcio.

Esclarecido Marcio. É essa tolerância que eu quero. Agora penso que em 9Bar o uso com POD,s já era. :D

Abraço,

Link para o comentário

Pedro , existe aí uma confusão , ela não regula a 11 bar ela limita a 11bar , a pressão e estabelecida pela resistencia que o bolo oferece.

Se vc ligar a a Twin sem pf agua sairá com uma pressão bem baixa (muito baixa mesmo) pois não terá resistencia , se ela regulasse em 11bar sairia um tiro (verdadeira explosão) de agua quente , 11 bar equivale a pressão da agua a 110 metros de profundidade.

A pressão só chega a 11 quando a maquina quase choca , normalmente ela opera entre 8 e 10 bar que é o preconizado pela INEI.

Eu consigo qualquer tempo de extração que eu quiser regulando a moagem ou a quantidade de café , 25 /30 seg não é problema , se vc esta tendo algum tipo de problema , não creio que seja pressão.

Se vc esta com um manometro tenha em mente que a pressão estatica é a pressão limite que sua opv esta regulada , que deverá ser 11 bar.

Agora se vc esta na duvida se sua maquina esta devidamente regulada (temperatura , pressão e vazão) tem um jeito simples de testar , não precisa de manometro nem nada mais , faça uma extração de um sache ESE , se sair 25/30ml em 25/30 seg com crema consistente a maquina eta ok , o problema pode ser no moedor ou seu café esta com a torra muuuito clara.

Ou vc esta com sindrome de Miyamoto que faz a gente procurar defeito onde não tem.  :lol:  :lol:

Abs

C. Eduardo

• Curtir 1
Link para o comentário

Pedro, 

Talvez o problema esteja no café.

Hoje, por coincidência, fiz uma experiência com dois cafés diferentes.

O café Terroá que me mandaram antes da greve dos Correios e que chegou com 60 dias de torra e o café do Ateliê do Café com oito dias de torrado.

Para conseguir no mesmo tempo de extração e na mesma gramatura (20 segundos para 14 grama de café) a mesma massa: 50 grama na xícara, moí o café velho no nível 3 do Encore e o novo no 9.

Na Sílvia noto a mesma coisa: afina mais um pouquinho que o parâmetro acima e a máquina choca.

Daí, creio que não tenha nada de errado em tua Gaggia.

• Curtir 1
Link para o comentário

Márcio, além dos particulados.. a pressão maior "compactaria" mais o bolo?!  :blink:

Pode ser também... Veja que a subida breve para a pressão alta tem esse efeito. Uma subida lenta da pressão ou ainda pré-infusão na faixa de 2-3 bar normalmente evita essa "freada" do fluxo. Até pode requerer moagem mais fina.

Márcio.

Link para o comentário

Pedro , existe aí uma confusão , ela não regula a 11 bar ela limita a 11bar , a pressão e estabelecida pela resistencia que o bolo oferece.

Se vc esta com um manometro tenha em mente que a pressão estatica é a pressão limite que sua opv esta regulada , que deverá ser 11 bar.

Ou vc esta com sindrome de Miyamoto que faz a gente procurar defeito onde não tem.  :lol:  :lol:

Abs

C. Eduardo

Carlos, 

A palavra "regula" foi totalmente, erroneamente escolhida! Concordo com tudo que Você disse! Minha suspeita é que ela não esteja fazendo o "by-pass" após 11 Bar.

Não sei se a síndrome é contagiosa, mas só vou descansar depois de medir ! :D  :D

Cletus,

O danado do Correios também me sacaneou! Tô com um café velho e ruim! :angry:    Mas café novo já comprado! :D Suas afirmações são lógicas e procedem!

Abraços,

:)

Link para o comentário

Miyamoto, em geral a pressão maior faz o bolo ficar mais restritivo, talvez pelos particulados migrarem para o fundo do bolo.

Márcio.

Há também o que chamaria efeito "tampa de banheira˜. Com ela mais cheia (=mais pressão), a tampa fica mais presa no ralo; mais vazia (=menos pressão), fica frouxa e fácil de retirar. Na extração, abstraindo a migração de particulados, algo assim também ocorre em certo grau. A pré-infusão faz algo que minimiza esse efeito, de modo que pós finos que praticamente chocariam a extração podem se tornar uma extração viável. Deve ter a ver, como o Márcio falou, com a comportamento do bolo diante do fluxo de água, provavelmente algo ligado aos particulados, que migram mais facilmente que frações maiores do grão.

Link para o comentário

E lendo melhor, você colocou mesmo bolo, né?

A princípio, sem pré-infusão de baixa pressão com um tempo razoável, subida para pressões maiores vão dar um fluxo mais lento.

Faz sentido, pressionaria mais o bolo. Temos que pensar no processo dinâmico.

Link para o comentário

Miyamoto,

E é? Será que fui premiado com um OVP inoperante ?  Com café bem novo e moendo bem fino também consigo de 25 a 30 seg. Agora também se houver um descuido um pouco a mais de pó, um tamper mais firme aí a coisa choca.

Na média fica entre 17 a 20 segs. Mas como falei vou medir a pressão e posto video. Tô reunindo o material... Algum dia chego lá... :D

Abraço,  

Idem, dificilmente consigo extrair em mais de 28 s antes do blond, daí é com pó tão fino que o shot fica fortíssimo. 

Link para o comentário