Ir para conteúdo

☺☺ Promoção de Páscoa 2014: Receita boa para um ótimo café - RESULTADO FINAL ☺☺


Guest Anita

Postagens recomendadas

Guest Anita

Hahahahaahahaha

 

Antes tarde do que nunca!!

 

Ainda bem que tem mais de 24 horas para terminar, Sergio. Só não deixa para enviar nos últimos momentos, não garantimos a estabilidade do server.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava viajando e não tive tempo de acompanhar os detalhes da promoção. Vou ver se consigo produzir algo a tempo, mas vai ser beeeeem apertado. Os prêmios são um incentivo e tanto! :)

 

A galera devia se mobilizar geral pra fazer vários tutoriais bacanas e recompensar todo o aprendizado recebido no fórum. Eu sinto que tenho essa dívida...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Santiago: salva de palmas pelas palavras.

 

:wub:

 

Aproveita a sua pequenina de gás comprimido e manda ver um tutorial PAP (passo-a-passo) para ela.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adoraria, Ana. Mas ela está passeando nos EUA. Paguei 60 dólares para manutenção. Ela estava com vazamento de gás.  :(

Acho que vai demorar um ou dois meses para eu recebê-la de volta. Imagina a secura de tomar espresso que eu estou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Estamos a praticamente 24 horas do prazo final para postagem. É claro que ele vai até a meia-noite de amanhã, mas considerando que o UOL está instável estes dias, não recomendamos deixar para muito depois das 21 ou 22 horas da noite desta quarta para enviar o material.

 

Ainda dá tempo de fazer o seu, quem está pensando. Ou terminar.

 

beijos de boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, para evitar isso de postar em cima da hora com medo de copiarem trechos do tutorial, por que não enviar como mensagem privada para vocês?

 

Pelo que vi o editor completo de msg privada é o mesmo de postagem em tópico.

 

No dia seguinte após julgamento, ou vcs postam ou nós mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sérgio, não sei se o editor de mensagens privadas suporta todos os recursos do editor de html (imagens, links etc.).

 

A ideia é que os tutoriais sejam vistos por todos mesmo. E a equipe de jurados é grande (inclusive temos um colega estreante no Clube no mundo do café, que estará no júri e prometeu ver com cuidado e olhar crítico se o tutorial é útil ou não a um iniciante :huh:).

 

Portanto para enviar por MP seria uma caixa gigante de destinatários.

 

Podem postar no fim do dia mesmo. Mas não muito no fim, pelo receio do server pisar na bola mesmo.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou da comissão julgadora, mas acho difícil fazer uma versão decente a partir de uma original de última hora (e que não fique na cara que foi chupado). Aliás, acho que esse é um critério que devia ser avaliado: a originalidade do material. Simplesmente traduzir qualquer página que tem por aí é barbada. Claro que consulta à bibliografia não deve ser proibido mas estimulado, porém legal mesmo é privilegiar a experiência pessoal e a adaptação do conhecimento acumulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue meu tutorial. Escolhi o método french press. Peço desculpas por não ter ficado a melhor qualidade. Tinha combinado com minha esposa dela filmar, mas o fim de semana foi meio acelerado e não deu para conciliar tudo e a realização da filmagem.
Bom, de qualquer forma, aí vai:
 
A prensa francesa, também conhecida como french press é um método que possibilita tomar um café fresquinho, gostoso e sem o uso de energia elétrica. Possui um mecanismo bastante simples, como pode ser visto na imagem abaixo:
 

 

french-press-black-apart.jpg

 

Há, portanto, um recipiente (normalmente de vidro, mas que pode ser encontrado em outros materiais), a base de apoio em que ele é inserido e o êmbolo (que costuma ter um filtro de aço - permanente - para separar o líquido dos sólidos - grãos moídos).

 

Registros históricos apontam seu surgimento em cozinhas francesas em meados de 1850 (daí o nome), contudo, foi um designer italiano - Attilio Calimani - que a registrou em 1929 (¹).

 

A vantagem da french press é que ela pode ser encontrada em uma gama variada de preços. A minha, por exemplo, comprei por aproximadamente R$ 20,00 (vinte reais).

 

Há divergência sobre a proporção de café/água. A inteligentsia coffee (²) recomenda uma proporção de 6,25%, o que acho pouco (fica meio aguado). Eu uso uma proporção de 13,5%, que realça o corpo do café, bem como ressalta seus aromas (conteúdo aromático). Assim, para uma french press de 280ml, respeitando a proporção de 13,5%, seria necessária a utilização de 37,8g de café.

 

Equipamento necessário

1) french press;

2) cronômetro;

3) água quente (quase fervendo - em torno de 94ºC a 98ºC);

4) uma colher que alcance o fundo da french press;

5) café moído para french press.

 

Equipamento útil

1) balança de precisão;

 

 

Como fazer:

 

1) retire o êmbolo do recipiente;

2) preaqueça-o despejando água quente;

3) deixe descansar uns 30 segundos e despreze a água introduzida para aquecer a prensa francesa (jogue fora a água);

4) moa o café um pouco mais grosso do que seria moído o café coado (se não tiver moedor, compre moído para french press);

5) coloque o café moído no fundo do recipiente;

6) zere o cronômetro e clique em iniciar a contagem;

7) logo em seguida despeje um pouco de água quente na french press, mas somente até cobrir o café moído;

8) espere 30 segundos;

9) mexa com uma colher para misturar bem;

10) acrescente o resto d'água até chegar ao nível o anel superior da french press;

11) coloque o êmbolo de volta (mas sem empurrá-lo para baixo), tampando a french press;

12) aguarde até o cronômetro chegar a 4 minutos;

13) para que o sabor seja mais limpo, uns 10 segundos antes de servir o café, destampe a french press, retire, com a colher, o excesso de grãos moídos que estarão no topo do líquido. Isso ajuda, também, na hora de baixar o êmbolo;

14) coloque o êmbolo de volta e, segurando firmemente, baixe-o lentamente, empurrando o resto de grãos moídos para baixo;

15) depois disso, sirva imediatamente o café.

 

Aproveite-o.

 

No video abaixo, não retirei o café que estava sobre o líquido. Ainda assim, ficou muito saboroso o café, com um excelente corpo.

 

 

 

 

 

 

 

(¹) fonte http://en.wikipedia.org/wiki/French_pres

(²) http://www.intelligentsiacoffee.com/sites/default/files/brew_guides/french_press.pdf

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana o vídeo Xará. Mas acho que você escorregou em uma palavrinha ou outra. Mas é agora? Como fazer para ajustar? O problema do tutorial em vídeo é este. Não pode cometer erro algum. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi as "escorregadas", se foram na forma de narrar, não tão direta e concatenada ou se foi algum erro quanto ao modo de preparo. É assim que costumo fazer. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modo de preparo está jóia. Acho que foi na explicação que você embolou em uma parte.. Nada demais. Poderia até passar despercebido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu tutorial está só com texto e fotos. Pensei até em fazer um filminho mas meu equipamento é bem diferente dos mais comuns. Isso talvez até atrapalhe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu vai ser vídeo, e esta cheio de erros viu Miyamoto, seja de como fazer, seja de portugues, mas eu errei para que os outros não errem.

Guilherme gostei do vídeo, só não ficou bom a luz na semi-careca, rsrsrs, por esta razão eu coloquei a luz vinda de baixo, kkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada a ver.. O Rodrigo tá tentando colocar o povo contra mim!  :lol:

 

O que eu quis dizer, é que uma vez gravado, se passou algum detalhe despercebido, não dá pra arrumar depois...

 

Mas o vídeo do Guilherme está ótimo! Tá de parabéns!  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...