Ir para conteúdo

Discussão sobre xícaras de café


Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

Essa semana tomei um aeroprensado na caneca, ao invés de xícara. Foi bem interessante a pancada de aroma que tomei na cara no primeiro gole! Senti muita diferença e gostei bastante do resultado! :) 

Apesar de achar que o café fica mais bonito na xícara, acho que é muito melhor a experiência de tomá-lo na caneca! Deve ser um tendência natural o desenvolvimento de xícaras com formatos específicos para diferentes métodos de extração, como já acontece com o espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, no site da ceramista da reportagem tem um filtro de cerâmica a la Hario V60 bem bonito, por R$137,00

 

http://www.muriquiceramica.com.br/#!catalogos/c1q6p

 

http://static.wixstatic.com/media/ccc77d_161e9709c24ae9dde13348cec9aea2a5.jpg_srz_p_264_397_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olha o projeto da Xícara Ayumi que é utilizada aqui no Ateliê do Grão de Goiânia

 

post-5731-0-49334700-1437769707_thumb.jpg

 

Esse aqui é de um curtinho Grand Cru básico que tomei

 

post-5731-0-91606700-1437769785_thumb.jpg

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Essa xícara é LINDA.

 

É um projeto conjunto do Ensei Neto com o Ateliê Muriqui. Já falamos em algum lugar aqui no Clube dela, se jogar na busca aparece mais coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Momento providencial ressucitarem esse tópico, hehe

 

0 1268 vai demorar pra ter as xícaras oficiais por que elas serão feitas por um ceramista. Como estamos pensando no projeto e eu tava mais no foco estética que técnica, ver essa matéria ajudou a me fazer relembrar esse ponto, heheh

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, já, e ele já tá na montagem das peças. Infelizmente elas demoram muito a serem feitas, e estarão provavelmente só em setembro na cafeteria. Até lá vou dando o truque como posso, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe o famoso teste das duas xicaras, a pequena e a grande, em que (exatamente) o mesmo café é "percebido" de maneiras diferentes. Lembro-me quando tomava café em xícaras de uma faiança portuguesa do início do século passado (paredes bem finas) e o "sabor percebido" era muito melhor, quando comparado às tradicionais xícaras de cafezinho com paredes mais espessas. Evidente que em ambientes comerciais as paredes têm que ser mais espessas (leia-se mais resistentes), mas eu confesso que isso me frustra um pouco. Mesmo em vídeos nacionais e internacionais a maioria das xícaras que vejo são relativamente espessas, inclusive na matéria do primeiro post fala-se que são típicas para café espresso.

 

Pergunto:

1) a xícara para o espresso tem que ser mais espessa mesmo? claro... descontando a praticidade em ambientes comerciais, profissionais (trabalho) etc.

2) o que os colegas mais experientes em degustação tem a dizer sobre o café (espresso, ou outros) em xícaras de paredes (realmente) finas, e até mesmo nas rústicas de ágata?

3) a faiança (se é que ainda se usa tal técnica) não seria mais interessante para a manutenção da crema do espresso, justamente pela maior porosidade daquele (antigo) tipo de cerâmica?

 

Abraços,

Lisboa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, outra vantagem da xícara de parede grossa é a inércia térmica. Se está quente vai manter o café quente por mais tempo. Acho que a maioria prefere assim.

 

Eu gosto por essa caracteristica, mas é para esfriar rápido o café (prefiro morno), pois a deixo em temperatura ambiente antes da extração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, também não gosto de nada muito quente, pelo que ando testando 60ºC é uma boa temperatura de partida, para um ristretto (minha preferência, por ora). Também sou relativamente rápido no gatilho, tomo em 3 ou 4 goles, talvez em um minuto, então manter temperatura (no espresso) é quase irrelevante para mim. É que nem um chops (como dizemos, os paulistanos... hahaha): tomo uma tulipa de cada vez em cerca de 2 minutos (ou menos), então "dispenso" o colarinho pois nem dá tempo da bebida oxidar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais rugosa, mais crema segura, o que deve interferir na percepção do sabor, já que crema é ruim. Tenho o hábito de sempre misturar o espresso com colher, que acho que fica melhor. Agora borda fina e grossa... fora a questão de eventual inércia térmica, o que pode influenciar é a sensação tátil da borda fina que pode ser mais agradável pra alguns...

 

Já xícara pequena e grande influencia de duas maneiras: olfativa (nariz cabe dentro da grande, a menos que vc seja narigudo) e temperatura (esfria mais rápido na grande). 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta só o efeito da forma da borda, que determina onde o café entra na boca (em cima ou do lado da lingua). Achei esse discurso bobagem inicialmente, até comprei a xicara da ECM/Walküre. Realmente faz uma diferença!

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...

https://www.illy.com/pt-br/shop/illy-art-collection/

Na loja lembro que tinha a básica da Illy mais em conta, mas no site não tem...

As xícaras deles são fabricadas pela IPA, italiana, normalmente são mais grossas. Esses modelos da Illy são bem equilibrados, não é super grosso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Também estou de olho nesses copos, os com melhor qualidade e design parecem ser os da marca Zwilling (tirando Bodum e afins que cobram R$100+ a unidade).

No site da Melitta tem alguns com a própria marca porém o fundo não é arredondado, mas fica mais barato e sempre rola cupom por lá, por exemplo "cafefresquinho" está funcionando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rluik disse:

Também estou de olho nesses copos, os com melhor qualidade e design parecem ser os da marca Zwilling (tirando Bodum e afins que cobram R$100+ a unidade).

No site da Melitta tem alguns com a própria marca porém o fundo não é arredondado, mas fica mais barato e sempre rola cupom por lá, por exemplo "cafefresquinho" está funcionando.

Comprei na Camicado, você arruma direto cupom de 10%, sai 40 reais 2 copos, se não me engano, se vc tiver cartão itaú e acessar pelo site q tem no itau, você ganha 10% de desconto e frete grátis. No meu caso usei um programa q tenho da Petrobras e resgatei um cupom de 10%, saiu 40 reais 2 copos com frete grátis. Então digo q valeu a pena.

Os zwilling da vida você vai pagar uns 80 reais + frete... Da zwilling deixo pra ter só faca mesmo kkkk, sou desastrado, uma hora vou quebrar os copos, aí não fico com dó...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, há 3 meses atrás comprei 2 xícaras de vidro duplo, desse tipo:

5f6904b11d16c_CapturadeTela2020-09-21s16_53_00.thumb.png.ce619b0203a246b38860e310a20c216c.png

 

O visual é legal... 
Só sugiro ficarem atentos quando forem comprar modelos mais em conta, porque há um diferencial importante. Algumas delas (geralmente as mais baratas) possuem um furo na pate inferior que com o tempo vai entrando água - e não tem como retirar direito. Então depois de uns meses vão começar a aparecer umas sujeiras escuras na parte interna e o visual da xícara fica comprometido.

Então, quando forem comprar, se certifiquem de que ela é toda vedada.

Eu comprei no ML, e paguei por volta de 88 no par.

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Del Rei disse:

Algumas delas (geralmente as mais baratas) possuem um furo na pate inferior que com o tempo vai entrando água - e não tem como retirar direito. Então depois de uns meses vão começar a aparecer umas sujeiras escuras na parte interna e o visual da xícara fica comprometido.

WTF, de que marca? E foi essa que custou R$88?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rluik disse:

WTF, de que marca? E foi essa que custou R$88?

Oi, Rafael.
Cara, essa que comprei com o furo foi há alguns anos, não tinha marca específica. Foi minha primeira experiência com essas xícaras de vidro duplo... E só foi agradável no primeiro mês. Logo começou ficar escura por dentro.


Aí recentemente comecei a buscar novos modelos sem esse furo e encontrei. O par que comprei no ML, sem furo, foi esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1307177693-xicara-parede-dupla-camada-de-vidro-2-unidades-100ml-para-cafe-caneca-de-nescafe-nespresso-_JM

O problema é que geralmente nas fotos não aparece, então antes de comprar eu perguntei em vários anúncios se a xícara tinha um furo no fundo. Uns 3 ou 4 vendedores disseram que a xícara era com furo... Até que encontrei esse anúncio acima, o vendedor respondeu que não havia o furo. E realmente não tem.

Sugiro que sempre perguntem antes de comprar, mesmo que nas fotos do anúncio não apareça o furo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Del Rei disse:

Pessoal, há 3 meses atrás comprei 2 xícaras de vidro duplo, desse tipo:

10 horas atrás, rluik disse:

WTF, de que marca? E foi essa que custou R$88?

O visual é legal... 
Só sugiro ficarem atentos quando forem comprar modelos mais em conta, porque há um diferencial importante. Algumas delas (geralmente as mais baratas) possuem um furo na pate inferior que com o tempo vai entrando água - e não tem como retirar direito. Então depois de uns meses vão começar a aparecer umas sujeiras escuras na parte interna e o visual da xícara fica comprometido.

Então, quando forem comprar, se certifiquem de que ela é toda vedada.

Eu comprei no ML, e paguei por volta de 88 no par.

Abraços.

Por isso os Bodum são tão caros. Eles são os melhores. Tenho um jogo de 4, e eles têm uma válvula de silicone que não permite entrar água na lavagem.

Minha sugestão é colocar uma 'micro gota' uma película de silicone para tampar ou usar uma pequena fita scotch fosca sobre o furo, trocando de tempos em tempos ou, não fazer adaptação e colocar o dedo firmemente sobre o furo ao jogar água e ao ensaboar.

Os copinhos EQ da Kruve têm o mesmo problema e eu tive uma unidade que encostei, entrou água e não sai por nada. Pelo que sei os da melitta não têm esse problema.

O furo existe por um motivo, deixar a pressão sair, jogou café quente há expansão, uma películazinha de silicone no local vai permitir a saída/entrada de ar.

Abraços e bons cafés.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...