Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

torra por volta dos 14% de perda costumam me agradar.

Esse Etíope lembra algum café daqui?

Hoje tomei um duplo do blend do Lucca que comprei na Ouro Verde.

Acho que pra uma cafeteria o nome Ouro Negro ficaria melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finito para o FAF 322 torrado anteontem (a torra mais escura, a clara ainda tenho). Trouxe aqui para o trampo e foi o que eles gostaram mais, talvez porque ficou mais corpo, menos ácido e ainda com boa doçura.

 

Confesso que gostei tb. Ficou muito parecido, em aspecto, ao do Fazenda Santana que o Victor me mandou, bem como em comportamento na xícara, respeitadas as diferenças entre os cafés. O Unique Orgânico foi no mesmo caminho (embora não fosse meu objetivo quando fui torrá-lo). Usei a programação automática que tinha realizado para bachs de 200g. Em razão disso, a temperatura ambiente baixou um pouco antes do que deveria ter ocorrido, de forma que, para corrigir, acabei tendo que aumentar a potência numa fase que costumo desenvolver potência entre 50% a 30%. Em razão disso, o café acabou tendo que receber mais calor do que eu gostaria nessa fase e, para preservar um adequado desenvolvimento, parti para uma torra city+, entre 45/50ag. Já fiz os ajustes necessários no perfil e salvei para bachs de 300g.

 

Daqui a pouco vou de FAF 322 torra média/média clara. Esse, com maior acidez, mas muito aromático. Vou comer uma salada de frutas antes, para forrar o estômago. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu Sant'Anna.

 

Agora acabou o grão descongelado dele, então saiu um gourmet Toledo no expresso.

 

E ontem no meu Porlex mini o grão era malte (de cevada). :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lucca tem bons grãos mas não achei a extração excelente... vai no Léo Moço e na Rause Café e Vinhos que parece que é boa também

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah é, esqueci do Rause. Faz uma foto com a plaquinha #pessoaslegaisbebemRause #pacotecompleto

 

Quem, eu? Nunca sei com quem você está falando. Não estou fazendo drama. É um gourmet. Ganhei de presente. Ainda tem uns especiais hibernando. Provemos todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O etíope é bem diferente dos cafés brasileiros. Não tomei esses supostamente parecidos com ele que tanto popularam nossas páginas. O bukeela da nespresso dá já uma ideia do gosto. Até agora foi o único que verde tinha um cheiro diferente. O que tomei de Ruanda não era tão exótico. Era bom, mas não tinha o tal gosto de mirtilo que os etíopes que provei (todos os três) tinham.

O bob-o-link de 16% tá acabando. O que fiz hoje depois do almoço ficou bem bom. Acho que não postei aqui. Deve ter ainda uns 15g. Pelo menos ainda tenho Faz. Santana pra tomar amanhã no café da manhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não. Tomei uma vez um que veio de brinde já torrado. Era bom. Achei que ia ser ruim, porque a torra não era lá tão nova e parecia bem escura. Foi logo que comprei o Hario e (com eles) a chaleira. Foi meu primeiro coado com o Hario. Achei muito bom. Tinha uma acidez não trivial.

 

Agora fiz um duplo de bob-o-link. A torra é até mais velha que eu tinha me tocado, tá com 16 dias. Ainda sobrou. Deve dar um outro duplo. Mas gostei da torra. Vou tentar repetir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bob o Link, na Pavoni, quente demais, salgado.

depois passei leite gelado por aquele capuccinador invocado que ela tem.

e juntei com o mesmo bob passado no filtro permanente bodum.

Deixa o leite bem adocicado, mas não gostei da textura pouco cremosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a torra que estou tomando agora é um pouco mais clara (uns 14 %, eu acho). Só tomei ele coado até agora. Talvez eu faza um single pra ver como é no expresso, mas acho que vou ficar mirando com o bob-o-link no expresso e os outros para coado. O Santana é o meu favorito até o momento. O unique orgânico é que eu ainda não acertei. Vou tentar uma torra como as suas da próxima vez, com temperatura inicial bem alta (em vez dos 160º por 4minutos de sempre).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa torra eu deixei em 100% nos primeiros 10 min, reduzi para 20% depois, baixando para 0% após dois minutos de desenvolvimento.

 

Mas o torrador é completamente diferente em relação ao F1, embora ambos compartilhem o mesmo tipo de resistências (quartzo). No F1 as coisas vão acontecer bem mais rápido. Penso que vc deve deixar em 100% nos primeiros 5 min e depois deve reduzir a potência gradualmente, bem como mais acentuadamente após o primeiro crack para que as torras fiquem parecidas em relação ao perfil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...