Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Salve Verdi Ana.

Na minha opinião extrai melhor em métodos lentos. Talvez porque goste mais de coados do que de outros métodos.

Meu quinhão da compra terminou no início de setembro. Pensei que havia separado um tanto de grãos crús para meu consumo, mas nada restou.

Dei mole.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tomei agora ele num duplo e em sequência um duplo de Unique Orgânico com Bob-o-link (mais bob-o-link). O bob-o-lilnk ficou melhor. Agora no coado ele é muito bom.

Hoje de manhã eu tomei um coado do FAF 322, mas quase todo em copo de plástico. Não caiu bem. No final, quando eu arrumei uma xícara, ele já estava começando a esfriar. É bom, mas o Santana é melhor.

 

E nossa compra coletiva de café verde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, com certeza as diferentes torras influenciam no resultado na xícara com as diversas extrações. A torra do meu está mais escura, por isto ele se comporta tão bem no expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje descongelei o Santana e o Sweet Colection, mas ainda não tomei nenhum.

 

O Fazenda Nova União e o LH acabaram hoje. Inclusive o LH terminou em um lindo Latte acompanhado de panqueca com geleia de frutas vermelhas. Receita tirada da revista Espresso que peguei no 9º Espaço Café. Fiz duas alterações na receita, troquei a farinha de trigo normal pela integral e acrescentei uma colher de aveia e uma de chia. Vejam o resultado:

 

 

15150531459_e1c9193a4d.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está ficando tão incrementado... ilustrado e tudo...

 

Lindos, Igor. A panqueca é daquelas americanas, fofinhas, não?

 

Eu faço a fininha, mezzo alemã, mezzo brasileira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso Ana, é a americana mesmo. Ficou bem fofinha por dentro, a primeira acho que não esquentei a panela direito e ficou com um gosto de massa crua. Já a segunda (essa aí da foto) ficou perfeita! E harmonizou bem com o latte! Próximo passo é fazer a geleia, infelizmente usei daquelas industrializadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso a receita do Alton Brown adaptada: 1 xícara de farinha (branca mesmo), 1 xícara de leite com dois colheres de sopa de iogurte natural, uma colher de sopa de óleo, uma colher de sopa de açúcar, uma colher de sopa de pó Royal, aroma de baunilha, uma pitada de sal e um ovo. 

Misturo farinha, açúcar, sal e pó Royal numa tigela e leite, ovo, iogurte e óleo num copo. Misturo aí tudo, dou uma mexida e voilà.

A mesma receita funciona pra waffle, talvez com um pouco menos de leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ingrediente nessa panqueca americana. Afff. Depois complementa com xarope de bordo e um total de 2.984 kcal.

 

Na brasileira só farinha, leite, ovo e sal. Claro que também dá pra usar algum recheio calorento e ter outra dinamite calórica. Mas costumo rechear com algum molho bolonhesa (carne ou frango).

 

Também bato na mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela menção.

Blend do dia é Sumatra com Nicarágua e completado com Bob-o-link. Trezentinhos a 7% no Jr.

Vou ter que torrar mais bob-o-link. Esse vai ser agora reservado pra expresso, já que gostei bastante do resultado da última torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bourbom amarelo (Cambraia Orum) torrado por mim no dia 12/09. 20 gramas de grão para extrair 200 ml no melitta 102. Tempo total de três minutos na extração, com PI de 30 segundos. Seguindo as dicas do fórum, consegui fazer os ajustes em todas as variáveis (moagem, temperatura, volume, PI e "pouring") e atualmente o resultado deste método está me agradando muito.

Achei o sabor bem equilibrado, quase uma "xícara redonda" a acidez consegue um pouco mais de destaque sem ofuscar o corpo. Alguma coisa de castanha e boa doçura no final. Pena que a chance de reproduzir a torra é pequena... Eu torro na panela!!! :mellow:

Palavras de um leigo... :wub:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

blend do dia (ficou pronto antes da meia-noite) de novo, mas com uns 17% do nicaraguense e 83% do indonésio. Aeropress, 150g.

Pra acompanhar, uma maçã.

A vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Sta Rita do Valmor como ristretto no filtro triplo. Muito bom, encorpado, avelã, notas de frutas amarelas. Talvez o melhor resultado na xícara com café que eu torrei no F1. Vou fazer mais um ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rita, o Santa Rita do Valmor que eu torrei ficou muito bom na FP (infelizmente, a sogra gostou muito e agora vai acabar com o meu café). No espresso normale ficou OK mas nada especial. Já no ristretto com dosagem alta ficou muito bom mesmo. Espero que posso repetir essa torra (creio foi mais ou menos city+), e não só estava com sorte  :unsure:

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um Bourbon Amarelo (Sta Rita do Valmor, nova safra). Tó gostando esse café cada vez mais, uma pena que o Valmor só fez uma doação de 400g  :P:ph34r:

Acho tenho que fazer uma compra com o Valmor quando o Novo Mundo 2014 dele tá pronto.

 

76MsKJOl.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ganhei um pacote do Santa Rita do Valmor hoje, já torrado. Ainda demoro um pouco a abrir.

 

Bom dia "professora" !!! Este cafe é um Catuai Vermelho , o do Burny , em Bourbon Amarelo que ele torrou .

 

Com certeza harmonizam bem com o maravilhoso pão que vc preparou ontem !!!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valmor, acho que vc tem que fazer uma lista dos seus cafés, talvez no tópico que vc já abriu. Bourbon amarelo, Catuai Vermelho, Novo Mundo ... que mais vc tem? 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui fiz um duplo do blend do trampo (vários restos de cafés torrados há mais de duas semanas, mas com menos de 3 semanas de torra, que foram reunidos em um pote único).

Ficou muito bom!

As torras estavam em graus diversos, desde média-clara a média-escura (mas nenhuma mal executada, na minha opinião).

Ficou bem equilibrado, um típico blend para espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, lindo shot!

 

Santa Rita tem o Bourbon amarelo, o Catuaí vermelho, o Mundo Novo. Já estou sabendo que o Mundo Novo fez bonito na avaliação. Aguardemos o garoto.

 

Hoje aqui foi 201 safra 2014 da Origem. No latte jr e purinho. Daqui a pouco sai espremido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...