Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Exótico, do Mário Zardo.

Olhei pro café e saquei que iria gostar dele com 1/3 de concentração.

Torra média.

O aroma já é bastante complexo.

Agora o sabor... puxa pra frutas amarelas.

Pra mim é um dos tops desse ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um catuai amarelo. Not bad! Not bad! Acho vou sobreviver essa safra 2014 sem grandes prejuizos na "caixa Slayer". Special thanks to Guilherme Torres!!! Sem o F1 não seria póssivel tomar cafés comprados direitamente com o produtor!

Valeu Burnny!

Fico feliz que já tenha dominado o torrador e esteja colhendo bons resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, acho o segredo do F1 é que ele tem recursos (sonda BT, visualização, gravação e comparação de perfis no roastlogger ...) que outros torradores de entrada não tem e que permitem identificar problemas e aprender o que esta acontecendo. Assim, estamos agora tomando cafés em casa que são torrado no ponto que gostamos e ultrafrescos. E a ultima revisão do F1 realmente eliminou todos os problemas! Sinceramente, acho que vc tem que ganhar algum prêmio para o seu trabalho ... rsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomando agora o etíope no expresso. Acho que a torra ficou um pouco clara demais. Talvez fique melhor misturando com o bob-o-link no coado.

Mais cedo tomei um bob-o-link no expresso e estranhamente achei mais ácido do que minha tentativa dele na torra escandinava.

Eu acho que de qualquer modo tenho que começar com a temperatura mais alta do que os 150-160 que vinha fazendo. O FAF que começou em 170 ficou mellhor. Vivendo e aprendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz de novo um duplo com a torra escandinava do bob-o-link. Ficou realmente melhor do que a outra. Só deixa a desejar por não ter muito corpo, mas tem um gosto agradável, se bem que mais leve do que as torras que tinha feito antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, como é sexta hu huuuu!, fiz uma rodada de espressos para a galera. Começamos com FAF322 e partimos para o Ravelo, torrado à maestria para espresso (Precisam ver o quanto tigrou). Estou começando a ficar preocupado, pois meu estoque está baixando. Compra coletiva já!

 

PS: A gaggia coffe é outra máquina depois da instalação do controlador via arduino e isso que ainda nem mexi com variação de pressão. A repetibilidade das extrações ficou muito melhor, tanto em relação à temperatura, como também na quantidade de café na xícara. Agora é só ajustar o moinho e a força no tamping (Sou daqueles que não exerce muita força. Para mim, basta calcar adequadamente o café, mantendo sempre o pó no mesmo nível no porta filtro).

 

Encomendei, na espresso parts, a válvula OPV da Silvia (pelas minhas pesquisas, a da gaggia coffe não é variável. Embora seja uma peça de latão, não é igual à da classic), bem como os respectivos adaptadores para instalar na gaggia. Escolhi a da Silvia porque é bem mais fácil de ajustar do que a da gaggia. Encomendei, também, no ebay, um medidor de pressão, já adaptado para o porta-filtro da gaggia. Fiquei tentado a fazer a adaptação e colocar uma válvula solenoide, mas, segurei um pouco, contei até 1000 e deixei passar a vontade rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Hoje pela manhã experimentei o Fazenda dos Tachos com torra média de 29/9 (14,5% de perda de massa).

 

Fiz filtrado na cafeteira elétrica com proporção de 5/100.

O resultado na boca foi agradabilíssimo. Suave, doce e com a acidez característica dos bons cafés do Sul de Minas.

Muito bom começar o dia com um ótimo café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assui Craik - East Timor (kavarna prazirna). 19g/19g 33s na poemia.

Certamente a coisa mais exótica que ja tomei. Bomba de acidez.

Fiquei impressionado com o tamanho de alguns grãos também.

 

 

graos.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cappuccino "mineiro" com espresso do Catuai amarelo natural baratinho de Diamantina. Tem um leve sabor amargo e defumado como café mineiro da roça. O pessoal aqui gosta muito. Me lembra dos cappus que tomei na Sicilia. Bom para variar um pouco.

 

L73OjYYl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomei primeiro o blend da primavera (3g de etíope com 11g de FAF 322) e em seguida fiz um queniano. Tudo no Hario, o primeiro a 7% e o segundo a 8%.

O queniano está ainda melhor do que da primeira vez que tomei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomei agora dois duplos com o bob-o-link. Um da torra tradicional e outro da escandinava. Vou torrar de novo hoje esse café. Vou repetir a escandinava e tentar outra mais tradicional mas talvez com uma temperatura final não muito alta pra ver se consigo deixar mais tempo pós 1C. Acho que vou começar indo de 170 a 180 em 4 minutos e aí subir apenas para 210 e ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espresso com Unique Organico , muito bom , equilibrado e torra homogenea com 10 dias.

 

E hoje chegou meu Jacú Coffe da Unique , eu já havia provado na Cafuné o Jacú , mas , como FP.

 

Esse Jacú é torra do dia 29/09 , talvez amanhã eu faça um espresso , o aroma da torra é bem pronunciada , e os grãos são bem pequenos , considerando o tamanho do fiofó do Jacú , acredito que o passaro que não é maluco deve escolher as menores cerejas  ;)

 

Comparacão entre o Jacú da Unique e o Faz. Nova União do Alexandre , o Jacú esta a esquerda indicado pela seta.

 

 

15436398101_bf129c7b64.jpg

 

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

blend da primavera amárica: 11g de etíope e 3 g de bob-o-link. Esse etíope está sem graça. Tanto no expresso como agora no Hario. O indonésio honey processed tinha mais caráter. Enfim, a vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conferi agora no site e vi que de fato o Jacú voltou (achei que podia ser congelado). Ficou bastante tempo esgotado e mesmo agora é o único das edições especiais deles que está disponível. Também, por 232 reais o quilo fora o frete, certamente é a melhor margem.

 

Tomei agora um duplo com a torra do bob-o-link. Já tava mais fria, com quase uma hora de torrado e achei por bem experimentar.

O resultado foi bom. Apesar de 16,2% de perda, não amargou. Vamos ver se melhora ao longo dos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podicrê. O duplo acima também teve suas listras, mas não gosto de me gabar...

Tomei há pouco 250g do queniano no Hario (a 7%).

Aproveitei e vi um documentário da Tan Pin Pin sobre Cingapura. SingaporeGaga. Interessante. Não é nada excepcional, mas mostra uma visão crítica da cidade-estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora o ugandense na Aeropress a 8%. 

A torra foi enigmática, já que deixei uns 1:30 pós 1C e mesmo assim ficou em menos de 14% de perda. Era bem pouco (83g) e o 1C aconteceu antes dos 6 minutos. Não notei nenhuma acidez, mas também não tinha nenhum gosto de queimado. Parecido com os nossos cafés. Como é muito mais caro, não recomendo. Melhor ficar com os outros africanos. Quênia e Etiópia eu acho que valem a pena, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de ir para o Mineirão ver o Cruzeiro, agora mais líder que nunca, ganhar do Inter, tomei um duplo do Nova União torrado pelo Velloso e em seguida tomei um Nicarágua Washed Caturra da Has Bean. Ambos estavam espetaculares, mesmo sem listras ou pintas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu confesso que na xícara não vejo nada demais, mas no portafiltro sem fundo acho bonitas as listras sim. Só não garantem que vai ser bom o expresso. Jà tomei uns tão amargos quanto bonitos.

Enfim, a torra como ela é.

Diziam que o tigre era o único felino que gostava de água, mas vi uma onça outro dia num documentário nadando aqui na amazônia na maior.

A onça como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ansiedade é fogo , experimentei o Jacú , um espresso após o jantar , 18g , 93Cº , 28seg , 52% , muito doce , realmente doce , pouca acidez , está com 5/6 dias de torrado , acho que fará excelentes espressos semana que vem , logo em seguida um  Unique organico com 15 dias de torrado , 17g , 93Cº , 25seg , 45% , excelente , doce equilibrado , mas quando comparado com o Jacuzinho , ele é menos doce e mais acido.

 

Semana que vem vou só de jacuzinho , a torra esta pouca coisa mais escura que a do unique organico , engrossando mais 2 ou 3 micro clicks no Vario e reduzindo a temperatura de extração para 90 ou 91Cº , eu acho que o Jacú vai ser sensacional .  :D

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...