Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Fechou o boteco pela tarde? Hora da siesta, nada funciona.

 

Aqui boteco hoje só de coado. No expresso é dia de spa com Cafiza.

 

Daqui a pouco vou coar outro baldinho. Talvez Velvet Touch (miyamotar um pouco o Fazenda Santa Rita).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajudando as buscas:

Congelar café

 

Como armazenar o grão torrado

 

 

E pra não ficar off-topic: hoje cedo foi o café da Faz. Nova União na Ascaso (muito bom esse café) e depois do almoço um Monte Verde no V60.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o mais legal do hobby é experimentar diferentes grãos, não importa se são cafés especiais com notas acima de 90 ou cafés gourmet, mas o legal mesmo é a  experimentação das variedades dos produtores de regiões distintas e de outros países, esse preço do Jacu da Unique é 1/3 daquele outro da lata, por esse valor vale a pena sim experimentar até porque os cafés da Unique pra mim são um dos melhores produzidos aqui no Brasil, com certeza esse Jacu deve ser bom também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Roger , o importante é provar , inevitavelmente vc vai achar cafés com fama de bons que vc não vai gostar , e ruins que vai vc vai gostar , não dá para saber , é algo muito pessoal.

 

Agora , se vc pensar que tem gente que gosta de Nespresso é porque tudo é possível.

 

Eu acho que se venderem o estrume do jacú sem café , vai ter gente que vai gostar , e se o estrume tiver gosto de borracha queimada então vai ser sucesso. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de queimar a língua com um exótico do Mário.

Se é pra queimar que seja em alto estilo.

Acho que o próximo vai ser um Unique Orgânico com torra amendoada.

Pra ajudar na espera do Unique jacu.

Na hora de experimentar vou evitar pensar nas fezes.

Tem muito marketing encima desses k fezes.

Nem parece que foram k gados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Palavras terminadas em cu não levam acento , mesmo porque colocar qualquer coisa no cu , não é lá muito educado.

 

Mas o meu jacu não leva acento no pc , mas , no tablet e no celular jacú sai com acento , lamento , mas se e eu for corrigir acaba saindo jac6.

 

Mas como eu sou uma pessoa extremamente conciliadora , vou passar a escrever jacuzinho porque jacuzinho sai igual em todos os teclados. :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Carlos Eduardo, eu já tento levar as coisas de forma mais leve, pra mim Nespresso é muito superior ao café que é servido em algumas cafeterias onde é azedo, ou amargo, ou que ficam no recipiente moído por uma semana com torra de 8 meses atrás, aqui no trabalho é uma mão na roda, não faz sujeira alguma, muito prático e rápido para ligar aquecer e servir alguém que venha atender em meu gabinete, em casa também tem uma da 3 Corações, é ótimo chegar em casa meia noite com vontade de tomar café e ligar a máquina e poder tomar um café descafeinado ou alguma outra bebida sem precisar esperar 35 minutos para aquecer a máquina, eu gosto de coados, gosto da FP, na aeropress, 3 corações, nespresso mas a que eu mais gosto é na ECM o que não gosto é de tomar café ruim aqui no trabalho ou em cafeterias que nem sabem prepará-los, então não radicalizo a nespresso pelo lado negativo pois sei que tem muita coisa que é bem pior por aí hehehehe, aquela máquina de saches acho que é da pilão por ex. aquela sim eu acho ruim.

Voltando ao tópico e por falar em café ontem fiz no V60 um grão que torrei semana passada  Ethiopia Kaffa (Michit Coop) dei um upgrade e fiz a estréia da chaleira bonavita eletrônica, que show de bola que é essa chaleira,  subiu a outro nível para preparação dos coados (tem ajustes de temperatura em F ou C, 5 pré programações com temperaturas indicadas para cafés, chás, etc, você pode setar uma temperatura para ficar fixa por até uma hora, quando coloca a chaleira com a água na base mostra na hora a temperatura atual que se encontra a água, quando vai coar o café e retira ela da base a base inicia um cronômetro para vc controlar o tempo do preparo, setei a temperatura da água para coado em 90º c e fiz em 3 minutos e no fim a temperatura da água dentro da chaleira estava em 88º ou seja, conserva bem a temperatura, gostei muito da chaleira)  este café achei bem frutado, doce com uma acidez balanceada lembrando frutas cítricas, quero provar no espresso que é o método recomendado pela Sweet Maria´s, segue uma foto de ontem:  

1959977_716221168431741_2981945902974885

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podicrê.

Fiz um triplo agora com 30% de FAF 322 e o restante bob-o-link.

Pena que abri pouco o moedor e a extração foi muito demorada (meu filtro triplo não é VST como o duplo e o simples). Deu uma leve amargada, mas não chegou a ficar ruim.

Depois eu faço um duplo com esse blen. Ou um com o ugandense.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parafraseando nosso ex-ministro da cultura:

 

Ganda Uganda, Ganda Uganda, e-ôô.

Ganda Uganda, Ganda Uganda, e-êê...

 

duplo, pra não correr o risco da extração "dar ruim" (um aluno me ensinou isso período passado)

Ficou muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Roger! Que história é essa da chaleira contar o tempo? Eu tenho uma desde o começo do ano. Acho ela sensacional! Mas nunca soube desse contador! :o

Vou dar uma olhada no manual.

E sobre Nespresso, assino embaixo o que você disse! Acabei de tomar um espresso horrível em um boteco, extraído numa Briel!!! Era de sachê, sei lá qual, mas era uma porcaria. Nespresso ou as tops de cápsula são muito melhores do que espresso de muuuuuuitas cafeterias por aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao tópico rss.

Agora a pouco, acabei de tomar dois duplos do Ravelo. Daqui a pouquinho, vou introduzir o resto do FAF 322 no moinho e misturar tudo. Eita lelê!

O Ravelo está puro chocolate (uma torra verdadeiramente para espresso). Quem sabe fica um docinho de banacujá com chocolate...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Santiago, eu também não sabia, não lembro onde que li que tinha essa função, assim que chega na temperatura que você setou e retira ela da base o display zera, depois basta apertar o botão + que ela começa a contar o tempo dispensando um cronômetro extra. 

O botão hold é para segurar  a temperatura definida por até uma hora, isso é bom por ex. para meu pai que toma ximarrão, basta deixar na base que a temperatura sempre se manterá a mesma, curti demais mesmo essa chaleira :)

A única coisa que não gosto da Nespresso são os preços das capsulas rsss

 

Fiz agora no almoço o grão da Etiópia na ECM, o Vario setado no macro 2 e micro E, saiu uma cachoeira, uns 50ml em uns 13 segundos com 15g de café hehehehe, ficou um limão, a noite faço outra tentativa, agora com macro 1 e micro E.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Genial! Quando eu chegar em casa vou testar! Essa chaleira é melhor ainda do que eu achava! Recomendo a todos.

O lance do hold eu já utilizo. Sobre a estabilidade térmica, eu gosto bastante também. Para otimiza-la, deve-se utilizar com água no limite máximo (tem marcação interna). Assim a massa é maior.

 

Vou ler o manual dela! Hehe... Na época que comprei fiquei com preguiça. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei até em sugerir moverem esses posta para um tópico apropriado ou criar um. Testei o contador e é muito legal!!! Ainda não acredito que fiquei todo esse tempo sem conhecer essa função! :P

 

Para não levar mais bronca do moderador, hoje tomei o cítrico do Mario Zardo na Aeropress. Um café muito bom, gostei bastante. Mas o exótico realmente está sensacional! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei até em sugerir moverem esses posta para um tópico apropriado ou criar um. Testei o contador e é muito legal!!! Ainda não acredito que fiquei todo esse tempo sem conhecer essa função! :P

 

Para não levar mais bronca do moderador, hoje tomei o cítrico do Mario Zardo na Aeropress. Um café muito bom, gostei bastante. Mas o exótico realmente está sensacional! :)

É assim que penso também.

O cítrico é bom, mas o exótico é show.

Também na espera do jacu.

Ainda há pouco, Unique Blend na AP, torra clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora 15g do bob-o-link da torra pseudo-escandinava. Quinze foi muito. A extração foi muito lenta, o que terminou amargando. Sem falar que dessa vez a torra tinha passado um pouco do ponto (acho que 16,2% de perda). Vou só repetir a outra torra do mesmo dia, que ficou muito boa.

Acho que por hoje tá de bom tamanho. Talvez uma Baden Baden, mas isso, isso é em outro tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seleção do Mário, torra Amendoada - espresso duplo ristretto - God Shot! :D

 

(pilhado e com leve insônia depois de algumas "doses de ajuste".... :ph34r: )

 

Carpe Coffea!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...