Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

eu sugiro experimentar em uma cafeteria antes de comprar. Não sei se quem vê cara vê Jacú, mas o que eu tomei (o da lata, que não é da Unique) não achei que valia o preço. Era um expresso bom, suave, mas não 5 vezes melhor que o Orfeu ) o fator era esse pro grão, mas pro expresso era "só" o dobro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora na Aeropress um Unique Orgânico que torrei mais cedo hoje. Essas últimas torras ficaram melhores. Estou fazendo os primeiros quatro minutos a 180-190 agora. Daí vou pra 210 ou 220 e espero o 1C antes de ir pra galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tomei dois Jacus que não me impressionaram em nada. Não descarto provar de novo, mas a experiência anterior não me anima a pagar. Claro que esse da Unique, recém defecado e torrado, capaz de ser bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recém-defecado.... San, acho que estou desencanando.....

 

Aliás o Valmor tem jacús no sítio. Sei que eles tem o "produto" guardado. Podiam beneficiar (boa sorte!) e vender as mini-doses de 100 g....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal.. Tem aquela também: Pimenta no Jacú dos outros é refresco..  :lol:  :lol:  :lol:

 

pássaros, diferente de mamíferos, não são sensíveis a capsaicina, o que dá o ardor da pimenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui foi Bob o link. Nada de grãos defecados. A não ser que tenha passado uma pomba, ou, pior, um urubu sobre o terreiro durante a secagem dos grãos kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recém-defecado.... San, acho que estou desencanando.....

 

Aliás o Valmor tem jacús no sítio. Sei que eles tem o "produto" guardado. Podiam beneficiar (boa sorte!) e vender as mini-doses de 100 g....

 

Jacu sempre tem , cafe cereja tinha , e esterco de Jacu tem bastantes espalhado !!! e vou te falar , o bichinho é poderoso no esterco !!! :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados colegas, bom dia.

 

Esse Tópico é excelente, pois todos os Grandes Apreciadores de café do fórum passam por aqui diariamente. :)

É o seguinte: Já vi alguns colegas comentando sobre congelar os grãos. Pretendo passar a comprar lotes maiores para não ter que pagar frete a todo o momento, mas não sei o tempo correto de armazenamento. Não tenho nenhum interesse em torrar os grãos em casa... Seguem minhas dúvidas:

1) é verdade a afirmação de que o ponto ideal para o consumo do café(para manter todas as sua propriedades...), está exatamente na faixa entre 7 dias após a torra até o 15º dia? Ou isso seria um exagero? 

2) Posso congelar os grãos já torrados em sacos de congelamento, sem qualquer cerimônia? Quanto tempo antes tenho que descongelá-los para o uso?

3) Os grãos que utilizarei na semana podem ficar acondicionados em potes plasticos comuns bem vedados, mesmo que sejam transparentes ? Ou o ideal seria utilizar potes de metal?

 

Sei que essas questões são simples pra vocês, mas sou novato nessa área e tenho comprado pequenos lotes, não tendo, portanto, necessidade de congelar os grãos.

 

Um grande abraço em todos e muitíssimo obrigado por toda a ajuda que sempre recebo de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faf 322 torrado ontem na aeropress.

parece tudo ok.

 

Congele normalmente como qualquer outro alimento.

Em recipiente vedado deve ser melhor.

Eu congelo com a própria embalagem.

Pra descongelar, eu baixo pra geladeira uma noite antes de usar.

Mas tenho a impressão que demora bem mais que isso pra voltar a exalar o aroma normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artur, e tem gente que tira do congelador direto pro moedor. Faço assim na primeira tirada do congelador do lote dos próximos ~5 dias. A extração deve ser ligeiramente mais fria, não sei se significante.

 

Se quiser usar pote transparente só guardar no armário. Eu faço assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artur, Isso é bem relativo.

Tem grãos que com 60 dias de torra continuam fazendo crema abundante.

O aroma nesse período já não está lá essas coisas.

 

Agora tomei Bob o Link e Faf 322 torrados ontem.

Nada de errado, torra média.

Só falta descansar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O caso é ir experimentando. Que vai piorando vai. Mas se há possibilidade de congelar porque deixar grão tanto tempo "envelhecendo" no armário? É só se organizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio falou e disse.

 

Aqui de manhã saiu um purinho, sem latte hoje: 200 g de Fazenda Santa Rita no V60 (com 20,6 g de pó, sempre ponho um chorinho extra porque o Krups é um guloso). Esse café está congelado aqui desde junho, vou tirando do Pólo Sul um pouco de cada vez. Mas depois que desce da hibernação ele degringola mais rápido. Por isto descongelar um pouco a cada vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podiamos ter um topico sobre congelamento de cafe, pois é uma questao recorrente.

 

Eu tiro do congelador direto pro moedor e retorno rapido ao congelador pra nao aumentar o tempo descongelado pois pelo que entendi ao descongelar o envelhecimento anda muito mais rapido.

tenho ido de faz pessegueiro e dos clube moka.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podicrê.

Tomei um duplo com 30% de FAF 322 e 70% de bob-o-link. Ficou bom, mas infelizmente 15g foi demais e a extração foi muito lenta.

Na sequência resolvi dar mais uma chance pro ugandense, que completou hoje 4 dias. Dessa vez achei muito bom. Lembrou mais um africano do que um brasileiro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deu pena de desligar a máquina e fiz mais um duplo. Dessa vez com o Unique Orgânico. Estava bom. Um pouco nova a torra (24h) e também mais para coado, mas não ficou ruim.

Desliguei a máquina. Agora só de noite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...