Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Hoje de manhã, tentei tirar um café da maquina Delta (em Lisboa) do hotel, colocar a cápsula foi um parto, e quando aperte o botão a bomba funcionou mas não saiu nada ... tentei mais duas vezes e nada. Confirmou: cápsulas não são para mim :-)

 

Agora á tarde, minha filha me deu uma surpresa: uma torrefatora de café e 200 mts da casa !

 

Chama Ridders Kaffeerösterei, e o dono é muito simpático, torrando numa Toper de 15kg. Tinha de tudo, Sul de Minas no moinho e Costa Rica, Yirgachefe, Sumatra, Brasil, etc. ect., tudo de torra recente. Perguntei por um Kenya e tinha, me preparou um coado tão rápido que nem vi como fez ...

Estava realmente bom, ainda mais após três dias de café meia boca. As mulheres tomaram Cappu de Sul de Minas e adoraram.

 

Após um bom papo (ele também começou a torrar numa Gene) pedi para pagar e me fez preço de Kaffee-Netz (ele também faz parte): €4 pelos 3 cafes :-) (aqui são €2,50 a 3,50 o cappu e de 1 a €2 o espresso).

Já tenho onde tomar café todo dia.

Depois, para rebater a cafeína, fomos tomar um vinhosinho numa adega próxima.

Se o físico aguentar posso até me acostumar com esta vida :-)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ridders é um dos lugares que gostei muito em Berlin, e o Gerhard e muito simpatico e bom de papo. Que saudade dessa cidade, a unica na Alemanha que realmente presta!

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Icatú tambem fica melhor moido com o Zassenhaus (mós cônicos) do que com o Vario. Preciso urgentemente do Gil1!

 

O Pharos tem um perfil diferente do BB005, apesar de ambos serem cônicos. Pode acontecer fenômeno semelhante aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante como os grãos perdem rápido depois que descem do freezer.

 

Tinha deixado em uma das latas um tico de Fazenda Santana, uns 30 g. Talvez estivessem lá há uma semana no máximo.

 

Já era. Coando no expresso. Nem insisti em fechar mais o moinho.

 

 

Aham. É por isso que comigo não há estágio intermediário. É do freezer para o moedor. "Ah, mas os grãos não pegam umidade aos poucos?" Pode ser que sim, mas noto mais vantagens que desvantagens em proceder assim. Ainda mais eu, que meu ritmo de consumo de café varia muito. Pode ir 100g em um dia ou em uma semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também faço isso muitas vezes, Rô.

 

Costumo deixar uns poucos gramas de alguns descongelados, mas variando entre grãos alguns sobram nas latas ou potes. Às vezes quero um que sai do freezer direto pro moinho.

 

MAS o grão congelado pode atrapalhar o moinho. Um dia o Macaan desceu direto pro hopper e foi uma dificuldade acertar a moagem. Victor comentou que o fato de estarem congelados estava atrapalhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca me aconteceu, Anita. Vou ficar alerta. Obviamente que minha experiência com moedores de mós planas é limitada, e eles são mais chatinhos com sintonia fina da regulagem. Por enquanto, tudo normal, embora tenha usado mais cafés frescos ultimamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tenho grãos congelados mando direto pro moedor também e, apesar de não fazer isso com tanta frequência, tenho a impressão que, na maioria das vezes, a extração acaba ficando até mais comportada. Provavelmente tem mais relação com o café e a torra em si do que com o fato de estar ou não congelado. O Rocky, que tem mós planas, nunca reclamou.

 

Hoje cedo mesmo fiz um Sítio Ravelo do CEB, daquele pacote que ganhei na promoção dos tutoriais e que está no freezer desde então, ficou muito bom.

 

Qualquer dia vou tentar tirar a prova: fazer uma torra, congelar metade do batch, esperar uns 20 dias e fazer extrações comparadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o descomportado congelado aconteceu com esse café. Mas continuarão descendo do Pólo Norte pro moinho.

 

Hoje Macaan no latte jr. À tarde no expresso.

 

Mortari, não lembro de que mês é a promoção e de quando é esse seu café.

 

Eu tenho um Acid e um Velvet que aniversariam mês que vem. Melhor dar um fim. :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O texto não tem discussão? Ou você não discute com o texto? Ou o café não se discute? Ou indiscutivelmente você precisa de um café? :blink:

Acho que eu preciso... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IN-DIS-CU-TI-VEL-MEN-TE preciso de VÁRIOS cafés.

 

Mas a discussão no texto até que tá fluindo. Achei o eixo do negócio. Termino em umas duas horas.

 

E o Macaan estava no fim (consegui liberar UM pacote do Pólo Norte - \o/ ), poucos gramas, então fiz um Mitsuo Nakao natural. Ristretou-se.

 

Daqui a pouco sai outro. Café e academia combinam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, aqui também estou correndo contra o tempo. Muitos processos para fazer em apenas um só dia, pois vem mais amanhã e, dia 19, todos têm que estar prontos. Haja cafeína!

Mundo Novo mogiana paulista no espresso. Essa foi a melhor torra que já fiz dele. Muito caramelo sem perder as notas originais do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moinho emprestado, não obstante a limpeza e regulagem o resultado não e nada bom; estou usando para coados mas produz fines demais.

Nao vou desperdiçar mais café bom com ele, vou utilizar com um hondurenho (bem fraquinho, que comprei em Lisboa e que com leite ainda dá para o gasto) somente no café da manhã, e aproveitar que tem uma boa variedade de café bom pertinho daqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora há pouco fizemos vieram 2 amigas para provar meus cafés torrados em casa. Torrei o Rubi na hora (perda de 13,75%) e tomamos ainda "morno" no globinho. As meninas adoraram. Depois fiz espremido o Rubi (14%) que tinha aqui descansado por 8 dias. Tirado a 45%. Sucesso! Parcialmente ao menos, uma amou, a outra tacou açúcar!  :lol:  :lol:  Pra ela agora só ofereço os métodos mais diluídos rsrsrs

Achei deliciosa essa torra do Rubi no espresso.

Tudo regado a tapiocas  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show, Má.

 

Encerrei o texto e a tarde de expressos com outro natural Mitsuo. Muito bom! Mas ainda vou extrair um pouco mais frio, quero ver realçar outras coisas.

 

Falando no Mitsuo, amanhã tem outra relâmpago. Duas na verdade. Dessa vez vamos atender um público diferente, que nunca contemplamos em promoções antes. É pra ficar esperto. Serão rápidas e não vou buscar ninguém pela mão.

 

Boa noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, a despeito do cansaço mental maior, não preferes produzir artigos a corrigir provas?

Mais ainda quando a inevitável adição sistêmica de cafeína é portada por excelentes notas e aromas, não é? ;)

 

Ao tópico:

 

- No Cappo matinal: Seleção do Mário torra "+Chocolate"

- No espresso doppio-ristretto pós-almoço, Piatã Vento Norte (Terroá) - Bomdimaissô!

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...