Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Blend do chefe descido do Alaska direto para a AP. Apesar de veinho muito muito bom! Não tinha provado na AP ainda. Deu vontade vontade de tomar outro, mas o calor e o Porlex me desencorajaram...

Aliás, que bom que trouxe a AP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei chocado com a notícia da torra sub-pipoqueira da Terroá.

Tomei agora uma dobradinha do mundo novo da compra coletiva. Pro dia a dia achei esse café realmente bom. Fiz primeiro 200g no Hario e agora um expresso. Apesar de ter torrado ontem, o expresso saiu bom. Promete pra daqui a uns 4 dias. Por sorte eu torrei 200g ao todo e acho que vai dar pra esperar.

O rubi é que eu realmente não estou achando nada de mais. Até tomei hoje ele na prensa francesa. Não estava ruim, mas dos três, continua sendo medalha de bronze (já estou me repetindo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, eles me responderam bem educadamente que eles vão investigar o que aconteceu. Vamos ver. Também fiquei chocado. Entendo perfeitamente que de vez em quando uma torra não pode dar certo, mas precisa de alguma forma de controle de qualidade ...

 

Agora um Sitio Ravello safra 2013. Ainda bem gostoso. Que grão bonito!

 

PS: A Terroá agora respondeu. Pediram desculpas, explicaram o que aconteceu, e ofereceram mandar novos cafés, mais brindes etc.. Bom para mim se a qualidade volta da que conhecemos deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei um LH SSTR torrado separado grãos grandes e pequenos. Apesar de no final a perda total ter ficado em 14%, ficou melhor que o outro. Muito frutado, mto bom !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Raposeiras pelo menos vende (um pouco) mais barato as torras que dão errado. Espero que eles te enviem uma outra leva com torra decente, ou o dinheiro de volta.

Enquanto isso vou esperando meu amigo oculto e tomando o mundo novo na prensa francesa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piatã Terra Vermelha da Terroá nos cappos matinais.

 

Exótico do Mário Zardo nos ristrettos pós-almoço.

 

Piatã Sol Amarelo da Terroá na Cold Drip, ainda geladinho, pela metade, no copo aqui ao lado... B)

 

É pra fechar 2014 com classe e bons cafés. Então é só esperar ansiosamente por 2016... já que 2015 "promete"! :lol:

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aqui só coando Mundo Novo StSR torrado pela Origem. Coo 300 ou 400 g de bebida, povo bebe de caneca e ainda me dá bronca por ter sido pouco.

 

Acompanhados dos meus biscotti (ficaram perfeitos) ou dos Honigkuchen, biscoitos de mel. Lados alemão e italiano representados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Não achei um tópico oficial de apresentação de novatos, então, aproveitando o ensejo, gostaria de me apresentar e mostrar o café que tomei hoje.

 

Sou de Goiânia, Goiás, advogado e professor. Sempre gostei muito de café, desde a infância tomava coado na casa da minha avó.

 

No entanto, adquiri mesmo o hábito de tomar café no trabalho, onde temos uma copa e sempre sai um coado 4 vezes ao dia.

 

De uns anos pra cá, mais nos finais de semana, venho tomando espresso em cafeterias dos shoppings da cidade.

 

Finalmente, há alguns meses, decidi adquirir uma máquina para fazer espresso em casa, uma Saeco Poemia. Depois comecei a ler algumas matérias na net e também aqui no fórum, mas sem me cadastrar.

 

Comecei minhas experiências com café que comprei no Ateliê do Grão, uma cafeteria aqui de Goiânia. Para quem não conhece: http://www.ateliedograo.com.br

 

Inicialmente (e até que meu moedor chegue pelos Correios), tenho comprado o café moído na hora para consumo imediato.

 

Andei testando também os café da Cia Orgânica, e é esse que está na minha xícara hoje: http://www.ciaorganica.com.br/br/cia_organica/produtos_04.html

 

im_co_06e07_g.jpg

 

Apesar de tê-lo comprado em um empório perto de casa - não o anterior, que é muito superior - gostei bastante do resultado na xícara.

 

Ainda estou usando o filtro pressurizado da Poemia, mas nesse meio tempo em que fiquei estudando e fazendo experiências, já consegui acertar a mão e meus espressos têm saído bem honestos.

 

Meu consolo é que, mesmo sem pretensão de me tornar home barista, meus cafés estão muito superiores aos que eu costumeiramente tomo na rua.

 

Então é isso! Desculpem o texto longo e espero poder aprender bastante com vocês.

 

Abraço e um ótimo 2015 para todos nós.

 

Weiler

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa seja bem vindo Weiler :) é legal sempre compartilhar suas experiências com o café.

 

Eu ainda estou no aguardo do café do Brow que meu amigo comprou...apenas espero que não demore muito para nosso encontro (muita correria nessa virada :P)

 

Eu ganhei ontem também um café de minha avó, que foi recentemente para Santa Aparecida:

 

1669_D.jpg

 

Café Padroeira. Pela caixa constei que a torra foi realizada no dia 27/12/2014, café arábica da região da Alta Mogiana. Alguém ja experimentou? Ainda não abri a caixa, pois tem outros cafés que preciso consumir antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo, Weiler!

 

Agora um espresso curto do café de dezembro da Origem e depois um cold brew (concentrado em cima de gelo).

 

Abçs

burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Não achei um tópico oficial de apresentação de novatos, então, aproveitando o ensejo, gostaria de me apresentar e mostrar o café que tomei hoje.

 

Sou de Goiânia, Goiás, advogado e professor. Sempre gostei muito de café, desde a infância tomava coado na casa da minha avó.

 

Weiler

 

Seja bem vindo Weiler, tem a turma do café aqui de Goiania. Sou o mais ativo e antigo aqui do fórum. Tem o Ítalo tambem...

 

Qualquer dúvida estamos aí....

 

Seja bem vindo...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei é feito uma vez por dia e fica pro dia seguinte.

E tem lugares que fazem concentrados e vendem em growlers

proprios ai vc leva pra casa e dilui. Ai da pra deixar uma semana

na geladeira de boa. Bem pratico.

 

Mas acredito que deva haver certo disperdicio sim. O que é

bem normal e restaurantes/café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um cold brew (7:1 e 14 hrs na geladeira), 50 mL em cima de 3 cubos de gelo.

 

E Miyamoto, vamos voltar para o assunto, ne?

Rsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ligar a máquina ....

De manhã foram dois Guatemala (genéricos, o Gerhard não deu muito detalhe), agora à tarde vou experimentar o Sumatra, seria um Gayo Highlands, da mesma origem do Kopi Luwak mas sem "ingestão - digestão", por parte da Civeta :-)

Começou a chover ! Ainda que devagarinho o ar já ficou muito mais agradável :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei de manhã um expresso no V. Café. Eles agora servem numa xícara maior, meio termo entre o expresso e uma para latte. Lascados pires e xícara. Não recomendo o café.

 

À tarde um coado nr. 2 no Urbe. Blend preparado pela Raposeira, muito bom. Mais corpo que o do nr. 1, que explicaram ser mais frutado ou floral (não lembro qual) e mais leve. Depois um expresso da casa, atendente não sabia qual o café.

 

Recomendadíssimo o coado do Urbe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo sem apreciar os graõs asiáticos ... Esta vez foi o Sumatra Gayo Highlands, torra bem escura, algumas gotinhas de óleo.

Forte, é claro, porém com sabor bastante ativo, nada doce, sem chocolate nem caramelo. Até com leite, no cappu, ficou destacando o sabor.

Acho que devo afinar bem a moagem e diminuir a dosse, porém deve ficar mais para o cappu da manhã.

Ainda bem que o Guatemala e o Yrga que trouxe são bastante bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz!

Eu passei o dia em função da preparação da viagem que se aproxima. Muita coisa para organizar. Viajar com criança requer quase uma mudança.

Mas tomei uns espressos. O Blend da origem e o LH do SSTR, processado e peneirado pelo Valmor. Ficou bem melhor e um pouco mais fácil de torrar Valmor. Ainda é um café delicado, mas o fato do processamento ajudou bastante.

Aliás o LH ficou muito equilibrado, sem amargor e aromático.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a tarde torrei dois bachs. O NDA para coador e o Unique Decaf para a Sogruska fazer na superauto dela. O STC está muito bom. Além de silencioso, ficou bem fácil torrar nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei uns blends do Rubi com LH e Bourbon Amarelo na AP. Parece que nenhum ficou grande coisa. Acabei finalizando o batch do Rubi puro mesmo  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...