Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

eu tava sem internet ontem. Tomei os da coffee lab. O catuaí é meu preferido. O caturra é ácido, só isso.

Alguém mais tá tomando esses cafés agora (ou recentemente)?

Lá no Coffe Lab o que eu mais gostei foi o 2SL (acho que é esse o nome de guerra, não lembro mais), do Joselino (Sítio Dantas), era o mais caro (acho que R$68,50/250g), mas que agora não está mais disponível (sequer é mencionado) na loja virtual. Para casa eu trouxe o 785 e o Catuaí Amarelo. Eu fiquei em dúvida, porque não cheguei a tomá-los lado a lado, mas o 785 do Sítio Dantas (tomei em coados, com torra entre 2 e 3 semanas) agradou-me  um pouco mais do que o Catuaí Amarelo do Sìtio São Jorge; ambos são excelentes, só para esclarecer.

 

Um detalhe interesante do Catuaí Amarelo, é que eu só abri o pacote após a 3ª semana de torra, gostei muito; mas este fim de semana, já passada a 4ª semana da torra e a 2ª semana do pacote de grão aberto (conservei fechado apenas em lugar fresco ao abrigo de luz) o café "mórreu". Não faz mais o blooming, mesmo moído na hora de preparar, o amargor aumentou bastante, perdeu a acidez característica e muito das notas frutadas. O Coffee Lab adverte que o prazo para consumo é de 30 dias da torra, sob pena de perder as características sensoriais do grão, e foi o que aconteceu! Lição aprendida! Curioso também, pelo menos para mim, é que nas primeiras degustações eu estava conseguindo uma Extração de 19,5% a 20,5%, mas agora (com exatamente o mesmo método de preparo, na AP), a %Ext caiu para 18,0% a18,5%. Parece que o envelhecimento do café afeta também a Extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade! Eu comprei um blend da Ernesto, pacote de 250g, e praticamente só eu tomo café lá em casa, então durou mais de um mês, já que costumo tomar só pela manhã. Como não congelei parte nem nada, ao final do mês o café, que era incrível, tinha perdido toda as características sensoriais. Agora estou pensando seriamente em congelar parte dos do Mario que estão pra chegar. So não sei ainda como proceder. É só colocar num saquinho daqueles tipo zip-bag e direto pro congelador?

Em tempo: tomei hoje um sombreado da 4beans, coado na AP. Um gostinho de fruta madura e acidez bem pronunciada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, tem freezer aqui no clube do cafe que o café dura uns 10 anos após a torra sem perder nada. Volta e meia aparece um e fala "Velvet touch na AP". Meu velvet touch acabou em um fds, o deles dura e se reproduz kkkk

 

Hoje trouxe Rubi pro trabalho, vai acabar que pena. Pessoal ficou doido aqui

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei aqueles potes plásticos a vácuo da Consul, são excelentes, e vão pro freezer (eventualmente pra geladeira mesmo) numa boa, é que eu planejei mal meu consumo, da próxima vez estarei mais esperto! ;)

 

Pela dificuldade em ficar fazendo ajustes (de moagem e infusão) pra cada café, e também porque eu estou querendo tirar e apreciar (reconhecer as qualidades, defeitos e notas) de cada café o que cada um pode me oferecer, tenho adotado a linha do "um de cada vez". Desde anteontem, e ao longo da semana, estou(rei) com o Icatu Amarelo da Fazenda Esperança, Campos Altos (MG), da Academia do Café, hoje (6 dias da torra) ele evoluiu mais, estou gostando muito.

 

Estive na Academia sexta e sábado passado (foi uma viagem corrida pra Berizónti), o Bruno estava lá e deu um atendimento nota 10, teve até chá de flor de café (achei diferente e interessante!) de cortesia, um ambiente muito adorável. Infelizmente dei azar, na sexta estavam descarregando as sacas de café, e ele só tinha um Congonhas pra provar, que achei muito bom no V60. Como voltei no Domingo cedo, não deu tempo de esperar o Bruno torrar mais tipos de café. Trouxe, então, além do Icatu Amarelo, um Pau do Óleo (Fazenda Esperança), torra de 04/09 também, que já tomei o cuidado de mandar pra geladeira (acho que vou congelá-lo hehehe) já que vai demorar um pouquinho para começar a degustá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, comecei o dia com pé direito - lote luke - cm - no coador. Estava muito gostoso, após umas duas semanas de torra. Esse já foi torrado no DUO, que, por sinal, está lá na bancada, nuzinho, nuzinho, pelado pelado, nu com a mão no bolso (desmontei para fazer uma modificação no tambor, mas não tive tempo de remontar).

Depois do almoço, a patroa me olhou com aqueles olhos, lindos, suplicando por um cafezinho, perguntando se eu tinha tempo de extrair um espresso antes de sair para o trabalho. Não pude dizer não.  Unique frutado na cabeça. Delicioso! Pena que acabou. Tenho que torrar mais dele.

Cheguei no trampo, trabalhei um pouco (aliás, deveras) e, obviamente, tinha que fazer uma pausa para um cafezinho. Então, tomei um NDA, que embora não esteja no nível da CL anterior, está muito gostoso - torrado no DUO também.

Agora, depois de retornar, trabalhar mais um pouco e fazer essa breve pausa para o relato, vou lá de novo. Dessa vez, tomarei o Rubi, que está deveras ácido para um expresso. Vai ele mesmo assim, para dar uma sensação revigorante nas papilas gustativas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, tem freezer aqui no clube do cafe que o café dura uns 10 anos após a torra sem perder nada. Volta e meia aparece um e fala "Velvet touch na AP". Meu velvet touch acabou em um fds, o deles dura e se reproduz kkkk

 ...

Oi?

 

:o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje descongelei 50g do mitsuo nakao com torra de janeiro (o aroma estava ótimo, como se tivesse recebido essa semana). Fiz um espresso, ficou ótimo e tigrou bonito.

 

A seladora que uso é essa: http://imagens.cotacota.com.br/img/357/seladora-a-vacuo-vacuum-sealer-vacuum-box-357-29416-G.jpg

 

Bem simples, mas muito útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, para quem mantém os grãos na embalagem original no freezer, inclusive o Velvet Touch (oi?), acho uma gastação que poderia ser gasta em mais grãos. :)

 

Eu investi em pregadores. :)

 

Mas acho a seladora mais interessante. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de comentar, guardei 100 g do mitsuo nakao em uma embalagem do moka clube porque tinha acabado os saquinhos no dia. Achei muito pior que o café selado (retirado todo ar também), estava insosso nada lembrava o café da outra embalagem.

 

Jaum, o pote da foto veio junto, também é a vácuo e não curti muito. Só é útil pra curtos períodos de tempo.

 

Só pra não atrapalhar o tópico, decidi dar outra chance pro chá com folhas do café e continuo achando bem sem graça

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassani, eu concordo que quanto melhor embalado no freezer, mais o café vai durar.

 

A ideia é que eles não durem tanto no freezer, mas nem sempre isto ocorre.

 

Eu guardo assim porque não quero gastar em mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolovi tomar expresso agora.

Fiz um duplo do Ninho da Águia (torra de 21/08) e na sequência, experimentei o catuaí da coffee lab no expresso. Achei que fica melhor coado mesmo.

O caturra de lá eu acho que não vou fazer no expresso. É bem ácido, acho que não ia ficar muito do jeito que eu gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unique Floral, 23g no IMS triplo, BR 50%, 95C. A acidez quase queima um buraco na língua, mas é uma acidez deliciosa de ameixa e iogurte. Esse café vai fazer falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse final de semana, terminarei o Etiópia,deve ter umas 50g no máximo. Estou bebendo também o mundo novo DOT da grenat. E irei beber os Nda,luke e ouro verde que torrei na quinta e sexta...esse final de semana promete...

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...