Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

coé, coé...

Tomei agora um duplo do Ninho da Águia da última compra coletiva.

Achei que ficou muito bom. Não é tão exótico quanto o da anterior, que lembrava bastante um etíope, mas é um café bem agradável, algo como um blend de um brasileiro e um pouco de etíope, só pra dar um certo  je ne sais quoi na coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

785 do Joselino Meneguete (Coffee Lab), torra de 10 dias, em taça de cristal (tipo para vinho), BR de 10%, na Aeropress (método invertido) e no V60 nº1, nesta ordem. Complexo (que diversidade e riqueza de aromas e gostos!) e fabuloso, aftertaste prolongado e suave, deu vontade de repetir. Na AP ficou mais equilibrado, um pouco mais ácido (o que aprecio) na 3ª temperatura (mais fria) e sem amargor (fundamental pra mim) desde o começo (65ºC na taça). É o meu 4º dia de AP e estou gostando muito mesmo. Meu genro-cobaia, que chegou hoje de viagem, também gostou mais na AP do que no V60. Suum cuique. Vou ficar nele até domingo, e depois provar o também raposeiro Catuaí Amarelo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Sempre almoço ali por perto.

 

Gostava muito do Catuaí Amarelo do Wolff no espresso, mas é bom variar.

 

De memorável, tomei um café de uma fazenda cujo nome não me lembro, mas que foi cultivado na sombra, que estava sensacional. Os cafés lá costumam ser, no mínimo, muito bons. Tanto a Heloísa, quanta a Conceição e o Victor são ótimos baristas. E os cafés também são bem selecionados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo bebendo café. \o/

 

Essa semana tomei um Orfeu na rua, muito bem extraído na Doceira Holandesa.

 

Hoje fui fazer exame de sangue. Além de picada nos 2 braços, pois a moça não achava a veia, só restou depois um pretinho pavoroso da vending. Manhã dos infernos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não tomei um Orfeu aceitável ainda.

 

Fiz o mel de abelha do Mario este torrado por mim. Acertei em cheio pro v60, que ando fazendo mais.

 

Tô fazendo expresso só no fds

 

Pro trabalho faço todo dia a prensa francesa, as vezes método no press french press, as vezes o normal. Hoje lá foi forquilha.

 

Ainda nem peguei meu café dá compra coletiva com o cal, tô doido pra experimentar o ouro verde e o nda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tomar um café da Fazenda Santa Helena, torrado pela mestre de torras da Belini em 12/8, extraído no V60. Floral, acidez média, bom café, equilibrado. Pra ser perfeito, faltou um pouco de doçura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda misturando tudo.... a doçura e o caramelo do Mundo novo Campo Místico com a acidez do exótico,  seleção do Mario... Uma delicia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesses dias estou alternando um café que raramente vejo nas lojas online, da variedade Acaiá, produzido na região de Carmo de Minas - MG. 

 

Café de 84 pontos, por informação do vendedor.

 

No espresso, ficou com acidez leve, bem frutado, corpo médio. No V60, o café mudou: perdeu acidez e ganhou bastante intensidade.

 

Já está no finalzinho do pacote, mas não deixará saudades. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha carta de grãos estes dias anda igual à do casal místico (aliás, graças aos presentes deles): Novo Mundo em linda torra no latte e exótico do Mario coado puro.

 

Ontem na rua tomei um Nespresso. Povo do IG achou o máximo. :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A barista disse que identificou notas de especiarias no café. Acho que meu paladar estava contaminado, pois não identifiquei essas notas, mas percebi um café bem balanceado, com acidez, doçura e aftertaste bem agradáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orfeu, na máquina Breville com moedor Vario, resto está encaixotado, Orfeu é um bom grão para o dia-a-dia, nada excepcional mas é um bom café :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tomei, no café da manhã, um unique frutado que torrei ontem de manhã (coador). O cheiro estava tão bom, mas tão bom, que não aguentei deixar mofar esquecido num canto. Chegando aqui no trampo, tomei um espresso do mesmo café - uma torra um pouco mais antiga do que essa (de uns 3, 4 dias atrás), mas que ficou um pouco mais escura (cheguei a pensar que tinha perdido o café). Está um espresso competente e correto, sem traços de queimado ou amargor pronunciado. No entanto, a minha melhor torra desse café foi a que fiz ontem e tomei hoje de manhã. Vou guardar num canto agora e só tomar daqui a uns 10 dias.

 

Voltarei a consumir o blend que fiz do exótico (duas torras diferentes do mesmo café, uma média-clara e outra média), que está excepcional no coador. No espresso está um pouco agressivo além da conta, rsss.

 

Aliás, meu palpite é que o exótico deve descansar um pouco mais, para mostrar o seu melhor.

 

Devo torrar mais hoje a noite, depois da 22h, rsss. Acho que, dessa vez, vou de ouro verde. Vou usá-lo para coador. O unique de ontem ficará excelente para expresso.

 

Andei enfrentando um probleminhas no STC UNO, que culminaram em repetição da solda dos cabos dos sensores no controlador. Não vou dizer que ficou 100% livre de erros de leitura, mas está 95%, suficiente para que eu reaprenda o controle do perfil do torrador (no trio, vou deixar opção para que o cabra escolha qual método de leitura de temperatura vai preferir, se analógico ou digital, talvez os dois, uma vez que, nele, o tambor será, provavelmente, vazado dos dois lados). Aliás, baseado nas últimas 3 torras, já tracei alarmes em determinadas temperaturas, para que eu realize um ajuste fino. Tenho que bolar um código eficiente para acabar de vez com esses problemas. Já até tenho algo em mente. Me falta tempo. Tempo: inexorável, raro ultimamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje bebi o bourbon do tomazini e sítio bela época, haveacoffee e Moka clube respectivamente. Ambos como espresso e ótimos. Só achei curioso que no cartão do Moka Clube diz que a torra é media clara e na verdade está media para espresso (mais escura)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...