Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Muito bem executada a torra da Unique nessa edição limitada. Em primeira impressão, parece que a torra passou do ponto, pois grão ou outro apresenta sinal de óleo. Ao moer, um tom um pouco mais claro se revela, bem como o aroma não sugere aquela torra mais ardida. Já peguei torra da Raposeiras com essa mesma característica, parece que passou do ponto, só que não.

 

Fica muito bom no espresso, com boa acidez e bastante corpo. Deve ficar legal no coado também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tomando 3 cafés simultaneamente, variando entre espresso e coado (v60)

Este aqui meu primo foi para Áustria e trouxe de Viena, trouxe em grãos com torra de mais ou menos um mês, na loja que comprou a vendedora disse que era o mais tradicional de lá, porém a torra é um pouco passada do ponto para meu gosto, é um café diferente, mas que não me agradou não:

 

5E51A33C-0525-44FB-AD6A-D05E27EB3627_zps

 

 

Esse aqui torrei em casa, no Gene, é um blend com grãos da Etiópia, Burundi e mais dois da região de Java, o nome é Taller del Taller,  a torra foi por volta de City + com 5 dias de torra o café estava bem normal, pouco desenvolvido, passou 10 dias de repouso e ficou ótimo, tem um aroma caramelado e sabor com notas de chocolate, baixa acidez, achei bem cremoso e viscoso com um bom aftertaste nota 88,5, segue a foto da torra, do grão torrado e da extração:

 

5812BB39-6052-4053-815B-D8DEEFC3F46A_zps

 

266E9950-FD6E-4801-A122-680370B5EAC6_zps

 

 

AA1D0B46-0410-470C-B80A-198AB2EE9232_zps

 

 

E finalmente, também torrei um da Etiópia Orgânico, esses cafés importados faço duas torras de 230g cada, uma mais clara e outra mais escura para saber como o grão se desenvolve e qual torra é melhor, claro que antes dou uma pesquisada para saber que perfil que os americanos geralmente usam para tais grãos, pois tem café que só fica bom em full city por ex, não adianta querer fazer torra clara, os grãos africanos são bons, são diferentes o filete da rachadura geralmente é cor bem clara, sempre me remete aroma e sabor advindo da terra, eu gosto, mas não acho os melhores não, em blends vai muito bem, segue uma foto da torra e uma outra do pacote cru:

 

A4F8BDD8-97F9-4975-8077-C5A60A70444D_zps

 

7CD4DA6F-D5C7-470E-AB96-4CC8B359A914_zps

 

Ainda devo ter uns 15 pacotes crus de regiões diferentes para torrar, mas ando com uma preguiça para ficar mexendo com torra de café que vocês não tem ideia, ando comprando torrado, fds em Ponta Grossa acabei comprando um pacote do Orfeu com quase 30 dias de torra, está no congelador, por puro comodismo de ter que torrar :/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opsss Austriaaaaaaaaa!!!! hahahaha não sei que diabos falei Austrália viu eitchaaaaaa, no IG escrevi correto, viajei mesmo hehehehehe quase mesma coisa que confundir japão com coreia :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Ethiópia Orgânico deve estar com uma acidez maravilhosa. :)

Se for parecido com o  Ethiópia Sidamo que comprei na academia.

Isso me lembra que só tenho mais uma dose pra single.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tomando 3 cafés simultaneamente, variando entre espresso e coado (v60)

Este aqui meu primo foi para Áustria e trouxe de Viena, trouxe em grãos com torra de mais ou menos um mês, na loja que comprou a vendedora disse que era o mais tradicional de lá, porém a torra é um pouco passada do ponto para meu gosto, é um café diferente, mas que não me agradou não:

 

Ainda devo ter uns 15 pacotes crus de regiões diferentes para torrar, mas ando com uma preguiça para ficar mexendo com torra de café que vocês não tem ideia, ando comprando torrado, fds em Ponta Grossa acabei comprando um pacote do Orfeu com quase 30 dias de torra, está no congelador, por puro comodismo de ter que torrar :/

 

Mas os cafés Austríacos tradicionais são realmente assim. Interessante para beber lá acompanhando uma Sachertorte (que saudade!), mas não compraria para tomar em casa ...

 

15 pacotes de cafés internacionais crus???? Vc é meu ídolo da importação direta!!!!!

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny.. O que acho mais bacana é que você conhece cafés do mundo todo... :) Muito legal poder comparar os cafés internacionais e saber as características típicas de cada país..

 

Já eu.. Só fui tomar meu primeiro internacional esta semana... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Burny, meu maior hobby no café é esse, experimentar a maior variedade possível, os melhores, os mais exóticos, enfim, essa é a diversão, não importa o equipamento pois até no coado nos divertimos muito.

Hehehehe eu nunca comprei internacional na forma de importação direta, sempre são pessoas que trazem pra mim escondidos mas bem escondidos mesmo dentro da mala, esses tempos chegou o famoso Geisha da Faz. Esmeralda e estava morrendo de medo de perder esse café e ficar para o pessoal da fiscalização tomar, mas veio são e salvo, quero pesquisar bem um perfil de torra para este café pois não posso errar :)

Esse Austríaco você conhecia essa marca Burny? Esses tempos ganhei um da Grécia, mas uma pena que veio moído...

E Miyamoto se vier aqui você toma de graça, agora mandar os crus de jeito nenhum, pois eu não repito café, sempre comprando diferentes :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny.. O que acho mais bacana é que você conhece cafés do mundo todo... :) Muito legal poder comparar os cafés internacionais e saber as características típicas de cada país..

 

Já eu.. Só fui tomar meu primeiro internacional esta semana... :(

 

Miyamoto, é muito fácil na Alemanha conhecer cafés de diferentes países. É a maldita proteção de mercado no Brasil. Para te dar um exemplo: nem 30 km da casa dos meus pais (e eles moram na roça mesmo) tem uma torrefação (a Langen) que tem cafes de pelo menos 5 a 10 países. Se vc mora em Berlin, tem pelo menos 10 cafeterias (3 muito boas mesmo !) que tem cafés do mundo inteiro.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Burny, meu maior hobby no café é esse, experimentar a maior variedade possível, os melhores, os mais exóticos, enfim, essa é a diversão, não importa o equipamento pois até no coado nos divertimos muito.

Hehehehe eu nunca comprei internacional na forma de importação direta, sempre são pessoas que trazem pra mim escondidos mas bem escondidos mesmo dentro da mala, esses tempos chegou o famoso Geisha da Faz. Esmeralda e estava morrendo de medo de perder esse café e ficar para o pessoal da fiscalização tomar, mas veio são e salvo, quero pesquisar bem um perfil de torra para este café pois não posso errar :)

Esse Austríaco você conhecia essa marca Burny? Esses tempos ganhei um da Grécia, mas uma pena que veio moído...

E Miyamoto se vier aqui você toma de graça, agora mandar os crus de jeito nenhum, pois eu não repito café, sempre comprando diferentes :P

 

Roger, se é realmente o café tradicional da Sacher, já tomei na cafeteria deles em Viena como coado, mas não comprei o grão. Os cafés que tomei na Grécia são muito parecidos com os da Turquia, não curti muito. No outro lado a comida e os Rakis ... divino.

 

É realmente isso o que eu queria dizer com "importação direta". Até uma Bezzera de 20 kilos cabe na mala ... rsrsrs

 

Vc tem um Geisha Esmeralda em casa? Nossa! Só vou buscar o Miyamoto em BH e a gente já tá no caminho ...

 

Abçs

Burny

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahahah caramba uma Bezzera de 20kg, não é fraco não viu, já fiz umas loucuras em trazer coisas pesadas em viagens, é sacrificante mas vale a pena quando chega em casa

Sim estou com um pacote do Geisha cru em casa pra torrar, e se quiserem vir serão muito bem vindos, só avisem antes para deixar uns dias de descanso a torra, aproveita a viagem para dar um pulinho no PY, Salto del Guaira 130km daqui e la no shopping China tem um stand repleto de coisas da Bialleti, já avisei a turma aqui no CDC quando vierem para esses lados no interior do PR tem por obrigação passar em casa pra fazer uma visita e tomar um café de graça :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, Sachertorte é realmente bem pesado, mas gosto da combinação de chocolate com compota de alperce. Minha esposa faz de vez enquanto. Apfelstrudel já tem como comprar em BH (no Strudelhaus). Não é o melhor que existe, mas é bom.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida meu primo esteve em Berlin Burny, poderia ter pego umas dicas dessas 3 cafeterias para ele ter trazido uns grãos torrados... uma pena mesmo o Brasil limitar as importações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério, a minha mulher me mataria ... mas muito obrigado pelo convite. Muito bom saber que tem pessoas com o mesmo "hobby". Estou no CdC para pouco tempo e não sei se vcs já fizeram, mas seria muito legal organizar um encontro em algum momento.

 

Acho já discutimos as cafeterias de Berlim em algum momento aqui, eu gosto p.ex. muito da Kiezrösterei e cafeteria do Stefan para espresso, mas o Fernando falou que o coado foi fraco. Concordamos que o Wild Café é ótimo etc. . Na verdade são mais do que 3 e também depende muito se vc gosta mais de espresso italiano, 3a onda, coado etc.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para voltar para o assunto: O resto do Espresso Malabar da Langen (interessantemente fala os tempos e temperaturas da torra no pacote: 16 min, max. 230 C), depois vou abrir o microlot frutado da Terroa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na mala??? acho o Roger perdeu o titulo "ídolo da importação direta" para o Victor! O meu recorde são 17 garrafas de cachaça mineira (Brasil -> Alemanha) na mala. Seria que eles fiscalizam assim por causa de pessoas como a gente ...

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei. Foi uma boa despedida.

Vai nada Xará. Só se eu tivesse tirado férias sozinho. Quando tiro com a patroa, aí é que não me sobra tempo para nada hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...