Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

Marcio guardava nessas garrafinhas escuras de cerveja com tampa de porcelana. Eu não tenho tanta paciência. Se o café for pouco, para 15 dias até um mês deixo no saco em que veio ou coloco em vasilhames herméticos, o restante congelo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai , café para até 30 dias no saco , mais que isso no saco congelado .

Não é a toa que o Alexandre (com seus 120 anos de experiência) em algum lugar aqui no CDC recomenda lata de leite ninho .

Claro que na época eu não acreditei e depois de gastar muito dinheiro em tranqueiras inúteis e não perceber diferença alguma é que eu fui acreditar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solução encontrada no feriado, garrafinhas de suco de uva integral de 300ml,cabe exatamente 100g de café torrado, separo o pacotinho de 250g em 3 e vou usando um de cada vez.

Hermético, pequeno, abro um de cada vez, café envelhece menos pq abre menos... Lindo.. 

OxgIaIU.jpg

.

uVUpewj.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abri um café q tava congelado (a vacuo) e coloquei no airscape (dentro do congelador) e estou

usando apenas doses pequenas q tiro bem rapido para não ter troca de temperatura.

 

Ótimos resultados por enquanto. O café tem torra de 2 meses atras e está parecendo fresco

e tenho ótima crema todo dia. Já foi mais de metade nesse esquema. O problema do airscape

é que ocupa um espaço enorme no congelador q é pequeno :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abri um café q tava congelado (a vacuo) e coloquei no airscape (dentro do congelador) e estou

usando apenas doses pequenas q tiro bem rapido para não ter troca de temperatura.

 

Ótimos resultados por enquanto. O café tem torra de 2 meses atras e está parecendo fresco

e tenho ótima crema todo dia. Já foi mais de metade nesse esquema. O problema do airscape

é que ocupa um espaço enorme no congelador q é pequeno :/

 

Coloca ao lado do Airscape congelado um saco com cafe com a mesma  data de torra e compara , é praticamente imperceptível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por tudo que li no tópico, creio eu que o problema não é o congelamento,

sim o tira e põe no congelador que faz muita troca de temperatura e oxida

mais facilmente o café pelo acumulo de água nos grãos.

Então se manter o café no congelador tanto importa saquinhos, airscape, vasilhames hermeticos e afins...

Vá pelo que menos ocupa espaço e só tire o que for usar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do freezer o grão estará entre -18 e -22 Cº , se abrir o freezer e expor o grão por 15 a 20 seg não fará diferença a ponto do grão entrar em descongelamento , a umidade que entrar no saco vai congelar imediatamente em contato com o grão .

 

Claro que essa é a minha opinião depois de testes simples , antes de fazer alguns testes eu comprei uma airscape , tithvac e outros badulaques caros que foram inúteis .

Não percebendo diferença comecei a fazer testes comparativos , faça isso , coloque do lado da garrafa um simples saco com o mesmo café e compare , no espresso não percebo diferença.

 

Nos meus testes a diferença que eu percebi e anotei na época , foi que se colocar o grão congelado direto no moedor , a setagem do moedor é um valor , se esperar 15 minutos com o grão descongelando a setagem do Vario/Forte será uns 4 ou 5 clicks mais grosso.

Nesse caso o sabor altera , se vc perguntar para pior ou melhor , eu diria que altera , que ficou diferente , mas não necessariamente melhor ou pior .

 

Seria interessante mais pessoas fizessem  testes comparativos pois eu jamais fiz testes com coados , só com espressos  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não fui claro , quem usa o Vario / Forté acaba tendo que anotar os valores de setagem quando usa varios tipos de café , por exemplo eu estou usando um valor para um café agora , digamos se eu congelar eles por uns 2 meses , quando for usar é só colocar o valor antigo (+/- um click) que ele sai ok , agora se eu deixar descongelar por 15 minutos , aí a setagem precisa ser engrossada uns 4 ou 5 clicks .

Porque ? Não sei , mas é assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos. Eu soh to usando o airscape no teste pq eu iria usar de qualquer forma.

Mas é ótimo saber que sacos plasticos também tem a mesma performance.

Pq só tenho 2 airscapes e sempre tem mais café para congelar. O que eu faço é

ter 2 abertos por vez. Ai tiro do pacote original e passo pro airscape onde tiro a

dose que preciso todo dia bem rapido para não descongelar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solução encontrada no feriado, garrafinhas de suco de uva integral de 300ml,cabe exatamente 100g de café torrado, separo o pacotinho de 250g em 3 e vou usando um de cada vez.

Hermético, pequeno, abro um de cada vez, café envelhece menos pq abre menos... Lindo.. 

 

.

 

Eu uso umas garrafas de suco semelhantes de 500 ml.

Cabem uns 200 gramas de cafe.

são ótimas pra armazenar uma torra de 250 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

pessoal, fiquei com uma dúvida.

 

Congelei alguns grãos, pois me empolguei com a compra da máquina de expresso e acabei comprando quase 1 kg de diversos cafés.

 

Minha dúvida está como farei para usar esses grãos:

 

1 - Tiro antes de usar e já começo a moer direto congelado, ou espero descongelar? se espero, quanto tempo indicam esperar entre tirar do congelador e usar.

 

2 - Posso, tirar o pote de 500g do congelador, tirar 14g na mesma hora (que irei usar) e colocar o pote de novo no congelador? entendo que em 30s conseguiria fazer isso, será que vai estragar o café?

 

abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, não costumo congelar, mas pela experiência de outros aqui:

 

1 - Pode moer congelado mesmo (menos tempo pra condensar vapor de água nos grãos)

 

2 - Pode tirar só o que precisa e voltar com o resto pro congelador (vários aqui fazem isso)

 

E caso resolva descongelar grande quantidade, o faça com o recipiente lacrado para evitar condensação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Guest Pedro Nunes

Encomendei latinhas tipo de amostra pra guardar meus cafés.

 

sempre compro/torro em pequenas quantidades para consumo em não mais que 2 semanas, então acho que vai funcionar.

 

O link da loja é esse: http://www.aluminiomoasa.com.br/loja/home/285-ref-196-lata-para-amostra-de-cafe.html

 

se receber direitinho aviso os colegas do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Lindo e aparentemente com qualidade/acabamento espetacular, mas o preço é realmente uma piada.

 

Pra quem estiver querendo a mesma função, existem tubos de ensaio com medidas similares a esses, de vidro também (parede mais fina) e tampa com rosca por uma pequena fração desse valor (esse, por exemplo). Só teria que pegar um retalho de vigota de madeira e fazer um suporte parecido, ou então usar suporte aramado pra tubo de ensaio mesmo (mais feio).

 

Dá pra gastar ainda menos usando tubo de ensaio comum com tampa de silicone que também veda perfeitamente, ou menos ainda usando aqueles tubetes pet que o pessoal costuma usar pra fazer lembrancinha de festa infantil ou pra guardar temperos (tipo esses).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambas as versões, comercial (em plástco) e doméstica (em vidro), têm a válvula de escape de CO2 em silicone. São idealizados, junto com outros sensacionais acessórios, para "acompanhar" os novos grinders EG-1 e HG-1. Muito provavelmente (lá fora sem impostos e taxas de importação), quem tem poder aquisitivo para comprar o super moedor, e quer conforto em casa (ou é preguiçoso), pode adquirir as células de grãos para comprar em cafeterias os grãos já pesados em dose individuais (de diversas variedades, se quiser); daí é só jogar no EG-1 e voilá! Moído e pesado sem erro, já que a retenção do EG-1 é de 0,1g! B)

 

Mais infos aqui: http://lynweber.com/accessories/bean-cellars-commercial/ e http://lynweber.com/accessories/bean-cellars-glass/

 

A propósito, aquele Tumbler é um "funil" que já faz o" WDT"! kkkk muito legal mesmo! http://lynweber.com/accessories/blind-tumbler/ :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

lipe_oa: Sua dica me ajudou um bucado a vida pra melhorar a conservação de grãos na 1268 e fazer outras coisinhas. A garrafa que você usa, eu tenho várias de 1,5 lt por servir essa marca de suco aqui no café. Tá sendo ótima para armazenar os grãos quando abro um pacote (nesses tempos de movimento baixo, 1 kg de café tem durado três dias x.x).

 

Além disso, os pacotes de 1 kg tão morando no freezer. Melhor que meu armário escuro ao me ver.

 

Outra utilidade, um tanto besta mas útil, é usar essas garrafas para cold brew. Faço a infusão nelas, por serem bem vedadas não tem risco de pegar algum odor na geladeira, e depois de filtrar, guardo o cold brew dentro delas. A duração tá sendo bem boa e é um jeito funcional de fazer o cold brew

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem descongelei 100g do black cat intelligentsia com 1 ano de torra, aroma e gosto excelentes. Uso embalador a vácuo, não tem erro. O que não está congelado, mantenho nas embalagens ziplock com válvula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se existem opções melhores eu não sei, porque não testei pessoal e comparativamente, mas depois de 5 meses usando direto os potinhos "a vácuo" (não exatamente isso, claro) da Consul posso garantir que eles funcionam muito bem para os grãos não congelados ou não refrigerados que estão sendo usados na semana, ou mesmo na quinzena (neste caso quando não abro o pote regularmente). ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...