Ir para conteúdo

Cabos e manoplas de madeira


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Alguém alguma vez fez a troca?

O PF da minha pavoni está ficando assim:

 

2014_12_31_17_31_21.jpg

 

Então logo precisarei trocar... Dicas? Locais que posso mandar trocar? Lugares que posso comprar e eu mesmo trocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opá Sérgio, valeu pela fica.

Mas como desmonta isso? Achei que fosse parafusado mas não consegui desaparafusar nem puxar nem nada.

Se for de rosquear, vou em alguma marcenaria e mando fazer o cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então senhores...

Hoje inventei de limpar a La Pavoni inteira, desmontei tudo, lavei conforme manda a lei.

Tirei facilmente o cabo da alavanca, apenas desrosqueei, mas o do pf não saía por nada.

Prendi o cabo numa morsa e com a ajuda de um alicate rodei o pf. Como resultado o cabo terminou de rachar e fiquei com duas metades de cabo  :P

 

São três partes, o pf em sí, um parafuso e o cabo.

O parafuso estava todo destruído, parece que o cabo foi derretendo e grudando nele.

Achei um outro parafuso aqui que encaixava nele e serrei a cabeça (do parafuso, antes que alguém ache foi a minha :D). A minha ideia é mandar algum marceneiro fazer um cabo que encaixe na outra ponta desse parafuso, e então aparafuso ele no pf.

 

Por enquanto montei as duas metades do cabo no parafuso velho e rosqueei no pf, para segurar as duas metades do pf, e consequentemente o conjunto todo, enrolei fita isolante nele inteiro. Até que ficou bom, só dá pra ver que tem a fita se olhar com muita atenção.

 

Alguém conhece algum marceneiro que poderia fazer o cabo pra mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, na hora da raiva eu acabei esquecendo das fotos...

Agora que já está com a fita não vou desmontar, mas prometo fotos quando eu for colocar o cabo de madeira.

O que notei e que pode ser de seu interesse é que o parafuso tem tamanhos diferentes em cada ponta, o lado que encaixa no PF tem um diâmetro menor e o que vai no cabo um diâmetro maior. Não sei se todos os modelos são assim, na internet achei gente que o parafuso tem um diâmetro único.

Como o meu parafuso está todo cheio de plástico grudado, a ideia é usar esse outro parafuso que serrei a cabeça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, da uma olhada se não tem uma fabrica de cutelaria artesanal na sua região. Eles normalmente tem madeiras lindas e resistentes disponivel e dominam as técnicas para fazer cabos etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lado ruim de morar em cidade grande é que certas coisas mais artesanais são mais difíceis de achar...

Vou ver o que faço e qualquer novidade aviso a galera aqui.

Já que vou fazer, então vou fazer o conjunto todo. os dois cabos e a válvula de vapor também.

A válvula acho que é o mais fácil, difícil vai ser me fazerem a rosca no cabo.

Estou pensando em eu mesmo fazer, pegar uma madeira e lixar até ficar do jeito que eu quero, fazer o furo um pouco menor que o parafuso com uma furadeira e depois parafusar na marra. será que rola?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma informação útil pra quem vai fazer seu próprio cabo. Assistindo vídeos de cutelaria pela indicação do Burn descobri que pra proteger o cabo de umidade é só aplicar super bonder, como se fosse um verniz, depois lixando com uma lixa 800. Três passadas e seu cabo vira impermeável e brilhante.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A outra questão é a da temperatura alta. Precisa de uma cola e madeira especifica?

 

Fazer a peça parece simples. O meu avô tem todas as maquinas na oficina dele. Pensei que seria uma boa ideia fazer cabos dos PFs e da alavancas de vapor e de E61 de madeira para a Bezzera na minha proxima viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, pelo que andei olhando nos vídeos de cutelaria eles colam com epoxi.

Pelo que andei vendo pelo HB eles não se preocupam tanto assim com o calor, talvez só com a umidade, que se a madeira for selada com superbonder deixa de ser um problema.

Nos vídeos que ví de cutelaria eles usam vários tocos de madeiras colados com epoxi e vão desbastando até ficar na forma de um cabo. Acho que qualquer madeira depois de selada serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cidade grande tem outras vantagens. Procure localizar feiras ou lojas de artesanato. O SENAC pode ter curso de marcenaria e, aí, tem as maquinas, professores e alunos que podem fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opá Sérgio, valeu pela fica.

Mas como desmonta isso? Achei que fosse parafusado mas não consegui desaparafusar nem puxar nem nada.

Se for de rosquear, vou em alguma marcenaria e mando fazer o cabo.

Na minha pavoni o cabo é rosqueado.

Talvez não tenha percebido por estar apertado demais.

Isso pode até ter ocasionado a rachadura.

A substituição por madeira parece simples.

Da até pra pensar em uma tampa do boiler que combine com o novo cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A outra questão é a da temperatura alta. Precisa de uma cola e madeira especifica?

Fazer a peça parece simples. O meu avô tem todas as maquinas na oficina dele. Pensei que seria uma boa ideia fazer cabos dos PFs e da alavancas de vapor e de E61 de madeira para a Bezzera na minha proxima viagem.

:D Burny parece fácil , mas fazer na mão e no olhometro como no filme exige experiencia e mão boa , o sujeito usou apenas um calibre de cartolina , se vc vacilar vc estraga a peça , e se errar o angulo de ataque do formão , vc vai machucar a mão ou o formão vai sair voando que nem um missil.

 

Aí em tiradentes tem essas fabricas de moveis rusticos e com certeza marceneiros que farão barato essas peças.

Mexer em torno sem treinamento pode levar a sua mão para uma visita a um Krankenhaus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkk, obrigado C.Eduardo. Pensei mais em deixar os trabalhos mais difíceis para o meu pai. Ele tem bastante experiência com isso. Aqui tem também uma fabrica de facas (Burza) que faz cabos bem bonitos. Só não deve sair barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...