Ir para conteúdo

Ajuda! Upgrade de maquina expresso!


Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal! Estou querendo fazer um upgrade e gostaria muito da opniao de vcs. Tenho uma Poemia Saeco e ja tentei de tudo com ela. Faço um café bem razoável e acredito que para melhorar vou precisar de uma maquina bem melhor. O maior problema que eu tenho eh que ela superaquece e queima o café, deixando-o com um gosto amargo. Tenho que fazer o café imediatamente após a luz verde acender. Tambem nao consigo um tempo de extracao recomendavel. Se o grao esta fino ela entope e quando o grao esta mais grosso a agua passa rapido demais....qual maquina devo comprar pra usar pelo menos por mais uns 15 anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra 15 anos a Silvia é realmente uma boa pedida, mas se está achando que a Poemia aquece demais, espere até encarar a Silvia. :P

 

Tem certeza que o amargor é por conta da temperatura alta? Chegou a medir a temperatura de extração de alguma forma ou tentou surfar a temperatura para fazer uma extração mais fria e avaliar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A Silvia aquece após a extração. Temperatura vai no teto e leva uns 2-3 minutos para baixar. Idem depois de vaporizar, mas isto é mal de todas as domésticas. Mas a Miss vai durar mais do que 15 anos, quase certo.  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que nao pois ja testei varias torras. Se vc acerta a temperatura o expresso fica muito bom....muito crema e docura. Se eu fizer outro expresso logo em seguida ele fica muito ruim, sem crema e amargo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra uma Gaggia color, por 890,00 na loja Zyba, pode não durar 15 anos, mas se durar 4 já briga de preço com a silvia, que custa 3.300,00

http://www.lojazyba.com.br/prod,IDLoja,13710,IDProduto,2216054,gaggia-cafeteira-expresso-gaggia-color-red

http://www.supracafe.com.br/produto/rancilio-silvia

 

OBS: nunca comprei nesses lugares, só achei o preço na net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra uma Gaggia color, por 890,00 na loja Zyba, pode não durar 15 anos, mas se durar 4 já briga de preço com a silvia, que custa 3.300,00

http://www.lojazyba.com.br/prod,IDLoja,13710,IDProduto,2216054,gaggia-cafeteira-expresso-gaggia-color-red

http://www.supracafe.com.br/produto/rancilio-silvia

 

OBS: nunca comprei nesses lugares, só achei o preço na net.

Olha só a Sílvia.

Peste ruiva comichando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Supracafé virou lenda ...não existe mais ... (já houve relatos aqui inclusive sobre) afora os milhões de reclamações no ReclameAqui.

 

A LojaZyba já fiz contato quando tinha interesse na Gaggia e perguntei se poderia ir retirar e falaram que sem problemas. É um bom sinal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Supracafé virou lenda ...não existe mais ... (já houve relatos aqui inclusive sobre) afora os milhões de reclamações no ReclameAqui.

 

A LojaZyba já fiz contato quando tinha interesse na Gaggia e perguntei se poderia ir retirar e falaram que sem problemas. É um bom sinal.

Menos mal, menos risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essa Gaggia na Zyba (como em qualquer loja que consegui achar aqui na RBC :() está em falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Zyba ainda tem , só que 220V , isso é fim de festa   :

 

http://www.lojazyba.com.br/prod,IDLoja,13710,IDProduto,2216054,gaggia-cafeteira-expresso-gaggia-color-red

 

Para quem não conhece a loja , ela é o maior fornecedor de peças gaggia e saeco.

 

Abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, tenha uma coisa em mente: esse problema que você está enfrentando provavelmente acontecerá também na Gaggia, na Silvia ou na maioria das outras máquinas domésticas (cada uma com suas particularidades, logicamente). Estabilidade térmica de shots sequenciais em máquinas domésticas de caldeira pequena não é uma característica comum. Eu te aconselho a, antes de trocar a máquina, dar uma lida sobre temperature surfing (já sugerido pelo Rodrigo) para tentar domar a sua Poemia e avaliar os resultados. Depois, mesmo que acabe trocando de máquina, você já estará mais familiarizado com a técnica e, provavelmente, apanhará menos na nova.

 

Outra opção é partir para um controle de temperatuda da caldeira via PID (não sei se compensaria fazer na Poemia) o que costuma resolver ou, ao menos, minimizar o problema da estabilidade térmica desse tipo de máquina. Dê uma pesquisada sobre isso também, vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Mortari! Vou tentar domar melhor a poemia. Nao sei se estou enganado mas o fato de nao conseguir um tempo de extracao maior com uma granulometria mais fina do grao poderia comprometer a qualidade final do expresso? Pelos shots que vejo em video parece que em maquinas melhores com o porta filtro sem pressurizador sai apenas um fio de café e me dá a impressao que o mesmo é mais encorpado, mais saboroso talvez! Eh isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deveria ter algum controle do fluxo afinando a moagem, mesmo com o sistema pressurizador. Talvez não esteja moendo fino o suficiente ou esteja usando café velho ou ruim.

 

A diferença visual que você citou é por conta da crema, nas máquinas com pressurizador ela não existe e sim uma espuminha densa gerada pelo aparato pressurizador (essa é uma das funções dele). A crema em si não vai mudar o sabor do café, apesar de, na minha opinião, alterar a sensação ao tomar o café, principalmente nos primeiros goles, pois a textura dela é bem diferente da "falsa crema".

 

Se você quiser fazer o teste com a Poemia é fácil, já que o aparato pressurizador dela fica no porta-filtro e não no filtro, é só soltar os parafusos e tirar umas pecinhas lá. Dá uma fuçada no tópico dela que em algum lugar explica como fazer.

 

Mas fique sabendo que, sem o pressurizador, a maquina vai ficar mais exigente com vários aspectos da extração: relação dosagem X moagem – vai precisar de um controle mais preciso pra conseguir o fluxo desejado –, a própria moagem em si – sem o pressurizador a moagem tem que ser boa, senão vai dar canalização e o café vai ficar até pior (apesar que com o Hario acho que não terá grandes problemas aí) –, calçamento – não sei como é o que vem com a Poemia, mas vai precisar de um tamper decente pra calçar o pó com mais força sem o pressurizador –, café ruim ou com torra antiga – sem o pressurizador você não vai mais ter a espuminha e café velho ou meia-boca não gera crema nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor

 

 

Não sei de que tipo de café você gosta,, mas se valoriza o capuccino, te aconselharia pegar uma máquina que tenha condições de vaporizar um pouco melhor que a Gaggia Collor,,não que não seja boa,, é melhor que muitas outras domésticas,, mas se for espiando as máquinas dos que postam aqui no fórum perceberá uma ou outra Gaggia Collor e muitas Gaggia Twim... ou seja a segunda opção é bem melhor,, a explicação deixo para os intendidos em máquinas.

 

Mas se for um pouco mais além,, ai meu amigo é de chorrar de felicidade.

 

Abraço

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...