Ir para conteúdo

DeLonghi EC200 - R$148


piko

Postagens recomendadas

despressurizei o filtro desta maquina .... entretanto ...

 

Existe um filtro despressurizado , sem que seja o original adaptado ????? Onde encontro ???

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Valmor, eu procurei bastante a respeito de filtros não pressurizados para a Delonghi e infelizmente é bastante complicado encontrá-los.

 

O que achei foi um vídeo da dupla terrível do Seattle Coffee Gear comentando sobre a existência de um filtro que seria adaptável, mas nunca achei esse tal indivíduo. O jeito é continuar procurando... Vídeo: Clique aqui

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que boa surpresa Miyamoto vou encomendar um filtro duplo para brincar com meu tamper novo do JC em minha velha maquina ...rsrss

 

Obrigado pelas dicas !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei que há 2 modelos : EC200 e EC200 CDB ...

 

https://nsshop.com.br/subcategoria/delonghi/pecas-e-acessorios-para-maq-cafe-expresso-manual-delonghi

 

A duvida e' : O cachimbo e consequentemente os filtros são compatíveis entre os 2 modelos ??? ( EC200 e EC200 CDB )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tentei fazer , hoje , um expresso , filtro despressurizado , moinho Nemox com po o mais "fino"possível  , 10% ( 10 g po pra 100 ml agua ) .

 

Nao deu certo .... devo ter moído muito fino Ou pressionado muito com o tamper que o cafe saiu MUITO lentamente ...e bem aguado ...Nada parecido com expresso.

 

Sei que esta não é a maquina ideal , mas o que pode ser melhorado ????

 

Alias , 10% é uma proporção adequada ????

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Valmor, vamos por partes:

 

100 ml de expresso? Um baldão. :)

 

Sem entrar nas discussões de escola italiana, extrair por peso ou pelo blonding, %extração etc., vamos usar algumas medidas simples:

 

o expresso tradicional (ok, escola italiana), leva entre 7 e 10 g para um resultado na xícara de cerca de 30 g/ml. O duplo vai ficar com 50 ou 60 g/ml na xícara (com cerca de 14 g de pó). Estes extraem entre 20 e 30".

 

O ristretto leva também cerca de 10 g de pó para uma xícara de 15 ou 20 g/ml, mas é extraído mais lentamente, um pouco acima de 30".

 

Obviamente você pode gostar de um single mais intenso, feito inclusive com o filtro duplo, mas um expresso de 100 g/ml é tipo: uou!

 

Inclusive esta quantia nem cabe na xicrinha, teria que extrair na xícara de latte.

 

Vamos tentar começar por algo mais básico para você dominar mais o processo e depois começar a inventar moda.

 

Moagem no Nemox média puxando um pouco pro lado do fino. No filtro duplo coloque cerca de 14 g de pó e extraia cerca de 50 ou 60 g/ml na xicrinha. O tempo DEVE ficar entre 20 e 30". Se não estiver nesta faixa de tempo, mude a moagem e faça testes até ficar nesta faixa.

 

Comece compactando de forma média, sem apertar demais nem de

menos. Importante é a quantia na xícara no tempo.

 

Depois a gente avança com calma.

 

PS: leia nossos tutoriais de expresso com urgência.

 

Boa sorte, bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita , isto não foi uma resposta , foi uma aula !!! Obrigado....

 

completando mas não justificando .... tirei ( ao menos tentei ! ) 100ml em 2 xícaras , 50ml / xícara .

 

Ja estou acessando os tutoriais ! mas volto aqui com mais duvidas ,  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ufa!! Explicado porque ficou aguado. Pouco pó para muito café extraído. Para 2 baldes de 50 g/ml, pelo menos 14 g de pó, até mais, o quanto seu filtro comporte, mas cuidado para o pó não tocar o chuveiro antes mesmo de expandir com a água.

 

Vá aos tutoriais.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Valmor, duas dicas:

 

quando responder a um post na sequência, não precisa usar quote/citação.

 

Leia os textos do leitura obrigatória. Eles explicam como otimizar o uso da plataforma.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste agora :

 

16g po / moagem media para fina no Nemox / 50ml xícara / Compactação media .

 

Gostei !!!! Senti certa acides do cafe que só havia notado no coado ! alias , ficou melhor que o coado !

 

Saiu até uma pequena crema ......

 

Agora me empolguei , VALEU Anita !!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Em QUANTO TEMPO de extração? Precisa verificar este parâmetro. Se estiver cachoeirando (muito rápido, ou como dizemos por aqui: coando no expresso) ou muito lento (puxando pra faixa do ristretto), precisa mexer na granulometria do moinho até ajustar o parâmetro tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos la :

 

14g po / moagem media para fina no Nemox / 60ml xícara / Compactação media .

 

entretanto ,  extração em menos de 20' ..... :(  pouquíssima crema ....

 

e agora ? "Afinar" moagem ????

 

Confirmando :  o tempo de extração se inicia apos a saida das primeiras gotas , e' isto ?

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Bom, há controvérsias. Eu conto quando aciono o botão/bomba e o café começa a pingar por volta dos 4" (nas profissionais também é assim, confirmei no curso de barismo - tempo médio). Portanto se somarmos esse tempo, a sua está extraindo em um tempo razoável.

 

Da crema rala, confirmando: o filtro é comercial, correto? Qual o café? De sua produção? Quantos dias de torra?

 

Café torrado há mais tempo produz pouca crema. Café de torra muito clara produz pouca crema.

 

Só para certificar se o tempo está correto, eu manteria a dosagem e ponto no moinho e calcaria um pouco mais no tamper, cronometrando do acionamento da extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro original da maquina , despressurizado ( mod ).

 

Cafe de um produtor vizinho ao nosso , torra media , nao sei dizer a data .... 100% arabica. Safra 2014 ... logo a torra nao pode ser muito antiga ....

 

Estou fazendo os testes somente com este cafe pra ter um parametro.

 

Desculpea ignorancia no tema ...., mas a crema tem funcao sensorial no cafe ou apenas estetica ?

 

obrigado Anita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

As duas coisas.

 

E há cafés que produzem muita crema e outros menos (tipo e tempo de torram influem). Se puder pegue um tiquinho do café do Alex para ver o que é uma crema escândalo!

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 60ml em menos de 20' seu café deve estar bem subextraído. Eu afinaria a moagem e/ou aumentaria um pouco a dose (16g por exemplo) para conseguir uns 40 a 50ml em 30'.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valmor, só vi seus comentários a respeito da máquina agora. Gostaria de te tentar te ajudar um pouco. Pelo o que eu me lembro a melhor dica que posso te dar é com relação a dosagem do filtro:

 

Primeiramente observe que após a modificação que deixa os filtros despressurizados as borrachas que encaixam dentro dos filtros duplos e simples são distintas. Utilize sempre o filtro duplo (é muito difícil acertar no simples) e encaixe a borracha menor nele (isso aumentara a capacidade do filtro).

 

Nessa máquina a distância do pó após compactação à tela do chuveiro muitas vezes interfere mais que a granulometria em si.  Faça um teste, utilizando a mesma granulometria vá aumentando a quantidade de pó, acho que a quantidade ideal ficava entre 18 ~ 20g. Você vai ver que o tempo de extração aumenta consideravelmente quando você vai atingindo essa distância ideal do bolo até a tela. O salto é gigantesco, eu me lembro que colocava 17,5g e extraia em 11s, daí eu aumentava para 18,5g e o tempo já ia pra 36s (com a mesma moagem). 

 

Uma vez que você já descobriu qual a quantidade ideal de pó para colocar no filtro, brinque com a granulometria (ela interfere menos no tempo de extração dessa máquina) e vá ajustando a dosagem de pouquinho em pouquinho (0,5g em 0,5g ou até menos). 

 

 

Depois me diga se fez alguma diferença, pode ser que isso só ocorra com a minha máquina... vai saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 years later...
Em 11/06/2014 at 09:09, Igor disse:

Olá Valmor, vai precisar sim e muito!!! A primeira dica que te dou até o seu tamper chegar é a seguinte, retire o tamper de plástico que vem grudado nela e utilize ele para tampear. Para retirar basta puxar o tamper pra baixo com jeitinho... É necessário retirar o tamper porque agora você irá precisar aplicar bem mais força do que aplicava antes e se fizer isso com ele grudado na máquina você pode acabar estragando ou quebrando algo.

 

Com relação ao tamanho do tamper eu acredito que deve ser algo entre 51 e 53mm. Eu cheguei a ver informações de que era 51 e acabei comprando um tamper com esse tamanho, mas o tamper ficava folgado... Pode ser que a informação estivesse errada, na dúvida pegue uma régua e meça!

Cara, que top.. Eu não sabia que tinha como tirar esse tamper fixo dela.

Muito obrigado.

Agora vou medir ele para comprar um outro um pouco maior.

Desculpa em te citar, mas como o tipico é antigo, acho que as pessoas não estão nem olhando mais para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...