Ir para conteúdo

Caffè Sotto


Igor

Postagens recomendadas

Não sei se já discutiram sobre esse equipamento por aqui, usei a ferramenta de busca e não achei nenhum resultado para "Sotto".

 

Bem, segue o tal café: http://www.caffesotto.com/

 

 

 

 

 

Quanto ao funcionamento, pelo o que compreendi, após a água ferver e a válvula ser fechada isso faz com que a água suba pelo cano até ser despejada no vidro (algo parecido com uma moka). Como a válvula de vapor está fechada esse despejamento sobre o vidro cria uma especie de vácuo dentro do boiler, que suga o café de volta quando a chama é apagada. Simples, Only Physics! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mistura de Moka com sifão.

O método é até bonito, mas tenho a impressão que inventaram uma roda redonda para substituir a roda original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais do mesmo com roupa diferente.

Tenho visto trocentas traquitanas.

Será que todas elas imprimem um perfil de sabor diferente do sabor das quase centenárias mais tradicionais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certeza absoluta que sim, mas certamente que uma diferença tão suave que 95% dos apreciadores de café não vão conseguir perceber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, agora que parei pra pensar é muito parecido com um Shypon mesmo. Acho que a diferença deve ser que a pressão criada dentro do boiler é maior que no Shypon, pois no Sotto o café é literalmente puxado pelo tubo, equanto no Shypon ele desce por gravidade/pressão. 

 

Por ter que "puxar com mais força" no Sotto a moagem deve ser mais grossa do que no Shypon, isso com certeza interfere no sabor. Além disso nesse equipamento aí o controle de temperatura é mais preciso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muuuuuito trabalho para para fazer 2 cafezinhos , se não bastasse , imagina lavar essa traquitana toda , cada vez que fosse usar , o cilindro vai dar trabalho para lavar por dentro.

Graças a Deus eu gosto é de espresso  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei muito no que você falou Carlos, deve dar um trabalhão pra limpar.

 

Como todas nessa categoria o sabor é mais no visual mesmo, afinal comemos e bebemos com os olhos também. 

 

Tipo assim:

 

%C3%89+de+comer+com+os+Olhos.jpg 

 

SQN!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por ter que "puxar com mais força" no Sotto a moagem deve ser mais grossa do que no Shypon, isso com certeza interfere no sabor.

Mais fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...