Ir para conteúdo

Qual moedor de café comprar?


Postagens recomendadas

Pessoal, bom dia.

 

Venho através deste tópico pedir ajuda para comprar um moedor de café adequado as minhas (do meu pai na verdade hehe) necessidades.

 

Meu pai é produtor de café, e hoje ele utiliza aqueles moedores manuais apenas para moer café para consumo próprio. Porém, ele cansou o braço já de tanto utilizá-los e também agora ele deseja moer café para vender, pois hoje ele vende o café em grãos apenas, logo ele está buscando uma solução automática.

 

Infelizmente nem ele e nem eu temos qualquer conhecimento ou experiência com moedores de café automáticos. Li vários tópicos sobre o assunto neste fórum e também na internet, porém não consegui escolher uma opção definitiva. Vi que há aparelhos top, como mazzer, rocky, vario, etc com uma qualidade inquestionável, também vi que deve se evitar moedores de lâminas, o ideal é comprar moedores de mós certo? Logicamente se o produto é superior seu valor será também mais alto, porém não sei se precisamos de tudo isso para atender as nossas necessidades.

 

Pensando nisto elaborei a lista de nossas necessidades para que vocês que conhecem bastante do assunto, quem sabe não possam nos indicar qual a melhor opção a se escolher para que nossas necessidades sejam atendidas:

 

- Durável para uma utilização de 4 horas semanais em média

- Não seja necessária fazer tantas manutenções preventivas

- Mantenha o aroma original do café

- Custe no máximo 1 mil reais

 

Para finalizar, gostaria de aproveitar e tirar 2 dúvidas que surgiram durante a leitura dos tópicos. Segue as mesmas:

 

- Existe moedores específicos para café expresso ou isso não tem nada haver? Se a resposta para a perguuntar anterior for sim, se por exemplo eu comprar um moedor de café expresso posso utilizá-lo para moer um café que será consumido na forma "comum"? O café do meu pai é fino, não sei se esse tipo de café pode ser utilizado para fazer café expresso ou não, porém mesmo que possa acredito que o público alvo que comprará o café dele não o utilizará para fazer café expresso.

- Compensa comprar moedores usados?

 

Espero que possam me ajudar, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo, Thiago shake.gif!

 

Pelo que entendi é para uso doméstico, certo? Um certo japonês vai me taxar de fan boy da Baratza (já assumi ser fan boy da Hario), mas o Encore serve excepcionalmente bem para café coado (Aeropress, pour over, French Press, Moka, etc) e razoavelmente bem (no mínimo) para espresso, e vc acha por até R$ 700,00. Um específico para espresso sai mais do que o dobro disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago. Até mil reais tem o Baratza Encore no café expresso brasil, o Alexandre que é dono e membro do forum faz uma modificação na máquina que permite uma moagem mais fina que o moedor normalmente pode oferecer, exatamente para utilizar este moedor para expresso. e mesmo assim ainda é possível utilizar o moedor para outros métodos. Eu comprei com ele, é um cara bacana e atencioso. Eu não saberia dizer sobre quatro horas semanais de uso, porque eu não utilizo tanto assim, mas é um moedor robusto e com moagem consistente, o Alexandre pode responder melhor esta pergunta. Eis o endereço da loja.
http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LUW! Fan boy...  :lol:

 

Mas o Encore é bom mesmo. Dá conta do recado para os diversos tipos de moagem. MAS para isto (principalmente espresso), é necessária a regulagem feita pelo Alexandre Velloso.

 

Outro detalhe é que 4h/semanais, sai um pouco de uso doméstico, o qual são utilizados poucos minutos por dia...

 

Mais um outro detalhe.. É que por mil reais, só encontrará o Encore mesmo. Ou o Nemox, mas este eu não sei dizer se aguentaria este ritmo de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago, infelizmente para as condições que você colocou inicialmente, o limite de R$ 1.000,00 é o mais complicado. O moedor que vejo as cafeterias usarem para moer café na hora é um BUNN: 

 

g2_hd.jpg

 

Acredito que ele consiga aguentar o tranco de 4h e ele tem várias opções de moagens pré-definidas, respondendo assim a primeira pergunta que fez. O único problema é que lá fora ele custa um 900 dólares, aqui então... hmmmm

 

Quanto a segunda pergunta, acredito que compensa sim, principalmente se a marca for boa, se estiver em bom estado, com as manutenções em dia e se a procedência for boa.

 

Espero ter ajudado e bem vindo ao clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, o nipônico levantou um ponto importante: 4 horas/semana NÃO é uso doméstico. Para vc ter uma idéia, eu ligo o meu Encore todo dia, de 2 a 5 vezes por dia. Em uma semana isso deve dar, ao todo, uns 5 minutos ligado no máximo, o que representa uns 300 g de café moído. O Encore é punk, tem (mais de uma) cafeteria aqui em CWB que usa para moer grão quando o cliente quer levar moído, mas eu duvido que cheguem nas 4 h/semana.

 

Se realmente vc vai pôr o Encore em uso intenso assim ele vai abrir o bico rapidinho. O problema para esse tipo de demanda é que vc vai precisar gastar bem mais no moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

 

4 horas por semana é bastante, teria que ser um moedor comercial mesmo, tem este anunciado :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2241-moedor-fiorenzato-com-dosador-novo-na-caixa-por-150000/

 

Ou o Alexandre da Cafe Expresso Brasil aqui do forum tinha um Rancilio Md50 usado.

 

Qualquer um dos 2 você pode moer na granulometria desejada , seja expresso, coado, French Press,....

 

Falando especificamente para expresso teria que acertar a granulometria para uma máquina nacional com filtro pressurizado, máquina tipo a Oster, Mundial, já que normalmente quem tem umá máquina de expresso mesmo das nacionais e usa filtro despressurizado, normalmente compra cafés em grãos pois tem seu próprio moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que o Alexandre disse que as mós dos Baratza duram cerca de 135 a 225kg de café moído. .. Então eu não faria as contas pelo tempo de uso semanal, mas sim por kg de café moído por semana. Se for uns 10kg, creio que não valha a pena, a menos que as mós sejam baratas para troca (o que não deve ser o caso).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado Márcia...

 

E fazendo a conta de peso e tempo.. Sendo que o moinho mói uns 1g/s, nestas 4 horas semanais devem ser moídos ao menos uns 10 kilos de café (14,4kg para ser mais exato) considerando algumas perdas de tempo claro..  :P

 

Sendo otimista, com 6 meses seu moinho já era..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que fala o ideal seria um deste tipo, há de várias marca, Bunn, Ditting, Grindmaster, etc.

 

http://www.iceshop.com.br/produto/30203/moedor-de-cafe-grindmaster-875

 

Porém, acho que o OP esta sobredimensionando a necessidade, desde que se trata de substituir o trabalho de um moedor manual, presumivelmente a utilização seria bem menor, desde que rendimento de um moedor elétrico e muito superior.

 

Ontem moí 1kg com o MACAP, e foram necessários poucos minutos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, bem vindo ao CdC.

 

Uma opção nacional que imagino ser "similar" (similar no conceito, acredito que não na qualidade de moagem) a esses planares que o Bernardo e o Igor indicaram, e que deve aguentar bem o tranco mesmo em caso de aumento da produção, seria um Raiar. Porém, mesmo usados, acho que passam um pouco do seu orçamento.

 

Outra opção é um daqueles moedores tipo mimoso elétricos (Botini, por exemplo) que custam, novos, na faixa de uns R$450,00. Não sei como é a qualidade de moagem deles (não devem fazer milagres), mas me parecem bem robustos e, dependendo do público-alvo do seu pai, podem ser suficientes.

 

O usuário Fogo Ruivo montou uma pequena torrefação e acho que utiliza um Raiar, mas tem um Botini em casa também. Mande uma MP pra ele perguntando a respeito, acredito que ele possa te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, grato pela ajuda.

 

Conversei melhor com meu pai, e o café que ele irá vender não será para expresso, vai vender café normal mesmo.

 

Referente aos moinhos que vocês sugeriram, confesso que me assustei um pouco, o encore está 999 no site do café expresso brasil, um pouco acima do que pretendia pagar, mas até compraria, o problema é pagar 999 reais para ele durar cerca de 6 meses apenas.

 

A qualidade de moagem não precisa ser excepcional, acho que o mais importante é a durabilidade, gostaria de um moinho que tivesse uma longa vida útil. Talvez a opção que o Mortari enviou é algo a se estudar.

 

No caso de moinhos a lamina pelo que li na internet o problema deles é a qualidade da moagem, normalmente ele moe alguns grãos mais e outros menos, coisa que não acontece com os moinhos de mos, mas esse fato muda muito o aroma do café? Os moinhos a lamina possuem uma baixa durabilidade (sei que há moinhos de mos que duram bastante tempo, porém pelo que relataram aqui o preço deles é elevadíssimo, o encore que seria uma opção dentro do meu orçamento dura muito pouco tempo, acho que não vale a pena) assim como os moinhos de mos ou não?

 

Diante dessas novas colocações vocês indicariam algum outro moinho com as características citadas acima?

 

Thiago, por que não aproveita e apresenta o café do seu pai? Que tipo de café é, quantos pontos, variedade, altitude, notas...

 

Amigo, vou conversar direitinho com meu pai sobre isso e assim que obtiver a resposta eu passo a vocês.

 

Muito obrigado pela ajuda pessoal, espero que possam me ajudar mais uma vez.

 

Até mais =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de moinhos a lamina pelo que li na internet o problema deles é a qualidade da moagem, normalmente ele moe alguns grãos mais e outros menos, coisa que não acontece com os moinhos de mos, mas esse fato muda muito o aroma do café?

De forma substancial. Vc estraga ou acerta um café na moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De forma substancial. Vc estraga ou acerta um café na moagem.

Resumindo, pode ser em que algumas moagens com o moinho de lamina eu consiga um bom resultado sem que haja diferença entre um grão e outro, mas pode ser que em outras eu não tenha a mesma sorte correto? Isso também vale para o aroma do café né, ou seja, pode ser que em algumas moagens eu mantenha a aroma original do café, já em outras pode ser que eu perca bastante o aroma do mesmo, é mais ou menos por aí?

 

E referente a durabilidade dos moinhos de lâmina? O que me dizem? Porque eu gostaria muito de comprar um de mós, mas conforme disse no outro tópico, pagar 999 reais em um moinho para durar apenas 6 meses é um pouco inviável para mim.

 

Diante disso gostaria de solicitar a indicação de um moinho que possua maior durabilidade, sem colocar como prioridade a qualidade da moagem, peço também que desconsiderem moinhos para café expresso, pois custam mais caro e não usaremos esta funcionalidade.

 

Obrigado mais uma vez =).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thaigo, café moído grosso ou moído fino, se for grão bom, tem o mesmo aroma. Isso também vale apara a bebida. Mas o sabor muda um monte.

 

Veja, eu estava comprando café pré-moido para a minha Moka e não estava conseguindo café bom. Estava meio que deixando ela de lado. Quando comprei o Encore e passei eu mesmo a moer de forma consistente no tamanho que me acertei com a Moka, voltei a gostar dela. Como falei, a moagem enaltece ou mata o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...