Santiago Luz Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Quem sabe o Lucas ou outro membro pode me ajudar nessa... Estou com um projeto de máquina manual portátil, e queria fabricar umas peças em plástico. Qual material tem grau alimentício, é usinável, resistente a pressão e a temperatura de até uns 100°C? E lógico, que não seja muito caro como o teflon. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Boa ideia Santiago. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Confesso que nem terminei de ler e a palavrinha "PTFE" já pulava na minha cabeça! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Caramba , na hora , antes de ler tudo , eu pensei em um tarugo de Teflon , mas , se vc acha teflon caro , existem outros , mas eu não sei se seriam tão mais baratos , verifique o preço de tarugos de Tivar , Sanalite , Proteus , LDPE e HDPE , com certeza atendem as especificações alimentares , cada um é uma familia de materiais com varios tipos e variações ,mas , não acho que serão mais baratos que o Teflon. Se não for teflon o ideal seria Tivar 1000 . Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Poliacetal é o mais fácil de usinar. Não sei se é grau alimentício ou se aguenta 100° C. Segue uma referência. http://www.crq4.org.br/sms/files/file/apostila_pol%C3%ADmeros_0910082013_site.pdf 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Santiago, uma opção ainda é o aluminio, ou inox revestido por um tubo plástico usinado, que nesta situação não precisaria ter nenhuma das qualidades acima. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 27 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Vou fazer alguns orçamentos falando das minhas necessidades. Acho que descubro mais fácil assim e tenho uma noção mais real. Valeu pela ajuda, pessoal. Pelo visto, o lance é usar o PTFE mesmo. Mas o preço que eu tinha visto eu havia achado caro. Gilberto, a ideia de fazer me metal e revestir em plástico para isolar termicamente é legal também. Vou pensar a respeito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Antes de dar o palpite é bom avisar que não manjo nada disso. Agora lá vai: e baquelite? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Baquelite não dá para usinar , ela e moldada ou laminada , uma vez pronta não dá para alterar ela. abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Ainda bem que coloquei a ressalva no início. Valeu pela informação carlos eduardo, não sabia disso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Materiais a base dos polímeros mais comuns, como PE PP e PS, não servem, pois acima de 90 ºC amolecem e perdem a estabilidade dimensional, ainda mais sob pressão. Teflon apesar da alta temperatura de fusão pode deformar sob alta pressão. A melhor opção me parece o Poliacetal, também conhecido como POM, como o João disse. A temperatura de fusão é próxima dos 170, então temperatura nesse caso não é problema. Outra boa opção seria o PET ou outro Poliester. Nylon teria resistencia mecanica e termica suficientes também, mas a absorção de água é maior, poderia gerar problemas. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Qual a pressão necessaria para deformar teflon ? Eu já fiz teste hidrostatico em capsulas de teflon usinadas que resistiram a 50 bar sem perder a estanqueidade. Abs. C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Carlos.. Há também testes de estanqueidade em válvulas revestidas internamente em PTFE... Acho que a pressão da máquina do Sampaio deve ser menor que um teste hidrostático destes... E como será o nome da máquina? Já sabe? Sampaio's Coffee Lever Machine? E já sabe né? Reserva uma de presente pro Miyamoto... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 28 Maio 2014 Denunciar Share Postado 28 Maio 2014 Tensão de escoamento do PTFE é por volta de 35 MPa , do POM é em torno de 70 Base de dados de propriedades de materiais: www.matweb.com Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas