Ir para conteúdo

Indicação de plástico usinável


Postagens recomendadas

Quem sabe o Lucas ou outro membro pode me ajudar nessa...

 

Estou com um projeto de máquina manual portátil, e queria fabricar umas peças em plástico. Qual material tem grau alimentício, é usinável, resistente a pressão e a temperatura de até uns 100°C? E lógico, que não seja muito caro como o teflon. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba , na  hora , antes de ler tudo , eu pensei em um tarugo de Teflon , mas , se vc acha teflon caro , existem outros , mas eu não sei se seriam tão mais baratos , verifique o preço de tarugos de Tivar , Sanalite , Proteus , LDPE e HDPE , com certeza atendem as especificações alimentares , cada um é uma familia de materiais com varios tipos e variações ,mas , não acho que serão mais baratos que o Teflon.

 

Se não for teflon o ideal seria Tivar 1000 .

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poliacetal é o mais fácil de usinar. Não sei se é grau alimentício ou se aguenta 100° C.

Segue uma referência.

http://www.crq4.org.br/sms/files/file/apostila_pol%C3%ADmeros_0910082013_site.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer alguns orçamentos falando das minhas necessidades. Acho que descubro mais fácil assim e tenho uma noção mais real. Valeu pela ajuda, pessoal. Pelo visto, o lance é usar o PTFE mesmo. Mas o preço que eu tinha visto eu havia achado caro.

 

Gilberto, a ideia de fazer me metal e revestir em plástico para isolar termicamente é legal também. Vou pensar a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Materiais a base dos polímeros mais comuns, como PE PP e PS, não servem, pois acima de 90 ºC amolecem e perdem a estabilidade dimensional, ainda mais sob pressão.

 

Teflon apesar da alta temperatura de fusão pode deformar sob alta pressão.

 

A melhor opção me parece o Poliacetal, também conhecido como POM, como o João disse. A temperatura de fusão é próxima dos 170, então temperatura nesse caso não é problema.

 

Outra boa opção seria o PET ou outro Poliester.

 

Nylon teria resistencia mecanica e termica suficientes também, mas a absorção de água é maior, poderia gerar problemas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a pressão necessaria para deformar teflon ?

Eu já fiz teste hidrostatico em capsulas de teflon usinadas que resistiram a 50 bar sem perder a estanqueidade.

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos.. Há também testes de estanqueidade em válvulas revestidas internamente em PTFE...

 

Acho que a pressão da máquina do Sampaio deve ser menor que um teste hidrostático destes... :P

 

E como será o nome da máquina? Já sabe? Sampaio's Coffee Lever Machine?

 

E já sabe né? Reserva uma de presente pro Miyamoto...  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...