Ir para conteúdo

!Upgrade Expresso!


Postagens recomendadas

Que café está usando?

Se for café com mais de três meses de torrado, é fria Bino.

Estou usando o Unique e terroa, todos com torras recentes com menos de um mês. Tenho alguns grãos com mais de 3 meses, mas não usei eles pra testar o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e a dosagem, tem balança?

Não tenho balança ainda, mas estou providenciando, mas a colherzinha que uso é de 7g. Dai eu tenho uma base

Isaac, esta Classic não está nos classificados. Escreva direto pro dono dela (MP): @FernandoF

 

Boa sorte e bons cafés.

Vou mandar mp, agradecido. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Opa. Bem melhor. A Classic é de Sampa também. Daria para você ir ver, testar, tomar uns shots dela e se for o caso sair carregando debaixo do braço.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema está na pecinha atrás da máquina =)

Mas vá ver a Gaggia. Ou quem sabe até as Nemox vendidas pelo Igor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema está na pecinha atrás da máquina =)

Mas vá ver a Gaggia. Ou quem sabe até as Nemox vendidas pelo Igor.

O Problema está em aprender com o tempo, a final consegui os filtros despressurizados não faz nenhuma semana, mas meu primo está com os mesmos problemas, então...

 

Mas eu realmente queria uma maq. melhor   :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto tempo demora a extração?

Menos de 20 segundos?

Se for assim, afine a moagem.

Com relação à quantidade, encha o seu filtro com os grãos ainda inteiros e despeje no moedor para moer.

É mais ou menos o que vai caber no filtro, já moído.

Se isso não der certo, aí pode ser problema na máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto tempo demora a extração?

Menos de 20 segundos?

Se for assim, afine a moagem.

Com relação à quantidade, encha o seu filtro com os grãos ainda inteiros e despeje no moedor para moer.

É mais ou menos o que vai caber no filtro, já moído.

Se isso não der certo, aí pode ser problema na máquina.

Quando vc diz quanto tempo demora, é quanto demora pra o cafe demorar pra começar a sair?

Eu ja testei varios niveis de moagem e até agora tudo na mesma. Graos com torra nova, testei em diferentes grãos, o engraçado é que ate no filtro original que vem de fabrica, ele n sai a falsa crema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem balança fica um pouco difícil manter uma regularidade, pois a colher não tem muita precisão e você nunca vai conseguir acertar a moagem (a não ser na sorte).

 

De qualquer forma, tente com 2 colheres medidoras (14g) e afine a moagem até conseguir extrair uns 40 a 50ml em aprox. 30 segundos. Lembre-se de aquecer a máquina por uns 20 minutos antes de usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o que o josé recomendou, em relação a quantidade, mesmo que ainda não preciso, e consegui acertar melhor a moagem no hario, e enfim consegui tirar crema. 

Duas colheres medidoras(14g) consegui tirar isso em quase 30 segundos, deu 28 segundos. Só ainda não testei deixar ela aquecendo por 20 minutos, amanha vou testar. mas os resultados tem melhorado, agradeço muito a ajuda de todos!  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha, realmente, vou praticar mais, e esperar um pouco mais pra trocar de set. Depois posto fotos do resultado que consegui.

Obrigado a todos, foi com as dicas de vocês que conseguir dar mais um passo. =)

E tenho muito o que aprender ainda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Isaac!

Acertar o expresso pela primeira vez não tem preço.

Eu acho que seu raciocínio é sensato.

Vai conseguir cafés bem aceitáveis com seu equipamento e

depois quando resolver substituir vai sentir a mudança de verdade. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, eu sou o primo do cidadão aí ;P

Fizemos muitos testes e segue foto dos resultados na minha máquina, na dele ficou a mesma coisa =)

 

2014_06_30_09_11_43.jpg

 

2014_06_30_09_11_43_1.jpg

 

2014_06_30_09_11_49.jpg

 

Esse que fiz na minha máquina, usei um moedor de lâminas da cadence.

Meu hario mini deve chegar essa semana, vamos ver se fica melhor o sabor, já senti uma diferença tremenda em relação ao filtro pressurizado.

 

Obrigado pela ajuda de todos =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana, já estão evoluindo!

 

Se querem um palpite, por essa foto achei a crema um pouco clara, como ficou o sabor? Crema clara assim pode indicar uma extração mais fria, que deixaria o sabor mais ácido, ao contrário de uma extração mais quente, que tenderia mais para o amargo.

 

Talvez não estejam aquecendo a máquina o suficiente, experimentem fazer o seguinte: deixem ela ligada uns 15 a 20 minutos com o porta-filtro e filtro encaixados na máquina (não precisa apertar muito, basta haver o contato para que eles aqueçam também). Depois desse tempo, tirem o porta-filtro, coloquem o pó, compactem e deixem pronto para encaixar na máquina mas não o façam ainda. Coloquem um pote, caneca ou qualquer coisa embaixo do grupo (apenas para evitar encher demais a bandeja de gotejamento) e façam um flush (virar o botão para a posição de extração e deixar a água sair, sem o porta-filtro) até que a luz verde apague e então parem o flush. Esperem a luz verde acender de novo e, assim que ela acender, façam um flush rápido (uns 2 segundos é suficiente) e, então, encaixem o porta-filtro e iniciem imediatamente a extração.

 

Avaliem o resultado, comparem com o anterior e depois contem pra gente como ficou. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a extração exatamente como você disse Mortari

Talvez seja característica desse grão que tem uma torra clara/média.

Quando eu pegar um grão de torra media/escura vou poder dizer se é a máquina fria mesmo...

O sabor na verdade ficou foi bem equilibrado com uma leve tendência pro amargo, que prefiro.

Filtros comerciais são um mundo a parte.

Quero ver se consigo acertar o ponto novamente com o moedor de lâminas  :P  #challengeaccepted

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Muito bom, Tarcisio. Os dois primos deram um bom salto de qualidade na extração nos últimos dias. Ainda umas rateadas pela frente, normal, mas a tendência é só melhorar.

 

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa semana chegou o grado do clube café, torra escura e bem recente, fiz alguns testes, tem saido uma crema bem clara, e pra mim tem saido uma crema bem rala, visto que logo após a extração, rapidinho ela começa a sumir, tenho seguido todas as dicas aqui, talvez seja a moagem? ou mesmo estou errando na compactação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...