Ir para conteúdo

Pressão na extração


Postagens recomendadas

Quanto maior o bar, mais moído pode ser o café, e consequentemente um melhor café poderá ser extraído de sua cafeteira.

 

Igor, esta sua frase não reflete a realidade...

 

Se fosse assim, a Nespresso teria os melhores cafés do mundo, já que trabalha a 19 bar...

 

Além disto, as melhores máquinas do mundo operam a apenas 9 bar..  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em verdade,

Essa pressão informada é a potência da bomba. A pressão da extração, em máquinas com filtro comercial (despressurizado, como a fenice) é definida pela moagem, cabendo destacar que a máquina tem também uma válvula, chamada OPV, que estabelece um limite de pressão máxima que será exercida sobre o "bolo" de café. Normalmente, as comerciais vem definidas em 9bar. As domésticas, variam. As que suportam sache, como regra, vem com a OPV regulada (ou fixa) para 11bar.

 

O que define a pressão, portanto (exceto se o usuário moer tão fino que a água não passará) é a moagem. Mais grossa, menor pressão, mais fina, maior a pressão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E que a resposta não está completa ...

A maior pressão de fato permite uma maior extração, porém conforme coloca Miyamoto, o que se procura e uma extração equilibrada, e não uma extração máxima, que extraia o que o grão tem de melhor, evitando extrair substâncias que prejudicam o sabor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará... As máquinas que suportam sachê tem OPV regulada para 11 bar???

 

Acho que os 11 bar é a restrição do sachê e não da OPV..

 

A Poemia por exemplo, suporta ESE e a pressão da bomba é de 15 bar (eu acho). E se me lembro, não tem OPV...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E que a resposta não está completa ...

A maior pressão de fato permite uma maior extração, porém conforme coloca Miyamoto, o que se procura e uma extração equilibrada, e não uma extração máxima, que extraia o que o grão tem de melhor, evitando extrair substâncias que prejudicam o sabor.

 

Arrebentou agora.. Nem sabia disto!  :P

 

A pressão maior faria com que outras substâncias fossem extraídas também? Isto quer dizer que "as boas" estão na faixa dos 9 bar?  :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a poemia é máquina de entrada. Essa é entrada-intermediária. E, não quis confundir o cabra falando ainda mais detalhes.

Na poemia, se não tem OPV, a pressão máxima vai ser definida pela bomba e a mínima pelo filtro pressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí entramos no que há de mais sofisticado hoje: máquinas com "pressure profilng", que permitem ajustar a pressão ideal para cada grão e cada torra, mesmo que com temperatura.

Mas em princípio estas correto: em média, as melhores extrações acontecem na faixa dos 8,5 - 9 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que ninguém ainda sabe direito como funciona a extração.

 

Quanto mais fino o pó mais forte o café. O que é mais forte? O blonding (ou %ext em torno de 20%) ocorre com menor massa na xícara. Aí está a diferença entre ristretto e normale, a granulometria do pó.

 

Sem OPV, numa bomba que tenha pressão máxima infinita, quanto mais fino o pó maior a pressão e sempre vai sair café pelo bolo.

 

A pressão não vai afetar a extração em si, apenas serve para executá-la, passar água pelo bolo.

 

Essa história dos 9 bar ser o ideal, me parece balela. Imagino que aconteceu o seguinte.

 

Os italianos, numa máquina sem opv, 7 g de pó, começaram a acertar a moagem para que o blonding acontecesse num tal volume/massa de xícara (~25 ml). Gostaram do café nessa razão de preparo. Depois mediram a pressão e ela ficava em 9 bar.

 

A pressão não é a origem e sim um fato posterior. Da mesma forma que o tempo de extração também é um fato posterior.

 

Colocar OPV não é para deixar o café melhor e sim facilitar a vida com menos canalização.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pressão maior faria com que outras substâncias fossem extraídas também? Isto quer dizer que "as boas" estão na faixa dos 9 bar?  :huh:

Acho que não. Pó bem mais fino, bem maior a pressão (s/ opv), tem que parar o shot mais leve, senão vai mesmo extrair coisa ruim. Tem que parar no blonding...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se fosse assim, a Nespresso teria os melhores cafés do mundo, já que trabalha a 19 bar...

 

 

 

Miayamoto, na verdade a Nespresso é regulada pra 12Bar. 19Bar é a capacidade máxima de pressão da bomba. Salvo engano sem fluir nada.

Abraço,

 

20zv3f5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que eu digo... Propaganda é tudo.. Todo dia se vê anúncios de cafeteiras: BOMBA DE TROCENTOS BAR!!!!

 

Para leigo impressiona..  :rolleyes:

 

Mas esta da Nespresso para mim foi novidade.. Não sabia da regulagem dos 12 bar..  :P

 

Mas tipo.. É regulada COMO?!  :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Mas tipo.. É regulada COMO?!  :o

 

Penso que seja no conjunto quantidade de café e a restrição imposta pela saída da capsula.

 

He ! He ! Lembra daqueles sistemas de som que dizem ter 5000Watts de potencia e aí quando você olha o consumo de energia deles é de 300Watts. KKK ! Eles produzem mais que consomem! Maquina com mais de 100% de eficiência! Mas serve pra vender !!! KK

 

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que ninguém ainda sabe direito como funciona a extração.

 

Quanto mais fino o pó mais forte o café. O que é mais forte? O blonding (ou %ext em torno de 20%) ocorre com menor massa na xícara. Aí está a diferença entre ristretto e normale, a granulometria do pó.

 

Sem OPV, numa bomba que tenha pressão máxima infinita, quanto mais fino o pó maior a pressão e sempre vai sair café pelo bolo.

 

A pressão não vai afetar a extração em si, apenas serve para executá-la, passar água pelo bolo.

 

Essa história dos 9 bar ser o ideal, me parece balela. Imagino que aconteceu o seguinte.

 

Os italianos, numa máquina sem opv, 7 g de pó, começaram a acertar a moagem para que o blonding acontecesse num tal volume/massa de xícara (~25 ml). Gostaram do café nessa razão de preparo. Depois mediram a pressão e ela ficava em 9 bar.

 

A pressão não é a origem e sim um fato posterior. Da mesma forma que o tempo de extração também é um fato posterior.

 

Colocar OPV não é para deixar o café melhor e sim facilitar a vida com menos canalização.

Sérgio,

Não acho que o que eu disse está errado.

 

Essa pressão informada é a potência da bomba. A pressão da extração, em máquinas com filtro comercial (despressurizado, como a fenice) é definida pela moagem, cabendo destacar que a máquina tem também uma válvula, chamada OPV, que estabelece um limite de pressão máxima que será exercida sobre o "bolo" de café. Normalmente, as comerciais vem definidas em 9bar. As domésticas, variam. As que suportam sache, como regra, vem com a OPV regulada (ou fixa) para 11bar.

Com efeito, a potência da bomba, se não estou enganado, é o máximo que ela pode fornecer, teoricamente, em um ambiente que não passa água (por exemplo, usando um filtro cego).

A pressão média exercida sobre o bolo vai variar de acordo com a moagem (obviamente, se moído em um ponto fino demais, não vai passar água e, se a pressão fosse infinita, o café passaria pelo filtro e, eventualmente, iria arrebentá-lo (imaginem uma represa estourando)).

 

O OPV tem por função limitar a quantidade de pressão máxima que será exercida sobre o bolo. Passou do ponto definido, a água volta para o reservatório ou vai para o recepiente de expurgo (a depender da máquina).

 

Claro que a quantidade de café também pode influenciar na pressão média (vai ocasionar maior ou menor resistência à água).

 

Não estou falando aqui em concentração de café na xícará (os solúveis extraídos e eventuais particulados e insolúveis).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando, concordo que a pressão é um fato posterior. Afinal, só ante a resistência de passagem da água (seja em razão de restrição ao fluxo (redução da dimensão do duto), seja em razão de resistência propriamente dita, ocasionada, por exemplo, por um obstáculo) é que haverá a formação de pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, deveria ter sido menos genérico. Suas msgs sobre pressão estão corretas. Minha crítica foi em relação a pressão modificar sabor ou extrair mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na questão de ter ou não opv.

 

Em uma máquina sem opv e sem pressão máxima:

 

O cara gosta de ristretto, então ele afina o pó (dose de 15 g) até dar o blonding quando a xícara estiver com 20 g. O manômetro mostra 13 bar durante a extração.

 

Aí ele coloca a opv em 9 bar e o que acontece se isso for a única coisa alterada? O fluxo vai diminuir e o blonding vai ocorrer com menos massa na xícara (pois a demora vai extrair mais por água passada). Só que ele gosta da mesma razão de preparo anterior, então engrossa a moagem até o blonding ocorrer nos 20 g.

 

A diferença de sabor entre os 2 shots é dado apenas pelo perfil de moagem. Qual é mais "gostoso"? Depende do gosto do freguês e do moinho.

 

Seria bem interessante comparar ristretto com a Elektra do Rodrigo (13 bar constantes) e com a minha Mini (5->2 bar) usando o mesmo moinho/dose/café/temperatura/filtro. Tenho quase ceteza que na Elektra fica melhor pois está mais fino e o desvio da distribuição de moagem é menor. Ou seja, extração mais homogênea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ele tem duas escolhas. Engrossa um tico a moagem para compensar a queda de pressão (como o Sérgio mencionou) ou compra uma máquina que possui regulador variável de retorno (OPV), como, por exemplo, essa aqui (http://www.idrinkcoffee.com/Rocket_Cellini_Evoluzione_V2_p/sa-roc-cellinievov2-b12.htm) e brinca com todas as variações possíveis a fim de encontrar o famoso god shot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas coisas sobre a pressão:

 

-a pressão mais alta interfere bastante na fase inicial de extração. Elevação da pressão muito rápida e há uma migração forte de particulados para o fundo do bolo, causando uma maior restrição inicial. Esse fato é facilmente constatável nas máquinas que tem pré-infusão verdadeira. 

 

-A OPV afeta, por óbvio, apenas a pressão máxima de extração. Em um duplo normal, uma OPV a 9-10 bar provavelmente nem deve atuar considerando a curva de pressão da bomba para o fluxo necessário. Já em ristrettos ou singles, atua bastante.

 

-Sérgio, a pressão da Elektra, pela falta da OPV, vai depender do tipo de extração. Em um duplo típico (faço poucos) a extração terá 10 ou 9 bar iniciais, caindo um pouco conforme o fluxo aumenta. Com o Pharos, a pressão costuma se sustentar estável por  bom tempo. Em ristrettos ou singles, vai fácil de 11 a 13 bar, dependendo do caso, caindo também conforme a extração desenvolve. O bom do manômetro é isso: se durante a extração cair demais a pressão, é porque canalizou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso citei ristretto quando disse comparar com a Mini, pressão mais alta.

 

Agora isso do single também ter pressão mais alta não sabia. Single Ristretto então é mais alta ainda ou você não faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, este assunto e complexo e bastante polêmico ...

Para quem quiser se aprofundar um pouco mais recomendaria ler o novo livro de Scott Rao, "Expresso Extraction, Measurement and Mastery".

Não que esteja totalmente de acordo com sua posição, mas coloca uma base sólida para a discussão.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe que o Scott Rao comenta e que já testei aqui é que maior pressão não aumenta o fluxo, muito pelo contrário, o fluxo ideal é pelos 8,5/9 bars e diminui quando se aumenta a pressão, provavelmente pelo fato da própria água causar uma compactação excessiva no bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...