Ir para conteúdo

Transforme seu Vario num moedor sem particulado


Carneiro

Postagens recomendadas

Olás.

 

Notícia quentinha vinda do Home Barista (eu não havia visto a publicação do David Walsh antes):

 

Baratzas new Vario burrs for non espresso brew only

 

Para quem não quiser ler, resumindo são mós que a Baratza já está vendendo:

 

http://www.baratza.c...action&key=8170

 

Por 60 dólares, que transforma o Vario num moedor consistente para coado e prensa, sem produzir muitos particulados ("fines"). Como descrito nas referências acima, essas mós não servem para espresso.

 

Abraços,

 

Márcio.

 

PS: "sem particulado" é exagero da minha parte! Essas mós devem produzir bem menos, por isso a vantagem para coado/prensa e impossibilidade de uso no expresso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de ter um moedor que moesse sem particulado.

 

Adoro tomar café na french press e coado no frieling (sem papel).

 

O único inconveniente em ambos os casos é o sedimento no final, ainda mais se vc estiver servindo pras visitas da sua casa.

 

Essa adaptação no Vario já tem review? Alguém já testou?Engraçado, eu achava que a mós do Vario fossem cônicas;essas do review são planas?

 

Valeu

 

Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve existir totalmente sem particulados, mas um moedor que produza pouco é bom para coado, prensa etc.

 

Quem usou as mós no Vario tem escrito coisas boas por aí. Da Baratza, o Vario sempre teve mós planas de 54mm, de cerâmica. Cônicas são o Virtuoso, Preciso, e agora o basicão Encore.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Estou adquirindo um moedor destes e tenho dúvida se devo ajustar a moagem com ele ligado ou desligado, pois no manual não deixa claro sobre isso.

 

No manual fala que deve ajustar desligado e depois tem uma nota, dizendo que se restar algum café, "pode ser mais fácil" de ajustá-lo com ele ligado, mas não diz que deve ser assim.

 

Vocês ajustam com ele ligado ou desligado?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil o Vario travar quando se aperta a regulagem (alavancas para cima) mas o que ocorre é que você acaba não regulando e perde um monte de café achando que o afinou a moagem. Eu sempre regulava com o motor ligado, principalmente para afinar.

 

Aliás, o mecanismo de regulagem do Vario é muito prático e bacana, mas sofre de um problema de vez ou outra não regular, ou escorregar, muitos reclamam. Não sei se os lotes novos melhoraram, e espero que no novo Forté isso esteja de uma vez por todas resolvido.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não tenho um diagnostico preciso do problema. Tudo que sei é que alguns Vario misteriosamente mudam de granulometria sozinhos em algumas situações.

 

Em alguns fóruns estrangeiros encontrei usuários desconfiando que a umidade do ar tenha alguma influencia sobre o problema. Faz sentido pra mim pois justo quando eu tirei o moinho da cozinha e pus na varanda o comportamento mudou. Ademais, nesse dia eu tirei um café tarde da noite, quando nunca faço isso.

 

É um problema nebuloso, ainda preciso observar mais antes de dar um parecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Curioso este palpite sobre a umidade, Leo.

 

Ando cismada com o meu, mas acho que é pelo grão denso que andou por aqui.

 

E o problema afeta Baratzas e Mahlkönigs, Rodrigo.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ok, ok, é o mesmo animal, mudando só o sotaque. :)

 

Sim sim, um mói em alemão e o outro em inglês. Mas é que são dois fabricantes que podem investigar o problema, o que aumenta as chances de se chegar a uma solução.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu nao vai e volta a regulagem, mas percebi que de tempos tenho que apertar o parafuso. Sera que ele pela vibracao gira? Nao sei pq acontece tb. Em relacao a umidade nao pensei nisso.

Quando aperto ele volta ao normal. Percebo quando comeca a sair po pra varios lados no PF e sujar mais.

Deve ser o temperamento deste moedor hehe! Par perfeito pra Silvia!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A Silvia é diva, ela não é temperamental. Só quem não sabe lidar com ela acha isto... ;)

 

Percebi que o meu anda espanando mais pó para todo lado. Imaginei que teria que fazer as portinhas de papelão que Alex ensinou. Estou vendo agora que é mais um sinal da descalibração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Léo, vai e volta a regulagem?

 

Sim, vai e volta sozinho.

 

Ele muda a granulometria em algo que equivaleria a uns 4 ou 5 pontos na escala micro. Quando acontece de engrossar sozinho ele também passa a moer mais rápido e o pó sai descentralizado em relação do furo de saída, geralmente para fora do moinho. Quando volta a moer fino ele vai mais devagar, pó caindo pelo centro do furo, etc.

 

Anteontem ia receber uns amigos e de manhã cedo peguei ele da cozinha e coloquei na varanda. Só usei no fim da noite, horário em que nunca faço café. Fazia cerca de 18 graus. Quando liguei percebi de cara que havia afinado novamente a moagem. Não deu outra, liguei a máquina e mal saíram 20ml em 1 minuto. Até então está funcionando no "modo fino". Vejamos quando vai mudar de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas espalhar pó é estática, e o tempo seco que tem feito realmente causa isso. No Pharos sai tudo grudado. Borrifar água nos grãos resolve. Não fiz testes para comparar o sabor...

 

Talvez o fator estática altere bastante o resultado da regulagem na moagem. Imagino que esses problemas sejam mais comuns moendo só 1 dose?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que esses problemas sejam mais comuns moendo só 1 dose?

 

Não saberia dizer, visto que passei a moer por dose poucos dias após comprá-lo e desde então só o tenho operado assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda nao observei esse problema no meu vario. Precisei regular uma vez com a chave e ele permanece moendo fino pra Silvia no 2k...

 

Ainda bem! Hehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu tinha problema de escorregar a alavanca do micro ajuste. Quando resolvi trocar o cabo para um com novo padrão de tomada (preferi colocar um cabo com plugue injetado), aproveitei pra fazer uma limpeza geral e corrigir o problema da alavanca. Agora não escorrega nem se a empregada, teimosa, inventar de passar um pano pra limpar.

 

O que percebo no meu é que vai descalibrando lentamente até o ponto em que tenho que usar a chave para calibrar recalibrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Klause: eu acho que é por aí. Com o uso (e suspeito que com grãos mais densos), ele perde o ponto e exige nova recalibração.

 

Sintomas da perda do ponto correto: café não atinge mesma finura de moagens anteriores; durante a moagem o pó se espalha mais, vazando para todos os lados enquanto escorre para o PF.

 

Solução: recalibrar (a calibração simples) com chave Allen.

 

Seria isto?

 

Assim que terminar os durinhos por aqui vou ao ajuste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ricardo, você percebe justamente no tato que a granulometria mudou. Daí acaba puxando a chave de finos para cima e tentar afinar o pó mais.

 

Um sintoma claro é quando a chave está nos limites e ainda não chegou no ponto que deseja.

 

Não sei dizer se o meu estrangulou tanto assim estes dias. Só saberei quando chegar o novo café, que estará inclusive mais fresco.

 

Mas estou imaginando que o ajuste será pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os grãos duros já me descalibraram o Lido duas vezes ...

Ainda mais, normalmente são torras claras que requerem moído muito fino, especialmente após a segunda semana.

Nestes casos utilizo o Macap, que é super sólido, tem motor possante e tira de letra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Isso aqui virou um "grupo de apoio ao usuário do Vario variante"... ouch... :rolleyes:

 

Mas, sério... o meu também já descalibrou por conta de grão duro. Fiquei surpreso por resolver a situação com a calibragem "caseira" usando a chave Allen. Achei que fosse caso de assistência técnica, mas ficou bom e estável depois disso.

 

No momento, estou com o problema de, em algumas posições centrais, a alavanca de micro-ajuste "engrossar" sozinha quando começa a moer. É só na faixa mais central da micro-regularem, parece que a "trava" afrouxou e não segura mais, então tenho de ficar segurando enquanto mói. Nos extremos está normal, não mexe sozinho, mas na região do "meio" da escala o botão "desliza" pra baixo, engrossando a moagem. Acho que vou acabar marcando uma "consulta" e levando o "variante" até o Paul...

 

Sobre estática e espalhar pó, cabe lembrar que o cabo de energia do Vario tem 3 fios, um deles sendo para aterramento. Tenho um ótimo aterramento na minha casa e, não sei se só por conta disso, nunca tive problemas com eletricidade estática no moinho. Quando o levei comigo junto com a Bialetti em visita a familiares, usei um adaptador de tomada que eliminava o aterramento... foi um show de horror eletrostático, com pó grudando em tudo (menos no reservatório...)! Logo, quem tem esse tipo de problema, talvez o aterramento ajude a minimizá-lo

 

Abraços Variados e Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse problema de o micro ajuste escorregar parece que tem solução proposta pela Baratza, deve ter no site deles.

 

Estática eu tenho tido esses dias bem secos no Pharos, gruda tudo na saída. Um pouco de água nos grãos, uma borrifada, ou molhar os dedos, ou ainda um pouco de vapor da máquina resolve. Mas não é muita coisa, senão vai molhar mesmo os grãos...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...