Ir para conteúdo

Transforme seu Vario num moedor sem particulado


Carneiro

Postagens recomendadas

Voltando ao tópico, as resenhas mundo a fora do Vario com essas mós de metal são excelentes, comparáveis a Bunn e outros moedores próprios para coado e prensa. Considerando que mesmo os menores Bunns já são bem grandinhos - fora que são muito caros -, o combo Vario+mós metálicas parece uma excelente solução para o entusiasta dos filtrados, hein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.

 

Engraçado é que a própria Baratza diz que o Virtuoso/Preciso geram tão pouco particulado quando essas mós, na regulagem para coado. Eu tenho usado o Preciso para coar no trabalho e realmente o resultado é bom, no final não fica tanto pó na parte superior quanto fica usando Pharos ou Vario (usei por um tempo as mós de cerâmica). Mas seria legal comparar os dois (Preciso e Vario com mós de metal) depois de acertar TDS e tentar diferenciar o sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse seria um teste muito relevante para o usuário doméstico, afinal Virtuoso/Preciso ainda atendem espresso, o que não é o caso do Vario com mós de metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, uma com a pressão da linha e outra própria do grupo E61. Mas pra que, que mal pergunte, precisa de uma bomba fluid-o-tech instalada? Quer transformar a Rocket em uma máquina de pressão variável ou coisa assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu também tenho tido problemas de consistência com meu Vario.

 

Às vezes, do nada, a regulagem muda bastante. Em que pese alguma influência da umidade, ainda assim varia muito mais do que eu gostaria.

 

Me lembro que li a um tempo atrás sobre algumas limpezas retirando a mó de vez em quando para melhorar. Estou comprando uma ferramenta para isso...

 

Gui Marques

 

 

Ainda não tenho um diagnostico preciso do problema. Tudo que sei é que alguns Vario misteriosamente mudam de granulometria sozinhos em algumas situações.

 

Em alguns fóruns estrangeiros encontrei usuários desconfiando que a umidade do ar tenha alguma influencia sobre o problema. Faz sentido pra mim pois justo quando eu tirei o moinho da cozinha e pus na varanda o comportamento mudou. Ademais, nesse dia eu tirei um café tarde da noite, quando nunca faço isso.

 

É um problema nebuloso, ainda preciso observar mais antes de dar um parecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Galera

 

Sou novato e comprei um vario semana passada,, ainda não chegou mas já estou de cabelo em pé,rsrs. Como são feitas estas regulagens? De quanto em quanto tempo geralmente preciso regular? Tem algum vídeo que demonstre este processo de regulagem? Esta regulagem é feita com o moedor ligado ou desligado? Mechar na regulagem das alavancas com ele ligado ou desligado (como disse sou leigo, usei somente um vez um moinho)

Enfim,, terei outras dúvidas.. alguém poderia adiantar o que preciso fazer para operar bem este moinho?

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Alexandre, bem-vindo ao Clube!

 

Vario é BEM legal, mesmo que de vez em quando tenha pequenos xiliques. :)

 

A qual regulagem você se refere? A de moagem para os diferentes métodos ou à calibração quando ele perde o ponto? São coisas distintas.

 

Em termos de processos, a escala da direita (grossa) te dá as moagens mais finas para cima, tendo como base o expresso. Escala no topo é ideal para expressos, desde que a escala fina da esquerda esteja num bom equilíbrio.

 

Escala grossa no meio boa para coados, embaixo boa para prensa. De novo, equilibrando também vom a escala fina.

 

A cada novo café, supondo que você compre um bom de torra recente, você faz pequenos testes para achar o ponto. Mas sabendo dos pontos acima de moagem e adquirindo experiência, saberá por onde começar com o novo café, ainda que cada um tenha particularidades. E no expresso, após vários dias da torra é comum ir afinando a moagem na escala fina.

 

Se estiver falando de regulagem de quando o moinho perde o ponto, procure um tópico nosso sobre regulagem do Vario.

 

Estude mais sobre este moinho. Use a busca e leia além deste próprio tópico um outro sobre o 885, sigla do Vario.

 

Mas é a prática mesmo a melhor escola com ele.

 

E mudanças nas regulagens (alavancas) com ele ligado.

 

Boa sorte!

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...