sergio.m Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Hummm, então tá estranho. Entendi que se a máquina estabilizou em 145 C sem muito swing, é pq foi controlada via um pid. Não é isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Não. A Silvia já é normal subir a temperatura após a extração. Digamos, setada a 93, extraio nisto. Daí ela despenca por uns 5 segundos e na sequência dispara para uns 95-96. Daí vai levar uns 2-3 minutos para voltar e ficar no 93. E hoje fiz pela primeira vez este teste: extraí no 93, acionei o botão do vapor e fiquei prestando atenção ao PID, que mostrou que ela vai a este valor (lembre-se que não abri o botão de soltar o vapor, só fiquei observando quando a luz apagaria com o botão ligado). Não alterei o PID em nenhum momento. Vou fazer outro expresso daqui a pouco e observar novamente se os números se repetem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Fique olhando se o 145 C fica estabilizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Ok. É que quando a luz apagou eu desliguei o botão. Posso ver por quanto tempo se mantém. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Apagou com 1'27" e estava a cerca de 145°. Uns 3 segundos depois estabilizou a 146 e quebrados. É que quando vc disse isso entendi que tinha estabilizado e ficado assim direto. Bom, nem precisa testar, já vi que é por termóstato mesmo. A opção do PID deixando a 120 C só seria viável se ele tivesse botão de preset. Ficar regulando toda hora acho que não compensaria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Sergio, o PID da Anita é só para a extração, quando aciona a vaporização ela só ve no PID que temperatura esta onde foi colocado . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Blz, saquei. Rodrigo, sua Elektra tem manômetro no boiler certo? Qual é a pressão na vaporização? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Isso, Gil explicou. Em todo caso repeti (Velvet touch estreando no expresso): suíça a garota, números iguais. Luz desligou no mesmo tempo e a temperatura subiu a 146. Estacionou a 146 e quebrados, comecei a contar novo tempo: ela começa a declinar lentamente. Após 1 minuto estava ainda por volta de 141. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Olha só... agora que vi essa discussão! kkkkk acho que o vídeo que postei lá no latte art caberia melhor aqui! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Sergio, não esta muito ? Quando marca 93º na realidade na caldeira esta uns 12º a mais, logo marcando 145º estaria a 157º ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Isso dos 12 C eu não sei, me parece demais essa diferença. Mas a caldeira deveria estar a menor temperatura já que o calor na silvia vem de dentro para fora depois do pid estabilizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Deixo vocês repetirem o teste, ok? E qualquer problema reclamem com o técnico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 So sei que estou com medo de ir a casa da Anita, eu vou mas tem que prometer não ligar o botão de vapor, rsrsrsrsr. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 kkkkk É só impressão Gil. Lembre-se que ainda está em pressão mais baixa que na extração de ~9 bar. =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Kkkkkkk, é mesmo , não tinha pensado nisto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 A minha Silvia também demora mais de 1 minuto pra atingir a temperatura máxima e desligar a resistência. Só não medi os tempos exatamente ainda. Sendo assim, em qual momento purgar e iniciar a vaporização? Eis a pergunta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Blz, saquei. Rodrigo, sua Elektra tem manômetro no boiler certo? Qual é a pressão na vaporização? Nunca prestei muita atenção, Sérgio. Vou fazer um teste depois e digo. A tendência é começar ao redor de 1bar e ir caindo até chegar em um nível de estabilização. Vai depender do nível de água da caldeira também. Geralmente eu uso ela com água entre dois terços e a metade no marcador de nível. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Fábio, intuitivamente o mais rápido seria ligar o botão e junto abrir o registro até sair a qtd de água desejada. Depois fecha e espera chegar na temperatura. Deve chegar mais rápido pois é menos água para esquentar. Ou pensando de outra maneira, vc joga fora água a menor temperatura ou com menos energia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 É comigo isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Minha msg anterior é pro Fábio... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Desconfiei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Ué, mas consta Fábio nela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 11 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Ontem eu esperei aquecer a máquina (30min) dei uma purgada longa até sair um vapor "limpo" e esperei uns 10s. Consegui vaporizar bem em menos de 30s, ficando bem espesso o leite. Cheguei a conclusão que os 40s em média de fôlego é mais que suficiente, porém, pra mim que estou iniciando, o ideal seria ter um termômetro. Não dá pra confiar no tato ainda. A "gente" joga a culpa na máquina, mas muitas vezes falta técnica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 a mensagem do Sergio foi para mim mesmo. Eu venho purgando imediatamente antes de ligar o botão do vapor. Sai um chorinho. Então quando ligo o botão do vapor, mantendo a valvula aberta, a água demora alguns segundinhos para começar a sair. Acho que devido ao aumento de pressão com o aumento da temperatura, que empurra a água. Ontem eu tirei o chorinho antes de ligar o vapor. Depois esperei uns 25s já com o botão de vapor ligado pra purgar o excesso de água. Depois esperei mais uns 25s pra começar a vaporização. Percebi que o vapor fica muito forte. Antes vinha abrindo a valvula no máximo para girar o leite. Ontem o leite quase sai fora do pitcher. Eu encho cerca de 1/3, suficiente para 2 xícaras. Acho que devo abrir menos a válvula para reduzir a velocidade abrupta e guardar mais vapor pro final. Certo pessoal? Minha esposa é a degustadora oficial dos meus lattes. Ela gosta quando o resultado fica todo cremoso e com consistência (que não some rápido). Eu consegui fazer um latte cremoso e consistente a algumas semanas atrás, parecido com o da cafeteria Cafuné, segundo minha esposa. Eu venho tendo dificuldade para repetir o sucesso. Eu credito isso a falta de vapor na hora de vaporizar o corpo do leite (bico de vapor afundado). Ou pode ser muita demora minha vaporizando na superficie. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Você tem que ficar uns 6 s na superficie fazendo bolhas com o vapor pouco aberto, ai afunda 0,5 cm , abre mais a valvula para circular o leite, ai de olho na expanção você saberá se terá que subir para superficie mais alguma vez, se a expanção estiver indo bem não sobe. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Meu interesse não é trazer essa discussão da gaggia pra cá, mas de qualquer maneira acredito que o vídeo que postei pode ajudar na discussão por aqui! http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/60-clube-das-máquinas-gaggia/?p=78420 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 11 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 Igor Muito bacana e julgo muito pertinente o vídeo, pois trata-se do processo de vaporização e o tópico não é mais específico da Silvia. Parabéns pelo vídeo. É desse tipo de contribuição que o CdC precisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Junho 2014 Denunciar Share Postado 11 Junho 2014 É o que sempre digo: boa parte das máquinas é capaz de vaporizar a contento. A peça que fica na frente do portafiltro é a que mais dá problema... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Tô tentando trocar esta peça que você falou... Na espresso parts tem? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 12 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Hoje eu criei vergonha e comprei um termômetro de espeto e um cronômetro. Com os 40s de vapor é suficiente para vaporizar e fazer latte art. Só não consegui desenhar, mas a textura ficou perfeita. Fiz EXATAMENTE o procedimento abaixo e ficou excelente. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas