Ir para conteúdo

Braço de vapor sem fôlego


Postagens recomendadas

Ow.. Dicas boas estas aqui heim?!

 

Gostei! Vou testar na Gaggia.. Mas se bem me lembro, o termostato fica pouquinho tempo ligado... Se der 20 segundos é muito... Devo começar a vaporizar com uns 10 segundos então?! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende Miyamoto,

 

Se for uma recuperação de calor perdido para o ambiente, acho que fica ligada uns 6s, se for após uma extração ai sim deve levar uns 20 s, lembro ter feito estas leituras, estão em algum lugar do tópico das Gagias, mas voltando, na Twin talvez seja legal fazer o expurgo de vapor por um bom tempo assim você já dá uma boa aquecida no termoblock, ai sim em seguida espera a luz da caldeira apagar e começa a vaporização.

 

LUZ DA CALDEIRA APAGAR ?

 

Sim, pois na Gaggia são 2 resistências, a da caldeira, e a do termoblock e por questão de segurança/projeto só funciona uma por vez, logo ligou o vapor começa a funcionar o termoblock e para de funcionar a resistência da caldeira, caso ainda estivesse ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou fazer nova experiência hoje em casa. Mas algo me intriga. Quando ligamos o botão do vapor não entra mais água na caldeira. Estou certo? Então, ao drenar toda a água em estado líquido estaremos tirando a parte que ainda poderia se transformar em vapor.

 

Na minha máquina o termostato fica mais de 1 minuto ligado. Vou fazer um dreno com 30 segundo e vaporizar o leite com mais 10 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não drena toda a água em estado líquido, em hipótese alguma, ou a resistência iria para o saco. O que acontece é algo como uma panela de pressão. Uma parte da caldeira contém água em ebulição. Se o nível for alto demais, acaba saindo água pelo sistema de vapor na parte de cima, o que você não quer. Nas SBDU, a drenagem tem dupla função: tirar o excesso de água da caldeira e ainda algum líquido que estiver condensado na tubulação de vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso deu certo com você Rodrigues? com 10s melhorou o vapor? Hoje de manha fiz um teste e não achei que ficou melhor como quando eu espero o termostato desligar. Posso ter cometido algum engano ou talvez seja melhor esperar mais que 10s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, creio eu que é normal. Imagino que após um shot, está entrando água fria na caldeira e a resistência liga pra reequilibrar o sistema.

E poder ser tb aquela questão que o Gil falou anteriormente do sinal que vc manda pra máquina qdo aciona o botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso ver a minha também. Quando testar te falo. Na verdade quero pegar um dia (acho que não hoje) pra começar a colher dados desses tempos de ciclos.

Começar a anotar tudo, pra ter uma idéia e ter parâmetros pra quando surgir uma dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, tenho uma sugestão.

 

Acho que seria melhor tirar o "Silvia" do título do tópico.

 

Como trata-se de informações específicas do meio de utilizar corretamente o braço de vapor, conhecer o seu ciclo e não do processo de latte art em si, poderia ser útil para outras máquinas também.

 

Inclusive o Miyamoto tinha algumas dúvidas sobre o braço da Gaggia e teve que ir pra outro tópico.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/60-clube-das-m%C3%A1quinas-gaggia/page-65

 

Se der agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo testar a minha?

 

gostaria sim Anita, se não for pedir muito :)

 

só ligar o botão de vapor logo após um shot e ver quanto tempo a resistência permanece ligada. Até acho razoável ficar pouco acima de 1 minuto, mas pelo que estão falando aqui as máquinas estão desligando em bem menos tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Certo. Farei um Acid Lover nela agora e uso o laranjão para marcar. :)

 

Purgo água ou só no botão de ligar o vapor? (Porque o botão de vapor é o grandão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(340 ml * (120 C - 93 C) * 4.2 J/cal) / 1100 W = 35 s

 

Só para esquentar a água vão uns 35 s, mas ainda tem todo o metal. 1 minuto não está tão ruim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Então fiz certo.

 

Extraí o shot em 23", temperatura inicial 93.

 

Na sequência liguei vapor. Aos 30 segundos ela estalou (mas ainda ligada).

 

Apagou com 1'27" e estava a cerca de 145°. Uns 3 segundos depois estabilizou a 146 e quebrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Tecnicamente? Não faço ideia. Algo ligou ou desligou lá dentro. :) Foi um barulhinho.

 

Mas a luz continuou acesa. Abóbora mediu direitinho, deu esse tempo todo. Estranhei os tempos menores de outras.

 

Talvez alguma relação com um uso contínuo, com mais troca de água quente e fria?

 

A minha fica ligada por muito tempo, mas sem extrair. Daí dou um flush (mais longo, ela estabiliza mais rápida, mais curto é aguardar mais), daí espero ela estabilizar no valor setado e extraio.

 

Na medição então foi um flush meio curto (como se fosse uma extração), estabilização (alguns poucos minutos), extração e na sequência o botão de vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que as outras máquinas não vão a temperatura (e por consequencia pressão) tão altas. Caracas, 145 C ! É 4.5 bar absoluto.

 

Você costuma vaporizar com ela? Se sim, qual o tempo na vaporização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Bom, isto no PID. Sei lá o quanto isto é preciso. :)

 

Sou péssima nisto. Comecei a treinar já umas duas vezes e abandonei o curso. Imagino que seja como extrair no single, praticar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina aguenta mas deve ser mais complicada a vaporização. Se for brincar de vaporizar de novo, baixe no PID para uns 120-125 C. Deve facilitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sergio, veja bem, no PID estava setado a 93. Extraindo e ligando o vapor ela vai às alturas sozinha.

 

Como seria setar no pid 120, se ela estava setada a 93? Talvez ligar botão de vapor, setar para 120 no PID e aguardar ela estabilizar nisto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...