carlos eduardo Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Gerenciamento de temperatura (surfing) para a Gaggia baby Twin A minha intenção ao escrever esse tópico é dividir com outros donos de Twin a minha experiência monitorando a temperatura da maquina, ver se outros chegam a mesma conclusão ou melhoram as minhas. A Twin é diferente das outras máquinas single boiler e nem é uma dualboiler, pois o termobloco funciona de forma diferente de uma segunda caldeira. A Crossland seria á máquina mais parecida com ela , mas os donos de Crossland jamais irão desenvolver procedimento de surfing por ela possuir PID. Como ninguém é dono da verdade , eu penso que com a contribuição de outros donos de Twin, dividindo suas experiências aqui , possamos produzir um ótimo procedimento de controle de temperatura. Para o pessoal que não tem muita paciência para ler posts longos (Miyamoto ) ,eu sugiro pular para o item f) conclusões , onde eu resumo o procedimento. a) Diferenças entre a Twin e as demais gaggias. 1) Caldeira , a caldeira da Twin e das outras babys é um bloco de alumínio onde há 2 resistências inseridas no metal . Dessa forma a resistência aquece o metal que por sua vez aquece a água. Essa caldeira tem um volume pequeno de 3,5oz ou 104,5 ml A caldeira das demais Gaggias como a Color , Dose e Pure , são caldeiras de aço inox onde uma resistência fica inserida dentro dela , em contato com a agua. Dessa forma a resistência aquece a água que por sua vez aquece o metal. Essa caldeira tem um volume pequeno de 9oz ou 266ml , sendo que uma grande parte desse volume é ocupado pela resistência 2) Controle de temperatura , funciona de forma muito diferente entre Twin e as demais Gaggias . Em todas as outras Gaggias a caldeira possui dois termostatos um de extração que abre a 107 °C e outro de vaporização que abre a 145°C .Nas Twin a caldeira possui um termostato de extração que abre a 107°C e o de vaporização fica localizado no termobloco e abre a 175°C. b ) Como foram realizados os testes de Gerenciamento de temperatura A principio realizei alguns testes para monitorar a temperatura utilizando o copinho de isopor e o termômetro de barista. Esse sistema é precário é só permite uma avaliação de temperatura muito grosseira. A ideia original seria usar um termômetro digital de 2 canais com termopares e um datalogger. Ideia abandonada devido ao preço absurdo de um equipamento desses no Brasil. A solução foi comprar um termômetro digital de 2 canais com termopares K ,com capacidade de armazenar as máximas temperaturas, e apresentar a diferença de temperatura entre os canais. Depois de algum trabalho para impermeabilizar um dos termopares (gambiarra) , os testes foram feitos da seguinte forma : Um sensor foi colocado medindo a temperatura do bloco de alumínio da caldeira e o segundo inserido dentro do PF , medindo a temperatura do café ou da água quente diretamente. Depois de diversas medições em diferentes situações eu cheguei as seguintes conclusões : c) Pré condições 1) A Twin em poucos minutos sinaliza que está pronta para extrair , mas isso está longe de ser verdade . A máquina necessita ficar em aquecimento por no mínimo 15 minutos e de forma ideal por 20 minutos . Antes disso a temperatura do conjunto ainda não atingiu a estabilidade. 2) O pré aquecimento do PF é essencial. Ele deverá estar encaixado pelo menos nos 3 min. finais durante o aquecimento. d) Procedimentos para Controle de temperatura para Gaggia Baby Twin : 1-deixe a máquina aquecer por no mínimo 15 e de forma ideal 20 minutos; 2-deixe durante o aquecimento o PF encaixado ; 3-Após o tempo terminado faça um expurgo de 50/60ml ; 4-Aguarde por pelo menos 2 minutos , tempo suficiente para preparar o café no filtro ; 5-Faça a extração. Durante as diversas extrações o termopar dentro do PF indica uma temperatura em torno de 80°C (pré aquecimento) ; quando do inicio da extração a temperatura sobe rapidamente para 92°C ,e durante os 30 seg.; da extração ele subirá ate um máximo de 95°C , caindo abruptamente ao final da extração. 6-Caso deseje fazer uma segunda extração em seguida , basta aguardar 2 minutos (tempo de preparo da nova dose) Importante : Caso o tempo entre as duas extrações ultrapasse os 2 minutos chegando a 5 ou 6 minutos , o ideal será fazer novo expurgo de 50/60 ml e esperar outros 2 minutos para fazer nova extração.Uma extração realizada com um tempo de espera de 5/6 minutos vai produzir temperaturas entre 98°C e 102°C , muito quente. Uma extração realizada com um tempo de espera inferior a 2 minutos , vai produzir temperaturas entre 86°C e 90°C , muito frio. e) Controle de temperatura após uma vaporização De forma diferente das outras máquinas que ficam muito aquecidas após uma vaporização , a Twin esfria de forma muito acentuada durante uma vaporização de 1 minuto de duração. A temperatura do bloco cai durante todo o tempo , chegando ao final da vaporização com a temperatura do bloco de alumínio cerca de 15°C mais fria do que no inicio. Na minha opinião , isso ocorre porque além da entrada de água fria na caldeira , durante a vaporização , as resistências da caldeira ficam desligadas é só religam ao final da vaporização , quando a resistência do termobloco é desligada. 1-após uma vaporização espere no mínimo 5/6 minutos ; 2-após esse tempo faça o expurgo de 50/60 ml ; 3-espere 2 minutos ; 4- faça a extração. f) Conclusões Como eu falei no inicio a Twin é diferente , não é single ou dual boiler. Esfria esfria quando vaporiza , mas tem uma grande repetibilidade quando esse procedimento é seguido. Claro que esses tempos são o resultado de um café que atende ao "meu" gosto . Caso não seja o seu gosto , vc pode alterar os tempos para ter uma extração mais "quente" ou "fria". Esses números são apenas um ponto de partida . Para quem não teve paciência de ler o que eu escrevi antes , aqui vai um resumo : 1-deixe aquecer por no mínimo 15 , no máximo 20 minutos , se possível com o PF encaixado ; 2- expurgue 50/60 ml ; 3-aguarde 2 minutos , se por qualquer motivo vc deixar esse tempo chegar a 5/6 minutos , expurgue 50/60 ml e espere mais 2 minutos ; 4-extraia ; 5-Após a vaporização aguarde no mínimo 5/6 minutos para a máquina reaquecer novamente ; 6-expurgue 50/60 ml ; 7-aguarde 2 minutos ; 8-extraia. Temperatura de extração e cor da crema : Essas são 3 extrações feitas com o Blend Café espresso Brasil torra de 8 dias , extraídos nas condições de temperatura fria , quente e a que eu considero ideal. Fria , extraído sem esperar os 2 minutos de reaquecimento , 30 ml , 29 seg 43% Quente , extraído com 6 minutos de reaquecimento , 30 ml , 30 seg 45% Condição ideal , extraído após esperar os 2 minutos de reaquecimento , 30 ml , 28 seg 50% AbsC. Eduardo 36 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Muito bom! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Parabéns, li tudinho 2x...kkkkkkk 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Excelente, CaÊ. Bobear vão colocar lá na frente nos tutoriais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Obrigado , Anita , mas primeiro tem que outros donos de twin chegarem a mesma conclusão ou concordarem com a minha . É necessario que outros donos façam o procedimento e digam o que acham , para validar ou não esse procedimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Excelente trabalho, CE. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Legal Carlos. Só para ficar mais claro, o ideal é primeiro extrair e depois vaporizar para que o intervalo entre esses dois ser o menor, certo? Pelo que vi, o mod mais barato a ser feito é instalar um termômetro na caldeira, assim se começa na temperatura certa e não precisa ficar cronometrando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Agora não da mais pra reclamar, só falta por em pratica. Valeu. Umas perguntinhas: o termopar do PF você colocou onde e como? e você usa ele durante as extrações ou só em testes? abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Primeiro extrai sim Sergio , pois a caldeira esfria muito durante a vaporização , a temp. cai 15°C em 1 min. E para voltar para temperatura de extracão são 6 min para reaquecer , 2 min de espera após o expurgo , ou seja no minimo 8 minutos. Fazendo extração e depois vaporização é o mais pratico e rapido. A minha ideia seria não precisar de termometro , por isso eu uso volumes e tempo , mas , se quiser colocar , basta um termopar simples preso ao bloco da caldeira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Gerenciamento de temperatura (surfing) para a Gaggia baby Twin A minha intenção ao escrever esse tópico é dividir com outros donos de Twin a minha experiência monitorando a temperatura da maquina, ver se outros chegam a mesma conclusão ou melhoram as .... Muito, muito, muito bom. That's what the forum is about. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Agora não da mais pra reclamar, só falta por em pratica. Valeu. Umas perguntinhas: o termopar do PF você colocou onde e como? e você usa ele durante as extrações ou só em testes? abs. Primeiro vc tem que impermealizar , mesmo que de forma precaria o termopar que vai entrar em contato com a agua quente , eu usei , papel aluminio e uma cola fraca , dá para fazer uma duzias de medições antes de ter que refazer a impermeabilização . Esse termopar entra pelo spout e fica preso no fundo do PF . Eu fiz varias extrações com ele , mas , como eu disse , a maquina tem uam boa repetibilidade , após uma ou duas s duzias de medições vc percebe a repetição , trabalhando com tempo e volume vc absorve os erros do ciclo de funcionamento da maquina. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Se alguém for colar um termopar na caldeira, posta o tutorial pra gente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Muito bom Carlos, ainda não havia utilizado desses instrumentos, como recursos, para comprovar o que tinha observado na prática. Acredito que seria muito útil esse tópico ser incluído nos tutoriais, pois as conclusões encontradas, por meio destes recursos, com uma linguagem técnica e didática, contribuirá com aqueles que pretendem conhecer melhor o funcionamento/construção da Gaggia Baby Twin e, consequentemente, ajudá-los a obter um melhor resultado do café na xícara. Abração. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 esses termopares k sem os poços de inox acabam respondendo bem mais rápido né? e se for com o tubo, fica muito lenta a resposta ou dá pra usar? será que uma camada de algo tipo um verniz ou algo parecido nao resolve? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Se alguém for colar um termopar na caldeira, posta o tutorial pra gente. Não precisa colar no bloco , pode ser na base da caldeira , mas se quiser pode usar um fita adesiva , eu usei uma da 3M especial que tem uma camada de silicone , vc tem usar uma fita forte que não solte , mas que não seja tão forte que quando for retirada não destrua o termopar . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 esses termopares k sem os poços de inox acabam respondendo bem mais rápido né? e se for com o tubo, fica muito lenta a resposta ou dá pra usar? será que uma camada de algo tipo um verniz ou algo parecido nao resolve? Sim ,responde quase instantaneamente , mas o principal motivo é que com o tubo rigido ele não seria flexivel para entrar no PF . Essa é uma pergunta dificil de responder , eu fiz uma gambiarra , deu certo , usando papel aluminio , verniz tem o problema da temperatura , algumas vezes a temp. chegou a 106°C. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Não precisa colar no bloco , pode ser na base da caldeira , mas se quiser pode usar um fita adesiva , eu usei uma da 3M especial que tem uma camada de silicone , vc tem usar uma fita forte que não solte , mas que não seja tão forte que quando for retirada não destrua o termopar . Pode-se usar pasta térmica na ponta do termopar? Isso ajudaria? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Muito bom, assim que eu testar aviso os resultados Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Olá Carlos Eduardo, inicialmente muito obrigado pelo Tutorial. Eu tinha várias informações desconexas sobre a minha máquina e após várias leituras do seu texto foi possível ligar todas essas informações que estavam espalhadas e embaralhadas. No final acredito ter obtido um conhecimento mais preciso e uma visão mais completa da cafeteira. Vamos aos comentários e perguntas então. O procedimento que eu utilizo para surfar é um pouco diferente do seu, vou descreve-lo passo a passo comparando com o que você postou e no final poderemos fazer certas ponderações. Antes porém, gostaria de afirmar que não cheguei a testar sua forma de surfar ainda, o que posso lhe garantir é que a forma como realizo, de todas as que já testei, é a que mais me agrada e tenho obtido bastante consistência na xícara! Além disso, todas as observações que faço estão longe de estar tão precisas quanto as suas, são apenas especulações baseadas na tentativa e erro. Vamos lá: 1-deixe aquecer por no mínimo 15 , no máximo 20 minutos , se possível com o PF encaixado ; Aqui faço o mesmo, deixo aquecer por pelo menos 20 min, mas nunca deixo o PF encaixado. Essa diferença é crucial e faço questão de não encaixar o PF. 2- expurgue 50/60 ml; O primeiro expurgo que faço é sempre grande, com certeza passa de 60ml, acredito que deva passar da capacidade da caldeira de 105ml. 3-aguarde 2 minutos , se por qualquer motivo vc deixar esse tempo chegar a 5/6 minutos , expurgue 50/60 ml e espere mais 2 minutos ; Nesse ponto eu vou pesar os grãos, moer manualmente no Hario, colocar no pf e tampear! Acredito que levo mais de 6 min para fazer tudo isso, tempo necessário para recuperar a máquina 4-extraia ; Antes de extrair eu faço mais um expurgo... esse expurgo, em geral, dura de 3 a 7 segundos e e ele libera bastante vapor pelo fato da máquina ter ficado ociosa. Quando finalizo o expurgo (geralmente quando a máquina para de soltar vapor e começa a cair somente água) a luz referente a caldeira começa a piscar (isso acontece sempre), nesse momento eu encaixo o PF (frio) posiciono a xícara e a balança e pressiono o botão M para acessar a função de configuração da máquina. Quando a luz para de piscar eu aperto o botão da dose única com a função de PI ativada (que não é PI... sei que esse procedimento é mais psicológico) e a faço a extração como se estivesse configurando a máquina. 5-Após a vaporização aguarde no mínimo 5/6 minutos para a máquina reaquecer novamente ; Faço a vaporização e sempre retiro o PF depois de vaporizar. 6-expurgue 50/60 ml ; Faço um expurgo de limpeza dos grãos que ficam grudados na tela do chuveiro que dura uns 8 segundos. 7-aguarde 2 minutos ; Aguardo para a próxima extração, e enquanto isso eu volto para 3 com um único detalhe a mais, eu lavo o PF com o filtro a fim de baixar a temperatura, explicando melhor, eu jogo água fria da torneira mesmo. Esse procedimento pra mim é essencial! Sempre lavo o PF entre as extrações e depois seco com um pano. 8-extraia. Volto para 4) Talvez, e veja bem, talvez eu sinta necessidade de lavar o PF pois eu espero sempre mais que dois minutos depois dos meus expurgos para extrair e por isso o PF frio compense a temperatura mais elevada da máquina... será?? O que acha CaÊ??? Amanhã vou testar a rotina que você propôs! Acho que vai ficar mais fácil quando o Nemox LUX chegar, pois perderei menos tempo pra moer... do jeito que você propõe tenho que mudar a ordem da moagem, passando a moer antes do expurgo e usar os dois minutos somente para tampear... O detalhe é que enquanto eu escrevia acho que teve uns 15 comentários na minha frente... kkkkk o povo eh esbaforido demais ou eu demorei demais pra escrever esse comentário gigante ! 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Olá Carlos Eduardo, inicialmente muito obrigado pelo Tutorial. Eu tinha várias informações desconexas sobre a minha máquina e após várias leituras do seu texto foi possível ligar todas essas informações que estavam espalhadas e embaralhadas. No final acredito ter obtido um conhecimento mais preciso e uma visão mais completa da cafeteira.... Igor, se você vai fazer um expurgo que vai retirar toda a água quente da caldeira, por que esperar 20 min antes disso? Não pode partir daí? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 João, mesmo do jeito que faço os 20min são necessários, pois eles servem para aquecer a máquina como um todo, fazendo assim com que as oscilações de temperatura diminuam uma vez que todos os componentes ao redor da caldeira estarão quentes. A retomada de temperatura então acontecerá como o CaE mensurou, em 6 minutos. Olhando com calma agora a diferença entre as rotinas é que não espero 2 mim depois do expurgo, mas em compensação eu coloco o PF frio... O motivo de fazer o primeiro expurgo maior é, na minha concepção amadora, para exatamente "zerar" a máquina com a única diferença que ela estará uniformemente quente. Como comentei, minhas observações e ações, em geral, são baseadas em suposições não tão bem embasadas. Isso muda a partir de agora graças aos conhecimentos que tenho obtido por aqui!! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Vamos lá Igor , do jeito de vc esta fazendo me parece bem complicado . Deixa eu explicar como entendo o seu metodo . Antes de vc extrair a maquina aqueceu mais de 6 minutos , nesse momento se vc extrair a agua estará entre 103 e 106/C , quente ,certo , mas antes vc expurga uns 5 seg , para vc ter uma ideia 5 seg são aprox. 40ml , vc retirou 40% do volume de agua na caldeira e substituiu por outra a 25°C . Vc diz que espera a luz apagar e extrai , é importante frisar que a luz para de piscar , não porque a agua esta na temperatura correta , mas , porque o bloco de metal esta , a sua maquina não tem uma resistencia dentro da caldeira , mas sim fora , ou seja , vai levar um tempo para o metal aquecer a agua , nas outras maquinas a resistencia aquece a agua que aquece o metal , na twin é o contrario. No meu modo de ver (sempre posso estar errado , como vc , estou tentando aprender ) a sua extração saíra fria , algo abaixo de 90°C. Faça uma experiencia tente meu metodo e depois , com a maquina fria tente o seu , veja a cor da crema (claro que a torra afeta a cor) se ficar muito claro é porque a extração está fria. Se ficar escura está quente , (de novo isso não é preciso) mas vai ajudar na comparação. Quanto ao PF , as mediçoes com PF frio mostraram uma queda de temperatura acentuada , o PF absorve o calor rapido , o café tende a ficar mais frio , isso afeta o sabor ? Não sei , mas se usar um PF frio as variações de temperatura dentro dele serão muito rapidas que a leitura do termopar ficaria dificil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Olá Carlos Eduardo, farei alguns testes amanhã com essas informações novas em mente. Com certeza elas irão direcionar melhor minhas ações ao realizar a rotina do espresso na minha Twin. Quanto o PF frio, ressalto que é gosto pessoal, após varias extrações comparando os resultados eu cheguei a conclusão que me agrada mais quando o PF está frio... E novamente muito obrigado pelos comentários aqui e no Clube Gaggia sobre o vídeo que fiz a respeito da vaporização! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Pode-se usar pasta térmica na ponta do termopar? Isso ajudaria? Deixa eu tentar explicar algo , eu venho fazendo esses testes já faz algum tempo , primeiro com o termometro de barista que responde de forma muuuito lenta e depois com os termopares que respondem rapido demais , a primeira coisa que eu percebi foi que eu precisaria de um datalogger para plotar a curva de variação de temperatura. Sem esse equipamento , ficaria dificil , mas outra coisa que eu percebi é que essas maquinas italianas tem um projeto termodinamico genial , se vc medir seguidamente a temperatura em um ponto , vc vai perceber que a maquina segue ciclos. A minha ideia foi me concentrar na temperatura da agua em contato com o bolo e usar a temp. do bloco apenas como referencia para comparação , a primeira coisa que eu percebi foi que a maquina precisa de 20 min aquecendo para estabilizar a temp. do conjunto. A segunda coisa , foi que qualquer saida de agua produz uma variação grande de temperatura (volume da caldeira minusculo) , por isso surge os 2 minutos , que só foram alcançados por aproximações sucessivas (muitas mesmo ) , a agua fria que entra necessita de um tempo para aquecer , de novo sempre é bom lembrar que não tem resistencia em contato com a agua , ela será aquecida pelo metal de forma mais lenta. A terceira e mais importante é que a maquina segue ciclos bem definidos , com repetição de temperatura , isso permite que uma vez esse ciclo seja estabelecido , a temperatura não interessa mais , pois eu sei (na verdade eu acho que sei ) que após 20 min de aquecimento a agua vai estar "quente" para extrair e depois de um expurgo "fria" , mas depois de muitas tentativas e erros cheguei a conclusão que esses 2 minutos trazem a agua para a temperatura que considero ideal , se passar mais de 2 minutos (5 ou 6) , começa a ficar "quente" de novo e vc vai ter que reiniciar o ciclo. A minha ideia e dispensar o termometro , pois o analogico é muito lento e o digital muito rapido , usando "Tempos e volumes de agua" eu fico livre de equipamentos de leitura imprecisa. Dessa forma qualquer um que tenha um cronometro e um copinho graduado pode fazer o controle de temperatura , sem precisar de termometro , termopar , datalogger ou ficar como um maluco tentando acompanhar o piscar de leds e luzes. Se os termostatos estão ok , basta uma xicara e um cronometro. A ideia é essa , vamos ver se vai dar certo. Abs. C. Eduardo 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cletus Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Um verdadeiro tratado!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Cacilda que tópico longo! Vou deixar para ler em casa.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Excelente tutorial para quem tem a máquina. Parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 EXCELENTE ! Carlos. Grande Abraço! Muito, muito, muito bom. That's what the forum is about. Mil por cento de razão Borin ! Posts como esse constituem o "verdadeiro" fórum! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Enfim, o tutorial do Carlos, como ele é! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Confesso que eu não tinha muito uma rotina certinha assim... Segui direitinho a proposta do carlos eduardo, cronometrando tudo e consegui uma extração muito boa do sitio canaã. Provavelmente usarei sempre agora até alguem concluir que aprimorou mais ainda hehehehehehe Mandou muito Carlos! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas