Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

Cris, ainda te devo as respostas. Tudo aqui na minha lista. Por favor, tenha paciência comigo.

 

Má, você é mais corajosa do que eu. Aliás poderia torrar os meus? 1 kg de 2 cafés diferentes. Eu pago. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkk Não arrisque seus preciosos assim!

Vou começar pelo tostex acho. Se sair algo melhor que macho preto queimado, te mando um batch inteiro! Que deve dar uns 50g...  :lol:  :lol:  :lol:

Quem sabe se eu conseguir alguma coisa bebível arranje um bolinha. Aí dá pra compartilhar creio eu  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bolex é divertido. Mas adianto que exige mais braço que os moinhos manuais. Se piscar e deixar de girar por qualquer tempinho, grães já tocam no metal e formam um pontinho preto (que ACHO que chamam scorts, o mestre lá mencionou algo assim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sério que você não come pipoca? A pipoca na pop fun fica horrível, mas pipoca (salgada, claro) bem feita é ótima.

Me lembro que em Hamburgo o normal era pipoca doce (pelo menos no cinema). A única vez que comi feliz na Alemanha foi quando fui ao cinema em Berlin e lá era salgada.

Ouvi dizer que em São Paulo tem pipoca com xarope de groselha. Mas os pipoqueiros que na minha infância aqui eram ótimos, hoje estão ruins. Basicamente porque todo mundo faz pipoca com queijo, com bacon e sei lá mais o que. Antes tudo era melhor. Até o passado.

A vida como ela é(ra).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando à pipoca com queijo (e fugindo de novo do tópico), em Ubatuba é um clássico. Vende na praça da Matriz. Agora que aprendi um pouco sobre queijos sei que eles usam algum meia-cura em cubinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Torrar na airfry" é basicamente o que faz o GTTRCSTRCTS-F1 do Guilherme.

Nada mais é que um airfry com algumas adaptações (motor mais rápido e controle da resistência via computador) pra melhorar a eficiência e conseguir traçar perfis de torra.

 

Está pensando em usar aquele airfry de gaveta? Ele não tem nenhum tipo de "mexedor" pro alimento né, é só o ar quente sendo soprado em cima? Acho que talvez até funcione mas imagino que a falta de agitação dos grãos deva prejudicar bem o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Torrar na airfry" é basicamente o que faz o GTTRCSTRCTS-F1 do Guilherme.

Nada mais é que um airfry com algumas adaptações (motor mais rápido e controle da resistência via computador) pra melhorar a eficiência e conseguir traçar perfis de torra.

 

Está pensando em usar aquele airfry de gaveta? Ele não tem nenhum tipo de "mexedor" pro alimento né, é só o ar quente sendo soprado em cima? Acho que talvez até funcione mas imagino que a falta de agitação dos grãos deva prejudicar bem o resultado.

É GTCR-F1 rsss.

Mas não é uma airfryer comum. Ele tem um tambor, que não deixa o café ficar parado enquanto tá rolando o calor. Então, não que uma airfryer vai dar errado. O Bernardo já torrou em forno de convecção (turbo forno). O problema é o scorthing, que o contato com o fundo do recipiente, mesmo forrado com papel manteiga, vai provavelmente ocasionar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O certo seria "Scorching", de scorch.

O Guilherme lembrou bem das minhas a (des) venturas com o forno :-)

Realmente o problema maior era de como girar os grãos para torrarem uniformemente ...

O outro problema era a resposta da temperatura, porque - ainda que consegue atingir temperaturas altas - demora demais para uma resposta adequada.

Então, quando começava com o forno um pouco mais frio o café não desenvolvia, e um pouco mais quente, era demais para a fase de desidratação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... não sei se daria certo... maaass na falta de opções talvez eu tente. 

Ia pegar um bolinha, mas lendo o tópico dele vi que o pessoal usa com fogareiro e no quintal  :D  Talvez minha mãe tenha outro filho com a sujeira na cozinha dela rsrs

Então penso na pipoqueira que eu não queria a princípio, pois assim torro aqui em casa mesmo, na lavanderia, e arco com minha própria sujeira  :(

Veremos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Scorching. Acho que agora aprendo a correta.

 

Marcinha, confesso que não prestei muita atenção à torra no bolinha, na primeira estava sovando o pão e ocupada nas outras. Não vi o nível do peliculê.

 

Mas do que eu li, se você tiver coifa sobre o fogão já rola legal.

 

Má, quinta encontrinho no KOF às 15h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... não sei se daria certo... maaass na falta de opções talvez eu tente. 

Ia pegar um bolinha, mas lendo o tópico dele vi que o pessoal usa com fogareiro e no quintal  :D  Talvez minha mãe tenha outro filho com a sujeira na cozinha dela rsrs

Então penso na pipoqueira que eu não queria a princípio, pois assim torro aqui em casa mesmo, na lavanderia, e arco com minha própria sujeira  :(

Veremos!

Dá pra fazer testes no fogão sim.

Recomendo forrar os pés do torrador.

são de metal e podem arranhar seu fogão ou cook top.

É possível também que não haja espaço hábil para o globo girar.

a bolinha pode pegar na boca do fogão.

A solução que encontrei foi deixar reto na marra os

pés do bolinha que são normalmente curvados.

Exaustor ou coifa ajuda a resolver o problema do fumacê.

Pelas experiências que tive com bolinha a torra encerra antes de fazer fumaça de verdade.

Agora se sua mãe chamar aroma de café torrado de fedor é melhor abortar a operação.

Ele vai permanecer por umas horas. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fumacinha acho que não é problema não... tem um exaustor véio e uma janela, já ajuda. Mas o receio é da sujeirada das películas pela cozinha toda... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrando hoje e ontem:

 

dShN5C0l.jpg

 

CAFÉ           PERDA    DESENV.
Exótico        15,75%   01:40
Exótico        16,25%   01:50
Rubi           14,25%   01:40
Sta Rita       15,38%       ?
Sta Rita       14,50%   01:50
Ninho da Águia 14,00%   01:40
Ninho da Águia 14,75%   01:40
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...