Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

Voltei ao meu estoque habitual. 4 cafés diferentes para variar.

Torrei hoje o boa sorte. Aproveitei que me permito errar com esse café (comprei mais dele e foi barato. Aliás, excelente custo beneficio depois de uma catação) e parti para experimentação. Torra diferente do que tenho feito.

O café, depois de separado os defeitos, é muito gostoso. Não vou dizer que é excepcional, mas valeu muito a pena. Queria que o caxixe viesse tão barato como ele. O caxixe é bem superior.

 

Aliás, ficou até bem bonito o café depois de catados os defeitos (em torno de 13g de 200g).

 

43275140f57cb78421a9ddb5332fc1af.jpg

 

45a446954ba3c3cc9efd6df379cd3d8f.jpg

 

Os defeitos

 

c6bc93cba3ab6438e1f8820e2839df0a.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 2 semanas comecei a torrar de novo, agora sobrou em meu estoque para torrar, Forquilha do Rio e Rubi, faz seculos que não ouço estes nomes por aqui , ai estou pensando se eu torro ou se vendo no Mercado Livre como antiguidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O boa sorte foi embora para a casa da Sogruska. Tive oportunidade de provar. Ficou bem gostoso. Vai proporcionar ótimos cafés na superauto dela.

 

Essa semana vou ficar mais tempo no Trampo. Então, fiz uma torra do papua Guiné AA e outra do Carmen para reabastecer o estoque daqui de casa (parte do Carmen e o papua vão comigo para o Trampo)

 

Log e foto do papua

 

64bab4a8f25471a7ed5334d03c875fa5.jpg

 

bd71ffcb5a307b4a2d315c5dbe2c78cf.jpg

 

LOG e foto do Carmen (papua tirada de noite, Carmen agora há pouco, de manhã)

 

6249ac7bbc7748359172a412c37e8388.jpg

 

 

a67950046d8f9bb57ebb67b9dd927fcd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O papua é AA e sem defeitos, além de ser lavado. O Carmen tem um ou outro defeito, é natural. O Carmen é muito mais café que o Papua, em termos de aroma e de sabor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 2 semanas comecei a torrar de novo, agora sobrou em meu estoque para torrar, Forquilha do Rio e Rubi, faz seculos que não ouço estes nomes por aqui , ai estou pensando se eu torro ou se vendo no Mercado Livre como antiguidade.

 

Só não entro na concorrência por preguiça. Ou melhor, para deixar valorizar ainda mais essas raridades. Hehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda rateando nas torras. Não tem jeito, para aprender, aliada à leitura, só praticando...

 

 

https://goo.gl/photos/QXc4KVDbjk7NB4Dq7

 

 

(aprendendo a usar o roastlogger, ele travou a temperatura na primeira torra...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma torra um pouco mais demorada do boa sorte ontem. Mas consegui, reduzindo a potência máxima, uma torra mais clara e, surpreendentemente, com baixa desidratação, a despeito de mais longa.

 

Segue log

 

ae1daa4a7ff83889e53475f4a88b240f.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de torrar uma leva do NDA do ano passado para colocar no coador do dia a dia.

 

Peguei leve no início. E peguei mais pesado no meio para o fim. Poderia ter pego um pouco mais pesado no início, para ganhar inércia maior. Mas, no fim, deu tudo certo.

 

Café sem catação

 

ea466113901457b4b9bc619c3518672b.jpg

 

 

Log

388d613a8e1fa1490c2efe12ba4f7feb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To pegando o jeito com o torrador. Fiz uma torra do Carmen Miranda hoje, bem arrojada. Pouco calor da metade para o fim, longo desenvolvimento e perda baixa de massa. Uma torra verdadeiramente clara, 13% de perda. Ficou muito aromático. Vai bombar no coador.

 

651d309c06778ac1ce5525229914605b.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, meu torrador é bem híbrido. Ele, depois que carrega calor, permite que o operador escolha entre privilegiar a convecção ou a condução, a depender da posição do restritor. Da, por exemplo, para manter a potência em 30% e continuar a ganhar caloria, mantendo a inércia da ror. Se vc coloca nessa potência e abre o restritor, a radiação infravermelha permite que a condução seja preponderante, sem perder a convecção. Se vc deixa fechado, a convecção prepondera. Tem que antecipar os movimentos, desde que o tempo de resposta é um pouco lento. Em suma, ele tende à estabilidade, uma vez traçado um rumo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops, ajustando o link e compartilhamento: https://goo.gl/photos/QXc4KVDbjk7NB4Dq7

Em tese, se diminuir o efeito da convecção, aumenta-se o controle da torra por meio da potência do fogo/resistência?

 

Agora que estou usando um termômetro que percebi o quanto um tiquinho de nada ao girar o controle da chama afeta o ROR.

 

Antes era no achismo, e estraguei meio kilo de café... :(

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, eu não sei como funciona o fluxo de ar no Dietrich mas tenho a impressão que é diferente do seu, acho que a chama esta sempre direta, só aumentando ou diminuindo a intensidade, e o fluxo é como um turbo de um forno de pão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrando pro nosso encontro do dia 28.

 

f2d971e26a951d71812dfaacdbce504c.jpg

 

Na esquerda o Etiopia Lavado, na direita o mesmo grao por processo Natural.

 

Tô pirando nesses Etiopia Naturais!

 

Lavado:

 

54729418810e67d1b2302b1313e04669.jpg

 

Natural

 

5c3e9c7ac5a4a9061558a6bd07251592.jpg

 

E ontem chegou pelo correio um microlote que eu havia comprado em 28/01! Demorou quase 4 meses pra chegar!

 

b55576b420b14a96d0ffe9758235b3c3.jpg

 

Valeu

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é Rafa, de sorte. Os meus deve estar chegando de volta na Hasbean, com a importação negada.

Enfim, torrei agora os primeiros 117g do meu Unique Orgânico que terminou de chegar. Achei o 1C bem fraco e com estalos espaçados. Vamos ver mais tarde o gosto. Acho que vou fazer uma aeropress antes de sair pra correr na chuva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Insistindo um pouco na torra no forno convencional.

Agora com o roastlogger da para ter uma idea melhor

e tentar traçar um perfil mais interessante.

 

2016-05-19.png

 

Acredito que essa tenha sido a torra mais homogenea até agora

deu 15% de perda dos 80g iniciais

 

torra.jpg

 

Café cru da café creme que tinha comprado ano passado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é Rafa, de sorte. Os meus deve estar chegando de volta na Hasbean, com a importação negada.

 

Veio escrito Green Coffee? Por isso negaram? Porque o meu vem escrito Roasted Coffee e passou. Conversa com o vendedor pra mandar como Roasted, e se possível de pessoa fisica.

 

Marcio, pega o Jipao e vem. Quer o endereço?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, é o Mundo Novo do Sítio Boa Esperança ou o Bourbon Vermelho da Fazenda Recanto?

 

Estou apanhando um pouco do Mundo Novo... só comecei a torrá-lo mês passado. Não tá fácil acertar o ponto. E os estalos do 1C ficaram tão prolongados e espaçados que acho que emendou com o 2C numa das torras mais escuras que já fiz (City) com perda de 16.5% em uns 13 minutos pra 150g, mas era pra ter ficado bem mais clara, esse grão é bem diferente. Essa primeira torra só pra cappuccino, pra tomar puro ficou meio amargo até mesmo no V60... Minha última, uma torra média feita hj cedo, ficou com perda de 15.8%, está "maturando", vou fazer um V60 amanhã de noite pra provar. A anterior ficou azedo e adstringente, com perda de 14.9%, ficou média-clara, por isso aumentei um pouco o calor no pico e na finalização, mas ambas duraram pouco menos de 11 minutos pra 150g... Como eu disse, tô apanhando. só tenho mais 150g e ainda não sei se acertei...

 

Aliás, é muito difícil repetir resultados com apenas 80g. Consigo muito mais consistência em lotes de 120g a 150g. Pena que meu multímetro/termômetro não tem USB, senão eu gravaria no Roastlogger... Não vejo a hora de pegar um STC-4v2 (ou v3, quem sabe :D )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...