Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

Ah, sim, esse era o tópico que eu estava procurando...

Torrei agora o tal Forquilha do Rio. Deu 14,3% de perda. Vamos ver se é essa coisa toda. Busquei lá no Alexandre. Na ida escapei da chuva, mas na volta ela me pegou em cheio. Por sorte a mala da bicicleta é à prova d'água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz 5 batchs como tinha sobras de alguns cafés e não quis jogar fora e nem torrar 100g por ex, peguei e fiz uns blends, misturei e torrei, um foi com o bob-o-link + exótico do Mario e + Faz. Gaia natural, com 244,5g resultando 208,4 dando uma perda de 14,7%. O outro blend foi com o Ninho da Águia + bob, 230g após torrado 195,8 dando 14,8% de perda, o outro foi com o Pardinho + Bob, 230g - 196,5 totalizando 14,5% de perda.

Os outros dois batchs foram de 230g da compra coletiva da Forquilha do Rio, um deu 14,7% de perda e o outro 12,8%.

Hoje no almoço experimentei o Forquilha com 14,7% e gostei bastante, também experimentei o blend NDA+Bob mesmo tendo bem pouco NDA aquele aroma na hora de moer é bem característico e percebe-se na hora, também ficou bom o blend.

Talvez hoje a noite faça o Forquilha com a torra de 12,8% no coado, espero não ter ficado cru com aquele gosto característico de cereais.

Sei que não é recomendável torrar blends, pela variedade, tamanho e densidade de grãos, mas fiquei atento para os menos densos não passarem do ponto e as vezes esse tipo de torra pode dar muito certo dando uma característica toda especial para o café, enfim, a torra não é uma verdade única, absoluta, tem infindáveis "depende", erros, acertos, conhecimento e sorte, geralmente o que mais conto é com esta última opção, pois podermos ter surpresas agradabilíssimas ou não :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, fiz uma Godroast do Forquilha. Logo que retirei do torrador, já tinha certeza sobre o acerto. Uma torra mais lenta, com introdução do café a uma temperatura ET mais baixa, permitiu uma maior evolução dos aromas do grão. Depois posto o log.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de contar a parte engraçada dessa torra.

Como estou mudando a cara do torrador (objetivando, principalmente, diminuir peso e tamanho), retirei a base antiga (toda em aço inox - coisa de uns 5 a 8kg). O resfriador ficava nessa base. Estou substituindo por outro. Esse outro resfriador será movido, ao invés por ventoinha, por um inflador/desinflador de boia de piscina (220V). É bem barulhento (lado ruim). Hoje, estando de posse desse inflador, resolvi usá-lo para resfriar o café, que, no ato de despejo, se encontrava na peneira. Tomei o cuidado de direcionar o ar de longe, a uma distância de uns 30cm. Mesmo assim, foi café e palha para tudo quanto é lado. Precisam ver meu desespero na hora. Perdi coisa de 20 a 25g de café. Logo em seguida ao que nomino desastre nacional (afinal, era o forquilha), passei a usar o lado desinflador e precisam ver o quanto foi rápido resfriar o café. Quando estiver na base resfriadora que mandei confeccionar, vai ficar ainda melhor.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez hoje a noite faça o Forquilha com a torra de 12,8% no coado, espero não ter ficado cru com aquele gosto característico de cereais.

 

 

Roger,

Não gostei muito da minha torra mais clara, coisa de 13,5% de perda de massa. Talvez porque o desenvolvimento tenha sido muito rápido. Acho que o forquilha brilha mais em torras entre 14% a 15%.

Aguardo sua análise.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui experimentar só ontem o Forquilha que torrei domingo passado (13,5% - 12'44" de tempo total) e achei o café simplesmente espetacular, tomei no espresso.

 

Tenho que tomar mais vezes pra consolidar a opinião, mas a primeira impressão não poderia ser melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme não ficou ruim, tem café que com 12,8% fica impossível de tomar, outros se dão super bem, mas concordo com você que ele demanda uma torra com perda maior, o de 14,7% ficou melhor.

Acho que porque ainda é torra recente, mas esse com 12,8% o Vario regulado com macro 1 e micro 1 não conseguiu dar conta do recado, com 16g de pó logo no inicio da extração normal e depois aquela cachoeira, uns 50g de líquido em 15 segundos.

Acho que a torra ideal para o Forquilha deve ficar entre os 14 a 15% mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando uma viagem de um amigo para a Europa, estou trazendo uns cafés e resolvi comprar ele. Mas, depois de ler análises em inglês, descobri tratar-se de um café controverso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao tópico, hoje torrei um mundo novo de SP, que é muito gostoso e fica com aparência linda após a torra. Achei que tinha passado do ponto (tenho realizado torras manualmente e, às vezes, esqueço da programação gravada na memória do roastlogger (actions), de forma que, logo depois que baixei a potência a 20%, ela foi para 60% ao chegar em det temperatura e não vi isso imediatamente). No entanto, o café é resistente e aguentou bem esse calor imprevisto. Vai dar um expresso digno de nota, com bastante crema, mas sem gosto de torra (isso já aferi) daqui a uns 10 dias. Se durar até lá. Vou me esforçar para não tomar tudo antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monsooned Malabar é um café bem diferente. Baixa acidez, sabores fortes de terra, tabaco e chocolate. Precisa de uma torra mais escura perto do 2o estalo. Assim fica muito bom no espresso. Para coado não serve na minha opinião. É um café que vc ama ou odeia. Aqui gostamos muito como blend com cafés brasileiros de torra média.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci, tem muito Malabar mal armazenado (tratamento durante do Monsoon) no mercado. Tem que comprar de uma fonte confiável e o mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torrei ontem o resto do Sumatra honey processed, e um lote do Rubi e outro do Forquilha (117g verde cada).

Pena que foi a última torra do Sumatra. Esse indiano eu nunca provei. Quem sabe um dia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torra tripla: resto do ugandense, 117 de forquilha e depois 117 de Pico da Torre.

O ugandense é que acho que estraguei. Não sei como, deu uma perda de menos de 13%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

derradeira batelada do catuaí vermelho da compra coletiva.

14% de perda de massa, show de bola.

juntei as forças do Mundo Novo com o rubi para dar um batelada.

Deixei torrar um pouco demais

passou dos 16% de perda

mas a mistura não desagradou

ficou um tipo de café de homem com um toque de frescurinha.

acabou!

ainda nem peguei o forquilha com o Fabiano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Este final de semana fiz três torras. Sábado torrei o DJIMA (Etiópia), que comprei por falta de opção, uma vez que o cabra da loja que o Burnny recomendou demorou muito para me responder e quando o fez, já era tarde. Vai ficar para uma próxima o Yirgacheffe. Não é um mau café. Mas, também não chega ao nível deste. Depois torrei outro café. Foi um de papua nova guine grade AA. O grão é grande, do tamanho do maragogipe. Finalmente, para o dia a dia, torrei o FAF 322.
Todos foram torras média clara, à exceção do papua que fiz uma torra media

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu provei um café de Paupa Nova Guiné naquele curso de classificação e degustação. Espero que esse seu seja melhor. O do curso tinha um gosto horrível de PVA.

Torrei agora uns lotes que vão ficar me esperando até a volta de Brasília. Sairam da pipoqueira 100g cada  de Campo Místico (olha o nome novo aí), Rubi e Forquilha do Rio.

O Forquilha eu dei prum francês que conheço e estava de passagem provar ontem. Ele gostou muito. Depois fomos ao café Sorelle e ele disse que o forquilha tava melhor. Eram métodos distintos, mas concordo com ele. Esse lote que eu ainda tenho torrado ficou ótimo no coado. Na Sorelle pedimos Orfeu. Melhorou um pouco em relação à última vez que fui lá, mas ainda não está tão bom quanto da primeira vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, esse eu gostei. Bem achocolatado, mas ao mesmo tempo doce e aveludado. O melhor da compra até agora. Falta experimentar o indiano malabar AA e o colombiano finca Medellin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tó curioso se vc vai gostar do Malabar, Guilherme. Desses sabores de terra dele e da falta de acidez muitas pessoas não gostam. Fica uma delicia no blend com o Bob.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grão bonito, né? Ele precisa de mais tempo para descansar. Tem pessoas que deixam ele 3 semanas antes de tomar. Eu acho 10 dias suficiente. E faz uma sujeira no moedor ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O estoque do torrado andava meio baixo, assim que decidi torrar variado, para leite, espresso e coador.

Dois batches de Fazenda Condado, safra de 2012, bem desenvolvido, para cappu, sem defeitos, sabor somente chocolate, fiquei satisfeito.

Um batch de Forquilha (bom aroma) e outro de Pardinho (2013-2014), vamos dar uns dias para ver no que deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...