Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

Verdade Igor, ele ficou ótimo para expresso.

Já o catuaí vermelho ficou ótimo no coado e vai ficar bom no expresso também.

 

José Alexandre, atualmente, entre os que estou torrando, o MN e o C3 do SStR são os meus preferidos no espresso. Sei que não são os cafés mais espetaculares que possuo (usando a pontuação como referência), mas as extrações que resultam desses grãos são as mais balanceadas e corretas.

 

Uma sugestão, aguarde até perto do 8º dia para tomar novamente. Na minha opinião o auge do M.N. está entre o 8º e 15º dia de torra.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao Catuaí Vermelho, ficou melhor, na minha opinião, com 13.5% de perda de massa.

A minha última torra com 14% de perda ficou nitidamente inferior com  menos aroma e menos sabor.

Cada café é um café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei agora há pouco o NDA que torrei esses dias. Antes ficava muito preocupado com o tempo total de torra (não gostava quando o perfil passava de 11 minutos). Hoje já estou bem mais relaxado quanto a isso. Aliás, tem cafés que se beneficiam mais de uma torra um pouquinho mais demorada (ainda não deixo passar de 16min). Esse NDA foi torrado em 12 minutos, com tempo de desenvolvimento de 2 minutos, torra feita na mão, a partir do primeiro crack, de olho intenso no amostrador, para que o café não passasse do ponto. Esse cuidado extra deu certo. Esse bach ficou excepcional, muito bom mesmo. 14% de perda de massa (mas, surpreendentemente, não ficou muito ácido, mesmo no espresso, que é o meu método preferido de extração para esse café - que brilha em outros métodos também). Muito azeitado, característica marcante dos cafés do ninho da águia (ao menos do LH tb).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, muito azeitado? Acho interessante como as opiniões sobre esse café são diferentes, incl. em sites que vendem ele. Sem duvida ele é muito complexo. Li em um site a recomendação de deixar ele resfriar um pouco para perceber outros sabores. Já testou? Acho que ele muda o perfil bastante. Muito legal esse café. Também gosto dele muito no espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny,

Esse café me lembra azeitonas, quando tomo ele. Gosto bastante e não sou o único lá de casa que percebeu essas notas aromáticas. De fato, é um café de complexidade maior. Já fiz isso, de deixar esfriar. Gostei, mas notei um pouco de oxidação. Talvez numa extração sobre gelo essa oxidação não apareça. Ainda a testar. É, atualmente, meu predileto. Vamos ver quando o da última compra coletiva chegar, se vai superá-lo (no meu gosto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei essa definição de azeitado:

 

"Estado em que a mulher fica úmida após alguma sensação lhe causar prazer sexual."

 

no site www.dicionarioinformal.com.br

 

Só trocar as palavras mulher e sexual e deve ser o que o Guilherme e o Roger sentem  :lol:  :ph34r: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje voltei a experimentar com double roasting.

O bob-o-link não me convenceu nas torras anteriores, a que não desidratei ficou sem aroma e um pouco amargo, a que desidratei e onde fiz um desenvolvimento rápido ficou bem para coado mas pouco desenvolvido para espresso.

Fiz 200gr a 160° (preaquecido) por 8' 30", resfriei rápido (agitação e 1' de freezer) e rendeu 190gr.

Depois uma torra igual a última, com 5 minutos para carregar de calor o grão. O aroma ainda e suave porém desta vez ficou agradável, rendeu 169gr.

Esta descansando para o cupping, vamos ver no que dá.

Por enquanto este grão só me agrada como base para blend, mas continúo experimentando para ver se consigo extrair algo mais dele, até porque ainda tenho um bocado dele e é um bom aprendizado.

 

PS: a torra deu um City +, a perda de peso difícil de dizer ... se considero 200gr da 15,5% mas se considero 190gr aí são somente 11%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não resisti e extrai um Ristretto da torra "two step" (bob-o-link) de ontem.

Realmente ficou muito melhor, bom corpo, amanteigado é bom aftertaste.

O aroma muito suave porém agradável, acidez e sabor varietal não são o forte deste café que, ainda sem defeitos não tem nada de especial e, conforme mencionei anteriormente (na minha opinião) serviria mais para base de blend.

No entanto gostei muito deste tipo de torra para espresso.

Como não tenho medidor, presumo que este grão deva ter umidade acima da normal e consequentemente se beneficia de uma secagem prévia à baixa temperatura.

 

A meu ver, isto confirma a teoria de Claus Fricke, em que a chamada fase de desidratação teria dois objetivos:

1. Levar a umidade do grão ao ponto ideal para a torra (desidratação)

2. E (uma vez completada a desidratação) carregar o grão de calor para chegar numa torra o suficientemente rápida como para não comprometer nem a acidez nem o sabor varietal.

O próprio aroma já mostra que a torra está sofrendo reações químicas com melhores resultados organolépticos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny,

Esse café me lembra azeitonas, quando tomo ele. Gosto bastante e não sou o único lá de casa que percebeu essas notas aromáticas. De fato, é um café de complexidade maior. Já fiz isso, de deixar esfriar. Gostei, mas notei um pouco de oxidação. Talvez numa extração sobre gelo essa oxidação não apareça. Ainda a testar. É, atualmente, meu predileto. Vamos ver quando o da última compra coletiva chegar, se vai superá-lo (no meu gosto).

 

Será mesmo oxidação ou apenas a mudança natural de paladar que ocorre com o resfriamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei ontem o forquilha do rio. Fiz uma torra suave, partindo de 80°. Quando se iniciou o desenvolvimento, baixei consideravelmente a potência e deixei desenvolver por dois minutos. Resultado: 14% de perda. Café no ponto para coador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... Quando se iniciou o desenvolvimento ...

 

Guilherme, o que é isso? Inicio do 1o estalo? Ou "first crack rolling"? Já discuti isso recentemente com o Santiago (ou ele me criticou na verdade  :)). Usamos muitas vezes terminologia meio ambígua.

Abçs

Burny

 

PS: Abaixo um sumario das fases de torra que acho muito útil

 

Fases da torra

1) fase de secagem (até 160 °C BT)

2) reação de Maillard auto sustentável (a partir de 160 °C BT)

3) caramelização (a partir de 171 °C BT)

4) começo 1C (205 °C BT)

5) 1C “rolando” (212 °C BT)

6) fim 1C

7) desenvolvimento depois do fim do 1C, antes do 2C

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny,

Considero que o café começa a se desenvolver quando tem início a reação de Maillard, o que se evidencia com o primeiro crack. Depois disso, tudo é desenvolvimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei o Forquilha ontem também e, apesar de ser a primeira torra (sem parâmetros comparativos), não me pareceu um café tão fácil de torrar.

 

O 1C começou em 10:50 a 213°C (BT) e, assim como o Guilherme, também resolvi reduzir o calor após o início. 1C acabou em 12:14 a 212 °C e finalizei em 12:44 a 208°C. A perda de massa foi de 13,5% mas visualmente os grãos ficaram mais escuros do que se espera pra essa perda. No mesmo dia torrei um batch do MN da Faz. Monte Verde com 14,3% de perda e um FAF 322 com 13,7% de perda e em ambos os grãos ficaram bem mais claros que o Forquilha. A torra também não ficou muito homogênea e vários grãos ainda com película, o aspecto me lembrou o Rubi.

 

Agora é esperar pra experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

Visualmente os meus também ficaram aparentemente mais escuros do que o nível de perda. Mas, na xícara, o sabor correspondeu ao nível de perda de massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje fiz minhas primeiras torras depois de voltar de férias.

O café bom da Colômbia já está acabando e tenho que ficar descongelando, portanto resolvi torrar o mundo novo e o Ninho da Águia para ter café mais à mão.

Torrados agora tenho 200g do mundo novo e 100g do Ninho da Águia, mas este último só vou fazer daqui a uns 4 ou 5 dias. O mundo novo já devo tomar amanhã ou talvez até hoje à noite.

O cheiro do Ninho da Águia verde lembra bastante banana pra mim. Não me lembro de ter sentido gosto de azeitona nele. Acho parecido com os etíopes, com um gosto de mirtilo. MInha torra ficou com 14,3%. Acho que quando eu provei expresso com ele não gostei tanto. Gostei coado ou na prensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sábado, fiz uma torra do Sumatra Silimakuta AAA, comprado na Roastmasters. Torrei meia libra (228g). É a minha primeira torra de grãos de fora. :-)

 

Eles alertam que é um grão grande e recomendam muito calor. Pré-aqueci o Behmor até 200F e tentei fazer uma torra um pouco mais avançada.

 

Deixei o Behmor em 100% até o primeiro crack ( 7 min). Mesmo assim o crack foi meio discreto. Soltou pouca película. Deixei em 50% da potência até 9:30.

 

A torra está com cheiro muito bom. Acho que consegui aroma de chocolate amargo. Quem sabe consigo notas de chocolate no sabor também.  Ainda não provei. Tentarei coado amanhã ou depois.

 

Perda de 15%

 

IMG_20150131_184953_226.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrando cafés da compra coletiva.

estendi o período de desidratação do catuaí vermelho.

1º c aos 12 min, fim aos 14: 30, perda de massa 14,4%

Meu melhor resultado com esse café deu uma perda de 13.5.

Mundo novo natural com 15.6% de perda.

Esse vai ficar com gosto de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje fiz minhas primeiras torras depois de voltar de férias.

O café bom da Colômbia já está acabando e tenho que ficar descongelando, portanto resolvi torrar o mundo novo e o Ninho da Águia para ter café mais à mão.

Torrados agora tenho 200g do mundo novo e 100g do Ninho da Águia, mas este último só vou fazer daqui a uns 4 ou 5 dias. O mundo novo já devo tomar amanhã ou talvez até hoje à noite.

O cheiro do Ninho da Águia verde lembra bastante banana pra mim. Não me lembro de ter sentido gosto de azeitona nele. Acho parecido com os etíopes, com um gosto de mirtilo. MInha torra ficou com 14,3%. Acho que quando eu provei expresso com ele não gostei tanto. Gostei coado ou na prensa.

Também associo o mundo novo aos etíopes que provei, mas come menos acidez.

Uma torra minha teve 13,5% de perda, outra 14%, gostei mais da primeira, 

hoje rolou essa de 14,4% então acho que não vou gostar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi, ZA. O que eu acho parecido com o etíope é o do Ninho da Águia, se não me engano catuaí. Mundo Novo é o do Valmor, esse eu também gosto, mas lembra um pouco o caconde. Bem doce, na minha humilde opinião com um toque de caramelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...