Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

  • 2 weeks later...

Jose Cal, rolou uma compra coletiva,conforme o Guilherme falou.Acho que vão rolar outras,pelo menos eu quero mais,e te incluímos na proxima. Quem organizou foi o Rubens, e pelo que parece vai rolar sempre que a gente quiser. Esse Carmen vou pegar uns 3 a 5kg da proxima vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sombra ta me enganando. Bebi ele lá na FAF e é complexo pra caramba. Acho que pede calor e desenvolvimento, torrei ele deu 13%, próxima vez vou entrar com ele pra dentro da torra, e com calor tb, visto que deu uma perda baixa. Só lembrando, com 20kg conseguimos fazer um pedido na FAF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz duas torras ontem, estou testando um novo perfil de torra lenta, que combina o Double com o Single Roast.

Não é propriamente uma torra lenta, e mais bem uma fase de desidratação bem lenta seguida de uma torra "normal".

A pesar da duração as duas saíram claras (13,0 e 12,7%)

O primeiro batch saiu muito bom, o segundo que tentei fazer igual, sai para o 1Crack no mesmo tempo porém uns 3°C mais frio.

A diferença no desenvolvimento foi muito grande, o 1° saiu achocolatado enquanto o 2° batch saiu com cheiro a grama no coado, porém que não apareceu no espresso, e melhor acidez.

Ainda é cedo para tirar conclusões mas parece que podem ficar bons.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torras muito bonitas, parabéns aos mestres de torra. Eu comecei a torrar em casa há 2 ou 3 semanas, na pipoqueira 'manual', não consigo gerenciar a temperatura como deveria, mas por tentativa-e-erro já estou conseguindo algumas torras interessantes e bebíveis (pq as primeiras foram fora). Estou só esperando o torrador do Guilherme para conseguir viajar nos diferentes perfis de torra hehehe.

 

Próxima compra coletiva nacional eu faço a parceria certo também, eu vi que saiu uma mini-cc esses tempos atrás mas foi localizada (SP). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz duas torras ontem, estou testando um novo perfil de torra lenta, que combina o Double com o Single Roast.

Não é propriamente uma torra lenta, e mais bem uma fase de desidratação bem lenta seguida de uma torra "normal".

A pesar da duração as duas saíram claras (13,0 e 12,7%)

O primeiro batch saiu muito bom, o segundo que tentei fazer igual, sai para o 1Crack no mesmo tempo porém uns 3°C mais frio.

A diferença no desenvolvimento foi muito grande, o 1° saiu achocolatado enquanto o 2° batch saiu com cheiro a grama no coado, porém que não apareceu no espresso, e melhor acidez.

Ainda é cedo para tirar conclusões mas parece que podem ficar bons.

Você poderia explicar com mais detalhes Bernardo de como procedeu essas torras no Gene?? Gostaria de experimentar também umas torras mais lentas, mas precisaria um pouco mais de detalhes de tempo e temperatura para não estragar café de bobeira rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Roger, via uma "receita" para café de densidade média para alta.

 

0 a 10' = 160°

10 a 12,5/13 = 210-215° (para carregar mais calor para ir ao 1C, pode deixar até mais, ou colocar 220° se achar que não esquentou bastante).

12,5/13 a 15' = 238° (chego no 1C)

15 a 17/18' (ou mais se quiser mais escuro) = 233-236º de desenvolvimento.

Resfrio fora.

 

Veja que a fase de desidratação e a temp baixa, só para evaporar, sem torrar.

Fazendo a temperatura crescente posso reduzir o tempo para 5-6' o que daria uma torra total de 12-13' , basicamente normal.

Testa as duas e diga qual prefere. Depende bastante do grão.

Eu normalmente gosto de fazer double roasting, mas como leva mais tempo estou testando está aqui, que ficou bastante boa mas tenho de experimentar com outros grãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um teste deixando 10 min nessa temperatura de 160º , seria uma espécie de desidratação bem lenta, pois a que fazia ficava em média de 5 min.

Vamos ver o que irá acontecer, nunca fiz uma torra tão longa chegando 17 min, sempre procurava um "sweet spot" na média dos 12'.

Minhas torras ficam boas, mas é difícil ficar excepcional, ainda acho que a torra com pequenos batchs não ficam tão boas quanto essas torras comerciais onde vc joga 15kg ou mais de café, pode ser coisa da minha cabeça mas tenho a impressão que as torras comerciais ficam melhores, enfim, torras e seus mistérios.

Com quais cafés já utilizou esse método? Alguns da compra coletiva?

Obrigado pela "receita" Bernardo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esta receita só um Pardinho de 2013. O batch mais quente (após a desidratação), onde usei 215° na segunda fase, ficou melhor.

Para mim 70-80% das vezes sai melhor que a comercial, 20-30% a comercial é melhor.

Descontando quando o grãos enviados são inferiores aos conhecidos, o que tem acontecido com relativa frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério.

A torra foi de 15.04 , fazem hoje 4 dias, e os resultados se inverteram : a torra mais clara (mais fria) ficou mais gostosa no espresso que a mais "escura" , bem mais complexidade. Quando falo de escura é comparativamente, desde que entre as duas a diferença foi de uma grama (200 e 201gr), praticamente nada, porém claramente diferentes no sabor...

Apos recalibrar o Mythos (que tem um perfil "parecido" ao K30) realmente saiu um bom shot, que me surpreendeu.

Tem de experimentar mais, porém em principio, para este tipo de grão, esta receita funciona muito bem, diria que tão boa quanto uma boa comercial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz duas de Ouro Verde, para comparar o double roast com a secagem prolongada (ou torra lenta).

No DR (após secagem e resfriamento) a segunda fase foi de 11:30', a lenta foi de 10' de desidratação mais 8' de torra, o ponto foi bastante parecido: 15,5 e 14,8% de perda, as duas um C+ para FC.

De fato, as torra em si são similares, somente a desidratação que é diferente.

Vamos ver o resultado na xícara daqui a 4-5 dias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inspirado pelo Bernardo, fui torrar meu último bach do ouro verde.

Deve ter ficado bem bom.

 

14,5% de perda. Cheiro inebriante de açúcar caramelizado

 

88eac1d07185255f88c16680accd8abb.jpg

 

Torrando agora, nesse exato momento, o Carmen Miranda

 

ac167a123e0684fe1c17aa8b70b26b9a.jpg

 

cd63ba8f6c6b271c75c11cfd555fd702.jpg

9fe95979726dcf042deaa7626c400315.jpgbcdefdd879325934fc17d6a9562ec17b.jpg

3379ad0c5c17ee0af0aeee2d6a889423.jpgcd450d652ca3d136f0094e199d0d7856.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, essas posts de torras viram posts de tortura. Me mande esse torrador logo. Rsrs

Abçs

Burny

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço minhas as palavras do Burny....

 

:rolleyes:

 

Ainda tô usando o Philco modificado "meia-boca" que ajeitei aqui... e nunca consegui fazer algo apresentável 2x seguidas. Depender da sorte e estragar café bom, aí não dá... <_<

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To muito sem tempo ultimamente, trabalhando demais, por isso quase não tenho postado no fórum. Hoje, para desestressar, resolvi fazer uma torra do sombra

Ficou show!

 

1a5d348707df4f4b508d538a4e8ddcf1.jpg

 

c161c052e266e24556bfd2cc06ddbbd0.jpg

 

A perda ficou um pouco aquém do que objetivava- 13,85%. Como o crack estava bem cadenciado, resolvi parar um pouco antes. Às vezes o zelo maior (e medo de estragar um bom café) não nos permite obter o melhor possível. Mas, pelo cheiro, doce e aromático, vai resultar boa xícara.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A perda ficou um pouco aquém do que objetivava- 13,85%. Como o crack estava bem cadenciado, resolvi parar um pouco antes. Às vezes o zelo maior (e medo de estragar um bom café) não nos permite obter o melhor possível. Mas, pelo cheiro, doce e aromático, vai resultar boa xícara.

 

Lá atrás eu já havia mencionado que esse café tava me enganando. Quando eu for torrar ele de novo, vou tentar chegar nos 14-14,5%, porque os que eu torrei ficaram todos nessa faixa de 13,5%.Bebi ele na FAF, complexo, exótico, com essa perda o meu está ficando um café bom, mas normal...vou ver se melhoro ele na próxima. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquela leva do sombra ficou excepcional também. Verdadeiro curinga. Bebeu esplendidamente bem no coador e no Espresso. Depois dele torrei o Carmen também. Bebi ontem uma xícara memorável dele na minipresso (consegui fazer uma super ca%#da no visor da Fiamma - quebrando-o), pois ficarei sem a Fiamma nos próximos dias. Aí, na hora de ir dormir, ao invés de fazê-lo, parti para a penúltima torra do mantissa. Que café feio minha gente! Mas o cheiro ficou bom e promete.

 

80a8fa5c474b2a12ecc1b9dffa3aa0a0.jpg

 

9c770a05213261ad2f4a06ccd010dcfa.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

abri agora meu último pacote da Hasbean e torrei 85,2 g do café etíope que lá estava.

Deu 14,4% de perda. Achei que estava com pouco aroma, mas tem meses que eu não torro um etíope. Vou guardar exclusivamente pra expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...