Ir para conteúdo

Fazendo uma máquina de espresso manual


sergio.m

Postagens recomendadas

Ela está assim para aquecer tanto o cilindro quanto o termobloco. Também facilita a montagem.

 

Pode até ser que mais para o meio ficasse mais eficiente. Só que veja que aquecer água é ideal por baixo, para a convexão poder homgenizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Sergio, deixe me explicar melhor . A agua que vai ser reposta está fria e vai passar por um tubo dentro do boiler de vapor que irá aquece-la mas acredito que não chegara a 90º C , só que nesta tubulação terão 10 ml ou menos, dependendo do diàmetro e comprimento deste tubo, que estará a mais de 92º C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, atualmente é o 1o esquema. O que vc sugere parece ser o 2o esquema. Além de complicar, não dá certo. Há chance da água sair mais quente que a temperatura de extração.

 

UWdys60.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, veja que a máquina (sem poder vaporizar) funciona opcionalmente usando somente a pressão da rede hídrica. Basta ligar a rede diretamente no termobloco. Bem provável que os primeiros testes sejam assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, a ideia do Gil não seria pegar a água do boiler de vapor para levar ao termobloco e sim direto da rede (eliminando a necessidade do radiador), passar por um tipo de HX no boiler para pré aquecê-la e chegar ao termobloco já mais próxima dos 90°C (mas abaixo disso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok mas sai fora dos objetivos. Se eu quisesse usar a rede era só ir direto ao termobloco e fazer o boiler de vapor totalmente independente.

 

A rede vou usar só para testar, além do que aqui não deve dar nem 1 bar de pressão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, a ideia do Gil não seria pegar a água do boiler de vapor para levar ao termobloco e sim direto da rede (eliminando a necessidade do radiador), passar por um tipo de HX no boiler para pré aquecê-la e chegar ao termobloco já mais próxima dos 90°C (mas abaixo disso).

Isto mesmo, a idéia era ir da rede, ou reservatório de água fria direto para o thermoblock passando por um tubo no boiler de vapor, mas entendi, não terá reservatório de água fria bem como não será ligada a rede hidrica e sim terá um abastecimento como a Pavoni e Mini Gaggia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após várias simulações no solidworks, termobloco desse jeito não fica bom.

 

Depois da extração, termobloco fica frio e o cilindro quente. Como seria uma resistência só, ela não resolve. Só resta esperar para que tudo fique em equilibrio novamente, e é muito tempo...

 

A idéia inicial é melhor. 1 PID para o cilindro e 1 PID para a caldeira de extração. A mudança é que não é necessário a caldeira de extração ser grande, pode ter só uns 70 ml, praticamente um aquecedor de passagem.

 

No momento será assim, até eu mudar de idéia de novo =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Aproveitando que estamos caminhando para os finalmentes e se persistir a ideia de mantê-la semi-naked com umas madeiras bonitas por perto, ontem passei no fabricante de acrílico aqui perto e peguei um cartão. Ele recebe desenhos para orçamento por e-mail.  :)

 

Sala dos plásticos (Sala - proprietário)

Rua José de Oliveira, 1020 - Casa Verde (está mais para Imirim)

Fone/fax 11 29594617 - 22833868

e-mail comercial@saladosplasticos.com.br

http://saladosplasticos.com.br/

 

O endereço do site está diferente, não sei exatamente qual o atual, eu vou lá a pé e não presto atenção no nome da rua.

 

Esqueci de perguntar se ele faz recortes, mas faz dobras que eu vi. Cantos não ficam vivos, ótimo. Mas pelo site, ele faz recortes sim.

 

Vamos esperar o projetista terminar as entranhas e funcionabilidade da bichinha.  :rolleyes:

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após várias simulações no solidworks, termobloco desse jeito não fica bom.

 

Depois da extração, termobloco fica frio e o cilindro quente. Como seria uma resistência só, ela não resolve. Só resta esperar para que tudo fique em equilibrio novamente, e é muito tempo...

 

A idéia inicial é melhor. 1 PID para o cilindro e 1 PID para a caldeira de extração. A mudança é que não é necessário a caldeira de extração ser grande, pode ter só uns 70 ml, praticamente um aquecedor de passagem.

 

No momento será assim, até eu mudar de idéia de novo =)

 

Sergio , eu estou acompanhado seu brainstorm , mas , quando vc começou a falar em termobloco , confesso que me perdi e agora com 2 PID e que eu não estou mais entendo seu projeto.

 

Eu gostaria de saber quais são suas premissas basicas :

 

Em quanto tempo após ligar a maquina vc quer fazer sua extração ?

 

Se for 1 ou 2 min. após ligar , não precisa de caldeira , basta um thermocoil enviando agua para o cilindro , depois de forma empirica vc mede as temperaturas de entrada e saida da thermocoil e da saida do cilindro , em alguns testes vc vai estabelecer uma correlação e programar o pid .

 

Se for esperar 30 min , ate todo o sistema termodinamico estabilizar , não precisa de thermocoil ou thermobloco , basta uma caldeira e de novo de forma empirica vc mede as diversas temperaturas nos pontos , faz as correlações e programa um pid .

 

Nos seus 2 croquis , no primeiro vc aquece na caldeira , resfria em um trocador de calor e reaquece em um termobloco.

 

No segundo vc aquece na caldeira , resfria em um trocador de calor e reaquece em um termosifão.

 

Na minha humilde opinião se vc definir o que vc quer , basta medir as temperaturas nos diversos pontos e programar um pid , eu não estou entendendo a necessidade de aquecer e resfriar e aquecer de novo.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos o esquema no momento é o seguinte.

 

Os objetivos são:

 

- máquina pronta em menos de 10 minutos

- poder tirar 10 shots seguidos com intervalo de 1 minuto entre eles

- extrações com temperatura escolhida e variando no máximo 1 C

- sem expurgos

 

wcUX31d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É necessário esfriar para água entrar no PID 2 em temperatura mais baixa que a de extração. Pois lá subir a temperatura é rápido, baixar não.

 

No desenho a ligação entre grupo e aquecedor de extração é cobre e é curtinha.

 

Já entre aquecedor de extração e reservatório frio é material isolante e comprida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Carlos, esse negócio de fazer contas e correlações, como é na ECM, concordo que funciona razoavelmente, mas eu não vou com a cara =)

 

Um dos motivos é que se o fluxo está mais lento ou mais rápido, não há precisão, pelo menos conceitual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi , o fator complicador é o objetivo de maquina pronta em 10min e sem expurgos.

 

Vai precisar aquecer e resfriar .

 

Eu entendo os 10 min. , mas qual o problema dos expurgos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente Ana :-)

 

Agora a Pavoni venderia. Se bem que prefiro fazer uns mods nela para ficar mais decente no gerenciamento de temperatura e deixar com meu pai ou mano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fila pra Mini? Difícil vender, preciso ter máquina backup! E se estivesse a venda não teria fila e sim levaria quem pagasse mais =P

 

Hoje estou com preguicinha de fazer fotos mas amanhã posto as últimas do projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...