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Fazendo uma máquina de espresso manual


sergio.m

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Alavanca e detalhe da ponta do parafuso usinado para entrar no eixo. Precisou ser dessa forma já que dentro do eixo passa o tubinho de pegar pressão.

 

Ainda é necessário acabamento na solda. Devia ter sido aparafusado e não soldado...

 

dAgsFuc.jpg

 

 

Alavanca montada. Tem 40 cm. Curso do pistão está ~40 mm com ela subindo e descendo 45 graus.

 

RQNeJVP.jpg

 

 

Boiler de vapor. Nele ainda falta pressóstato, conexão para bico de vapor, conexão para buffer (reservatório intermediário de água fria), tampa roscada para alimentação (essa deverá ser uma porca M28 soldada por cima).

 

gZKVG4M.jpg

Rpx4e0Y.jpg

3DRU8Jp.jpg

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Percebi que a resistência da minha Pavoni é enrolada e fica totalmente submersa na água, essa sua pelo que entendi, conforme a caldeira for esvaziando ela entrará em contato com o ar, isso não poderia ser um problema?

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Por que não fez as tampas de inox?

Chato de usinar.

 

Percebi que a resistência da minha Pavoni é enrolada e fica totalmente submersa na água, essa sua pelo que entendi, conforme a caldeira for esvaziando ela entrará em contato com o ar, isso não poderia ser um problema?

Minha caldeira ficará deitada, como na foto.

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Ahh sim, esqueci de colocar isso no "que ainda falta no boiler". Eita boiler cheinho de coisa =)

 

Terá um visor de nível, provavelmente igual da pavoni. (dois cotovelos + tubo transparente)

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Fiz uma simulação para estimar quando a máquina ficará pronta partindo dos 30 C para 92 C de extração.

 

O Solidworks não tem PID então usei termostato (0.1 C de histerese). Na máquina real, com PID, a estabilidade ficará melhor.

 

A resistência embutida no suporte do cilindro tem 600 W. A do mini-boiler/aquecedor de passagem tem 400 W. Neste cabe 70 ml, no cilindro um pouco mais.

 

O modelo é esse:

9wQRwps.png

 

Aqui o gráfico mostrando temperatura dos sensores e da média de toda água:

FXy5jp6.png

 

E o mapa de temperaturas após 400 s. Esse tempo, quase 7 minutos, parece ser suficiente para a 1a extração.

dAFLyLD.png

 

Onde a temperatura fica mais baixa é dentro do tubinho de ligação. Como o pistão sobe antes de fazer a extração, essa água (que é pouquinha), é empurrada para o mini-boiler. Na volta, já misturada, não terá peso algum para mudar alguma coisa na água de extração, especialmente porque terá o colchão de ar entre pistão e água de extração.

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Mandei o desenho abaixo para fabricar a resistência que abraça o cilindro.

 

Fr6wRDo.png

 

Hoje chegou um pacotão... As medidas foram interpretadas em centímetros e não milímetros. Hehe... Agora tenho que mandar fazer outra.

 

A do boiler de passagem chegou ok.

 

7cnEcKp.jpg

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Vish... com uma resistência deste tamanho dá para fazer uma daquelas churrasqueiras caseiras cujos espetinhos com carne ficavam girando e tostando os pedacinhos... 

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É que depois de pronta não dá para entortar muito. Acho que acaba quebrando o isolamento entre o fio interno e o tubo externo e eles se tocam...

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Tampa (montada por baixo) do mini-boiler com o canal do o-ring e resistência.

 

oKuBx40.jpg

 

E como ficará montado na máquina já com as conexões para água.

 

96JaLmV.jpg

 

Como a solda da resistência na tampa não ficou grande coisa (maçarico fraco), enchi de silicone alta temperatura com medo de possível vazamento.

 

E o projeto mudou, o que é normal =)

 

A água que entra no bolier será fria, inicialmente da rede. Depois, dando o braço a torcer, será igual a Strega. Virá de reservatório e bomba (que usarei de pará-brisa).

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Hehehe... Engraçado ver as mudanças no meio do projeto baseadas em conversas aleatórios no fórum. :P

 

Sergio, com essa mudança, o boiler de vapor vai ficar independente, apenas ligado ao reservatório ou rede hídrica? A alimentação desse boiler terá uma válvula anti-retorno?

 

A diferença é que a bomba da Strega é vibratória da Ulka e essa sua de parabrisa, correto? Com relação ao barulho, será que fica melhor?

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Pior que não foi baseada em conversa. É que o projeto inicial do boiler de vapor dando pressão não funciona! Imagine o boiler de vapor com pouca água. Daí na hora que a alavanca subir, o retorno de água fria entraria nele e o esfriaria. Tchau pressão e nada da água voltar pro cilindro...

 

E sim, agora o boiler de vapor será totalmente separado. Acho que farei alimentação com tampa, tipo a pavoni. O tanto de água dura muitas vaporizações.

 

Usar a de pára-brisa será um teste interessante. Não preciso de 9 bar para encher o cilindro. Também poderei brincar com PWM.

 

O barulho talvez seja o mesmo, mas sem vibração. Posso testar com ela imersa no reservatório para silenciar.

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Mandei o desenho abaixo para fabricar a resistência que abraça o cilindro.

 

Hoje chegou um pacotão... As medidas foram interpretadas em centímetros e não milímetros. Hehe... Agora tenho que mandar fazer outra.

 

A do boiler de passagem chegou ok

 

 

O seu desenho esta dentro da norma , vc fez a legenda ? 

 

Eu ainda tenho esse lembrete no meu computador , ele é da NBR 5984 , nem sei se ainda esta em vigor :

 

"Desenhos de detalhes devem usar a mesma unidade (p. ex, milímetro) para todas as cotas sem o emprego do símbolo.

Se for necessário, para evitar mau entendimento, o símbolo da unidade predominante para um determinado desenho deve ser incluído na legenda , onde outras unidades devem ser empregadas como parte da especificação do desenho (p. ex. N.m. para torque ou KPa para pressão), o símbolo da unidade apropriada deve ser indicado com o valor."

 

Se vc fez a legenda o custo agora é por conta deles.

 

Abs

C. Eduardo

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Erro meu Carlos. Fiz bem rápido o desenho, nem pensei muito e mandei.

 

Mas sem stress, não custa caro. Me dispus a pagar mas não querem receber. Vão mandar na faixa.

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Ahh, ainda sobre resistência. Essa em espiral pro mini-boiler, nem desenho foi, dei as dimensões escritas.

 

Resultado, não veio como imaginei. Deu para salvar soldando na tampa.

 

E para soldar? Tudo na chama alta do fogão mais um maçarico mandando bala. Meia hora e não ia! Faltou acho que uns 50 C de temperatura. A solda (solda prata) ficou meia-boca, por isso o silicone.

 

Mas ok, coisa decente fica para a próxima. Quero testar logo =)

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Esse é barato e funciona , como eu moro em apartamento eu evito ter um desses em casa , mas já usei um emprestado.

 

http://www.palaciodasferramentas.com.br/produto/4868/soldas-maq--e-acess-/macarico-portatil-auto-ingnicao-hslt604hd-air-flame-harris/

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Carlos e Gil, difícil comparar maçarico, geralmente não falam potência. O daqui é daqueles que ligam no botijão de 13 kg. Mas tudo bem, foi só uma gambia...

 

Funcionaria se a tampa fosse mais leve. Fiz desse jeito para uma certa inércia entre shots.

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Solda é repetição , se vc como eu faz uma ou outra por ano , a solda será sempre ruim , independente da qualidade do equipamento .

 

Quando eu me meto a fazer solda prata normalmente uso fluxo de menos , calor em excesso e muita solda , acaba ficando sempre com solda em demasia , quando não trinca e tem que coemçar de novo.

 

 

 

Abs

C. Eduardo

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Verdade Carlos! E caso tenha que fazer de novo será resistência fixa com porcas para ter manutenção fácil.

 

Amanhã é dia de fazer a viga que segura o grupo na estrutura.

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Igual a fazer espresso.  :)

 

Exatamente , espresso , solda , pintura com pistola são coisas que exigem treinamento .

 

Eu lembro que o estaleiro Hyundai em Ulsan na Coreia do Sul gastava 5 anos para formar um soldador , mas , o nivel de retrabalho lá era quase zero.

 

O Gil que teve oficina de moto sabe que bons pintores e soldadores são raridade.

 

Abs

C. Eduardo

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