sergio.m Postado 27 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 27 Junho 2014 Está longe dessa parte Ana. Antes, as primeiras extrações deverão ser com ela presa na morsa e a xícara suspensa na mão mesmo =) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Junho 2014 Denunciar Share Postado 27 Junho 2014 Eu sei disto. Só estou marcando território. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 27 Junho 2014 A idéia sem a válvula anti-retorno e a tela grudada no pistão seria essa: Desenho do pistão. O furo superior central é o do eixo que não chega até embaixo. Tem 3 rasgos. Superior e inferior para os o-rings. Central para a passagem de água. A água entra por esse rasgo e cai pelos furos maiores em direção a tela. A tela, que não está desenhada, fica fixa embaixo do pistão, provavelmente por pequenos parafusos radiais (uns 6) sanduichando uma vedação fininha. Aqui o pistão no cilindro. Este tem dois diâmetros e o volume superior tem a água sob pressão. Posição baixa, onde não passa água para o bolo e se faz a pressão de extração: Posição alta, onde a água consegue entrar para a infusão: 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 28 Junho 2014 Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Cara,, é mais difícil do que eu pensava,, é tanto detalhe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 28 Junho 2014 Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Esse detalhe de água sob pressão foi surpresa para mim. Achei que a máquina seria de caldeira aberta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 28 Junho 2014 Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Não tão surpresa assim: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1989-patente-gaggia-1954/?p=52610 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 28 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Santiago, na verdade ainda não está definido. Se for SB será aberta, se DB fechada. Esse esquema do pistão é razoavelmente compatível com ambas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Junho 2014 Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Na posição alta o anel superior perde o contacto, é assim mesmo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 28 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Sim Gil, para a água passar. Mas está bem apoiado pelo eixo lá em cima na tampa. Não vai torcer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Junho 2014 Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Penso mais na reentrada do anel na parte justa do cilindro, talvez fosse conveniente deixar 50 % desta parte do cilindro com contato com o anel e 50% para passagem dagua. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 28 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Os cantos são arredondados. O desenho não é a realidade 100% =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 O dia de oficina foi ontem mas só tive tempo de postar agora. Maior parte das fotos girei 180 graus para ficarem na posição de trabalho. - Anel da baioneta fixo no externo do grupo. Parafusos temporários. Serão cabeça redonda, allen, inox. A estética vai melhorar pois as peças serão cromadas. Não teve jeito de fixá-los escondidos. Podia ser de baixo para cima pelo anel, mas este teria que ter espessura maior. - Cilindro usinado apenas na parte inferior que encaixa na peça acima (grupo). - Cilindro encaixado no grupo. Fixação final também deverá ser com parafusos laterais. - Agora com a vedação. Ela entra justinha, provavelmente não sairá evitanto o uso de cola. - Algumas fotos com o porta-filtro + filtros encaixados. Espero na 4a-feira terminar o cilindro e começar o pistão. 9 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Tá começando a ficar com a carinha já: dá pra reconhecer ali a lava-louças... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Coado já dá para fazer. Montado como está nas últimas fotos, basta jogar água por cima e usar pó grosso no filtro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Cal, esta LITERALMENTE coa no expresso! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Que bacana, legal esperar os capitulos, esta ficando bem legal. Ao invés dos parafusos não poderia montar com pressão ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Sim Gil. Só que 1a versão tem que ser fácil de desmontar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Alias as 2 peças de latão poderia ser uma peça só, e fazer só um anel externo embaixo para tampar os rasgos feitos para encaixar o porta filtro. No GIL para fixar o pote inferior eu fiz uma rosca com 4 entradas, M76. PH12 P3 4 entradas, não seria uma opção ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Sim poderia. Mas veja que o anel que tem os rasgos é chato de fazer e possível de ser perdido durante a fabricação. Então foi feito no tamanho menor possível. Fazer rosca em torno é meio mala. Antes da baioneta minha idéia inicial foi mesmo o PF rosquear no grupo com uma rosca de 4 entradas =) Sobre a estética, os parafusos laterais podem ser cabeça chata e por cima outra capa. Mas acho que no fim não será tão feio assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Entendi. Também não acho que os parafusos corretos ficaram feios. Perguntei da rosca pois eu pensei em fazer tipo baioneta também mas achei que no CNC fazer a rosca seria mais fácil . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Sérgio, está ficando muito bom! Você disse que o cilindro provavelmente será fixado junto ao grupo com parafusos também, então imagino que ele esteja entrando justo mas não sob pressão, certo? Não há a possibilidade de vazar pressão por entre essas peças ao se acionar a alavanca na extração? Talvez a própria expansão da gaxeta já seja suficiente pra vedar ali, não sei. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Verdade Mortari, entra justo, sem pressão, e deve vazar apenas com parafusos laterais. Difícil que a expansão lateral da vedação, que é pequena, segurar a pressão. Então nesse caso não tem jeito, tem que usar um pouco de cola/silicone na montagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Não sei se está fazendo essa máquina apenas como protótipo para repetir depois ou se vai ser filha única também (como o moinho), mas uma solução seria rebaixar um pouco o "degrau" interno do anel externo do grupo e fazer o cilindro entrando ao contrário, por baixo do grupo, com um ressalto próximo ao limite inferior até o diâmetro do anel externo. Aí daria pro anel da baioneta vir por cima dele junto com a gaxeta, o que selaria completamente a área pressurizada do grupo. Mas é só um palpite, se for filha única acho que o silicone é uma solução mais simples mesmo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Entendi Morato, o cilindro ficaria com uma flange lá embaixo. O chato seria usinar o cilindro todo dessa aba para cima. Mas com certeza valeria o "custo". Protótipo é assim. Impossível a 2a ser igual a 1a =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Um anel o´ring na parede lateral também serviria. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 É Gil é de se pensar. Mas como separar o cilindro do grupo é raro, estou tendendo em apenas colar evitando assim mais 4 parafusos laterais. Já o anel da baioneta é bem mais delicado. Esse sim precisa ser com parafusos. Por exemplo, para trocar por outro com rasgo de outro passo, ou ajusta-lo para vedação de espessura / dureza diferente... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 No caso dos parafusos você poderia aumentar um pouco a parede de forma que de para usar parafusos alem com cabeça chanfrada, ai ficariam embutidos, como os que usei no suporte do Gil 1. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Sim sim, se houver a 2a versão =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 3 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 Saimos para comprar material, parafusos, o-ring e um retentor que vedará o eixo na tampa. De trabalho conseguimos terminar o cilindro e quase terminar o pistão. Vista superior do cilindro: Pistão incompleto. Do mesmo pedaço e pega sairá a tampa. Sábado ele deve ficar pronto e começaremos a tampa e depois talvez o eixo. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 nossa, que show Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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