Gilberto Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 É verdade, a única maneira de se resolver seria com a água do cilindro circulando com a do boiler como em uma Hx. Seguindo meu desenho, teria que além de ter aquela abertura superior de bom tamanho, ter um duto na parte inferior da caldeira ligado no boiler e ver de que maneira poderia ter a circulação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Grande Gil , acho legal participar de um projeto tão interessante como uma maquina lever , mas, eu fico pensando ........ e o moedor ? O topico do gil 1 , eu fui dar uma olhada nele e percebi que já tem teia de aranha lá. Gil , esse moedor tá virando obra do PAC , minha humilde sugestão seria para vc parar de Miyamotar e começar a trabalhar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 na minha opinião, o PID mais eficiente é o quer possui sensor imerso no boiler (na água), pois o controle na saída ou em local com menor massa de água não vai equivaler (responder) rápido e preciso o suficiente para que a temperatura de saída seja devidamente estabilizada. Se utilizar arduino, da paa programar temperaturas equivalentes na saída à estabelecida para o boiler. Você compensa a perda de calor do restante com uma tabela de equivalência, estabelecendo o controle onde realmente importa, onde está a maior massa de água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Carlos, vou dizer uma coisa, o moedor só saiu porque vocês ficaram no meu pé, rsrsrsrsrs. Deixa eu ir trabalhar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Vamos dizer: a temperatura da água está estável em 98 graus. Na saída, a perda é de aproximados 2 graus no inicio, com uma pequena variação para menos em torno de um grau quando a extração estiver em curso. Você quer que a temperatura de saída seja 96 graus (programou dessa forma). Basta estar o PID para 98 com um tempo de resposta rapido e definir, no visor (se houver) que a temperatura será de 96. Com outras palavras, vc define 96, mas o setpoint, em face da tabela interna do programa será definido para 98. Haverá variacao, mas será menor do que ocorreria se o PID fosse na saída de água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 10 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Guilherme, dessa forma extrações seguidas vão esquentando o grupo. Nada se compara a grupo saturado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Depende muito se a variação entre os setpoints for muito alta. Se for pequena, o próprio ambiente, desde que não seja imediata, faz o serviço. Normalmente, você define determinada temperatura para determinado café e tira espressos seguidos dele, naquela temp que ficou ideal. O PID na saída não responde rápido o suficiente para te dar uma extração de temperatura equilibrada (com pouca variação). Claro que se a caldeira for muito pequena, isso é um fator de forte influência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Tem que considerar que o sensor deve ser imerso na água, sendo ideal que as resistências também o sejam. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 10 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Guilherme, mas isso não vem ao caso. O projeto não é assim como o Gil desenhou. O grupo ficará imerso numa caldeira como é na Mini. Água interna ao cilindro, cilindro e água externa ao cilindro, tudo na mesma temperatura (na medida do possível). Após a extração vai entrar o volume de extração com temperatura mais alta. Mas estará longe do cilindro e terá volume pequeno comparado ao da caldeira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Acho a idéia original do Sérgio simples e adequada. Quanto mais diferente for a temperatura do grupo e da caldeira, mais complicado é o gerenciamento de temperatura. Extrações consecutivas podem se comportar de maneira muito diferente nesses casos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 E se é pra ser aleatório, fica com aquela pronta dos classificados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Acho que entendi errado. De fato, as levers são diferentes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Talvez algo assim. O reservatório (de inox) que abraça o cilindro tem uns 800 ml. A alimentação de pressão e reposição de água pode ser por uma das colunas que suspende o boiler de vaporização. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Caramba, ficou muito bom, tanto o visual, mas mais ainda a idéia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Valeu Gilberto. Meu pai não está muito contente estéticamente com esse boiler horizontal. Eu estou em cima do muro, mas ainda não vi outra saída. O problema é onde por a madeira da Ana, além dos cabos do PF e alavanca... =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 De fato, esta parecendo um cachorro São Bernardo, eu quando pensava em fazer uma ( não penso mais ) tinha imaginado fazer como de fosse uma cidade, 4 tubos verticais, como edificios, mas uma mais para cima outro saindo de baixo, dependendo da necessidade de projeto, os que partirem do piso não precisam de estrutura vertical para fixa-los, já os que ficarem elevados seriam fixados com estruturas leves, vazadas para dar leveza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Aham.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Acho a idéia original do Sérgio simples e adequada. Quanto mais diferente for a temperatura do grupo e da caldeira, mais complicado é o gerenciamento de temperatura. Extrações consecutivas podem se comportar de maneira muito diferente nesses casos. Confesso que também gosto mais da ideia original. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 É, vou tirar esse boiler superior. A parede traseira pode ser uma caixa estreita e assim ser o boiler de vaporização. Daí tem que ser usada uma válvula de retenção para a água de extração não voltar quando a máquina esfriar e acabar a pressão. Amanhã atualizo o desenho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Bahh, retiro o que disse. Não pode ter válvula de retenção senão não sobe o pistão... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Sérgio, o que achas de um solução como a da Blossom One ? com certeza teu Pai, e Anita, iriam ficar satisfeitos com a estética. "The Blossom has a crazy temperature system so that it can figure out the perfect temperature for your beans, based on the QR code on your bag of beans. Amazing." Fonte: http://www.brit.co/coffee-gadgets/ 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Legal Bernardo, anotado para ajudar nas idéias. Será que colar uns pedaços de fórmica tapeia a Ana? 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Ficou faltando mais partes transparentes ;P Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Hoje não rendeu fotos. Nas peças só alteramos um pouco o cilindro para dar volume maior de extração e a tampa para um retentor mais adequado. De resto foi mais brainstorming, especialmente de como pegar a pressão de extração (pegar por dentro do eixo). Também estamos quase que decididos a fazer o padrão, montagem dentro de uma caixa. Facilita demais a estética. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 No momento, temos os objetivos: - grupo com fio de niquel-cromo por fora, sensor temperatura e controlado por pid - caldeira de extração, tubo de inox, tampas de latão, 1 L, sensor temperatura e controlada por pid - caldeira de vapor, tubo de inox, tampas de latão, 1 L, controlada por pressostato - grupo ligado estruturalmente na máquina por material não condutor de calor, provavelmente celeron - ligação da água entre caldeira de extração e grupo via tubo de cobre - sensor digital de pressão de extração. Pressão pega por dentro do eixo. - estrutura de metal, convencional, de cantoneiras para montar a máquina - cobertura da estrutura, convencional, de madeira e/ou inox E as frescurinhas, depois que começar a funcionar: - display gráfico com o traço escolhido de pressão a ser seguido. A máquina está sendo feita basicamente por esse detalhe. - bandeja com balança integrada. Valor indo pro display. - beep indicando fim da extração por massa - medição de vazão por massa realtime - cronômetro após primeiro pingo - timer on/off 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 - cobertura da estrutura, convencional, de madeira e/ou inox e acrílico, em algumas partes, ficaria legal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Putz Sergio, já ví que a máquina vai ficar show, fico ancioso aguardando próximos passos. Talvez seria legal cadastrar 3 tamanhos de massa e poder alterar no decorrer da extração, já que as vezes vislumbramos um expresso mas pelo analisando o fluxo inicial percebe-se que terá que ser um ristreto ou um longo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Agora que eu consegui entender Sérgio. Vai ter o sensor no boiler e outro no grupo, onde, se não estou enganado, a água será aquecida pelo fio de níquel (enrolado em volta do grupo). No boiler vai ter aquecimento tb não é? De forma que o vapor passe para o outro boiler para vaporização. É isso? No segundo boiler, haverá um termostato? Bom, supondo que os sensores estarão tanto no boiler como no grupo, uma boa programação tornará impecável o controle de temperatura. Estava pensando que haveria apenas um sensor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Nossa.. o Sérgio está determinado a fazer algo fantástico,, inimaginável até ver o quanto conhece do assunto,, Parabéns Sérgio,, sou te fã. ... Abraço Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas