Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

encomendei logo as duas resistências na autorizada. O preço era módico (53 no total). Agora é só esperar de 10 a 30 dias!

Até lá, pipoqueira será a saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já encomendei resistências em autorizada mais de uma vez (também da PHILCO). Normalmente, elas demoram uns 15 dias para chegar aqui em BSB. Mas teve um jogo que demorou uns 40 dias para chegar.

Torço para que você dê sorte Cal.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, hoje fui fazer a limpeza do forno de depois de tirar o vidro protetor interno eu reparei que existe um vão entre o vidro exterior e o vidro interior. Como um dos maiores problemas do F1 é a visibilidade eu pensei, porque não colocar uma lâmpada nesse vão. Eis que lembrei de uma faixa de LED que é usada para personalizar carro: 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609294164-led-strip-30cm-super-branco-12v-autopoli-_JM

 

Existe de vários tamanhos e pelo que medi caberia no vão entre os vidros (essas faixas são bem finas) e daria uma luminosidade legal .A instalação é simples, via fita 3M. O que vocês acham? Minha maior preocupação é com a temperatura que essas faixas devem aguentar, já que não foram pensadas para o ambiente extremo de dentro de um forno. Já fiz torras com a temperatura ET chegando a 260ºC.

 

16325716575_0b8b4718f8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura pode ser alta demais e pode refletir entre o vidro interno e externo e prejudicar a visibilidade mais ainda. Acho que a malha fina do tambor não vai permitir uma boa visibilidade de qualquer jeito. Para isso precisa um torrador com amostrador.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, eu uso uma luminária simples para iluminar enquanto estou torrando e já ajuda muito, mesmo refletindo no vidro. Acredito que se a instalção for bem feita não refletirá a ponto de atrapalhar.

 

O maior problema é o calor retido entre os vidros, uma vez que o Led foi feito pra trabalhar em baixas temperaturas e situações extremas como a que desejo reduziria a vida útil dele. Eu vi que a OSRAM tem uns esquemas de Super LEDs, vou estudar um pouco a respeito.

 

Talvez esses super LEDs com silicone para trabalhar em uma faixa de temperatura maior possam resolver meu problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, hoje fui fazer a limpeza do forno de depois de tirar o vidro protetor interno eu reparei que existe um vão entre o vidro exterior e o vidro interior. Como um dos maiores problemas do F1 é a visibilidade eu pensei, porque não colocar uma lâmpada nesse vão.

 

16325716575_0b8b4718f8.jpg

Igor e demais participantes,

 

Comprei uma AirFry para eu mesmo fazer as mods, devidamente aconselhado pelo Guilherme.

 

Não será um GTCR-F1, mas terá um controle bem semelhante ao de vocês via Roastlogger.

 

Ainda não pus a mão na massa, porque estou esperando componentes, mas como li esse tópico todo, também me interessei por esse problema da baixa luminosidade e de uma possível solução.

 

Nesse vão citado pelo Igor deve ter uns 15-18mm livres para instalação de uma lâmpada.

 

Pensei numa halógena linear de 150w como essa:

 

lamp150w.jpg

Ela tem 8cm de comprimento e 9mm de diâmetro, havendo espaço tranquilamente para ela caber ali.

 

Inclusive, na parte de baixo, onde tem o adesivo AIR FRY, o vidro é escurecido, o que traz duas vantagems: 1) o fundo preto evita que a luz seja projetada para fora; tá certo que o preto não é reflexivo, mas pelo menos vai ajudar a bloquear a luz somente para o ambiente interno; 2)estética, pois enconde a lâmpada de quem olha de fora.

 

É possível, ainda, com bastante jeito, colar um anteparo metálico nessa parte escura do vidro com objetivo de reflexão. Pode ser um pequeno retângulo, vulgo "chapinha", de inox polido colado nessa parte preta do vidro, somente para refletir a luz para dentro.

 

Em termos de temperatura, penso que ela aguenta bem, pois gera, no mínimo 250ºC para manter o ciclo halógeno e não pode operar acima de 350ºC, o que me parece que está bem dentro do que a Airfry produz.

 

O problema nessa solução é só o contato elétrico. Aparentemente, não há espaço para usar os soquetes padrão e a solda a estranho (eletrônica) só aguenta até 180ºC.

 

O soquete padrão delas é esse:

 

1235356804.jpg

 

E aí, acham viável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Parece que tem futuro, pois o espaço disponível, descontando as paredes é de 9.93mm e a lâmpada têm 8mm de diâmetro, conferidos no paquímetro digital. Temos 1.13mm de folga:

 

6058c46c4761a3ae2afa840c87e5817c.jpg

 

Vejam como tem espaço pra lâmpada.

 

be7884f3d00eb4ef0b33cdbe37e60cf0.jpg

 

E uma simulação com papel alumínio pra mostrar a ideia do "refletor":

 

550d303b3daffec07f99c640babd6957.jpg

 

Devo fazer no meu, a não ser que o soquete não caiba, mas vou tentar fazer caber, nem que seja com um conector alternativo.

 

Abs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que você disse, a lâmpada vai caber (que lâmpada está usando - de forno né?). Mas, como vai fixar o bocal dela (não pode usar durepox ai porque esquenta bastante na área que passa para dentro do vidro)? Talvez com uma haste (chapa de espessura fina) afixada, com parafuso perfurante, na base plástica logo abaixo de onde fica o motor. Mas, usando uma tela extra (o tambor da airfryer possui furação não ideal para grãos um pouco menores) essa lâmpada vai melhorar a visibilidade dos grãos ? (tente com um flash de celular, iluminar o tambor, que verá que essa luz extra, direta sobre o tambor, não é de grande ajuda)

 

A solução que já falei para o Igor seria fazer uma tampa de vidro temperado para a airfryer e colocá-la no lugar da tampa original. Nesse caso, entraria muita luminosidade de cima (você pode até usar uma luminária dessas de estudo e colocar uma lâmpada full spectrum), facilitando ver o conteúdo interno do tambor para quem olha para a airfryer de frente. Mas, nesse caso, sua abordagem (de suporte e giro do tambor) teria que ser a mesma que fiz no F1 dele.

 

Mas, na prática, ver os grãos de fora não equivale ver eles depois de torrados (por causa do excesso de aço perfurado em volta deles - o tambor). Critério muito melhor é experiência pelo cheiro, temperatura ambiente e temperatura dos grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Existem fábricas de lâmpadas que trabalham com vários tipos de conectores e não são caro as lâmpadas sim eles fabricam em qualquer amperagem e voltagem. Vc pode encomendar um conector lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi desmontar o F1 na semana passada, limpar ele por dentro, refazer varias conexões elétricas etc.. Ele mostrou varios problemas recentemente, incl. na regulação da temperatura maxima (para resolver isso tirei a peça de segurança que desliga o forno em certa temperatura) e problemas na leitura da temperatura nos dois sensores, aqui um exemplo:

 

idXsukHl.png

 

Também centralizei os termo pares de novo para não encostar em partes metálicas, e comecei encostar no sensor BT e na sua canaleta durante as torras com um pano úmido de vez em quando para tirar cargas estáticas que observei que se acumulam durante as torras. Depois fiz um teste pesado. 6 torras (batches de 200 gr) ontem e NENHUM problema mais. Uma maravilha. Aqui um exemplo de uma torra no estilo Scott Rao que costumam ter ótimos resultados no F1 com cafés brasileiros naturais:

 

fM6Wzjgl.png

 

Observei que uma parte da parte do lado do torrador sempre fica muito quente. Aqui essa parte:

 

5SxGNSFl.jpg

 

O calor sai da região das resistências aqui:

 

FqFWGIel.jpg

 

Me perguntei se não seria bom tampar essa abertura com lã de vidro ou outro material. Guilherme, Igor e colegas, o que vcs acham?

 

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima ideia a do pano úmido Burny. Lã de vidro não costuma aguentar temperaturas altas demais. É questão de tentativa e erro/acerto. Manta cerâmica seria mais indicado. Tenho um pouco aqui. Se quiser, posso te mandar um retalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, vou te mandar uma mensagem sobre o retalho. Muito obrigado.

 

Acho estou usando o F1 meio fora do recomendado. Tipo 4 a 6 torras seguidas e assim aparecem problemas que ele não mostra com 1 ou 2 torras só. Mas ele está uma maravilha de novo. Acho que ele precisa de um pouco carinho cada 6 meses ... Kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês não vão acreditar, mas eu ainda não consegui por o meu pra funcionar.

Guilherme, você tinha mandado uma vez umas fotos dos fios que ligavam. Não lembro se foi aqui ou por email.

Se ainda tiver, agradeço.

Eu troquei a resistência e liguei acho que um fio do lado direito, mas nada aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O calor sai da região das resistências aqui:

 

FqFWGIel.jpg

 

Me perguntei se não seria bom tampar essa abertura com lã de vidro ou outro material. Guilherme, Igor e colegas, o que vcs acham?

 

Abçs

Burny

 

Estive falando com o Guilherme a respeito disso (pois também estou construindo um F1 com as dicas dele) e tinha pensado em cobrir com lata, mas fui desaconselhado.

 

Daí pensei em instalar um cooler de 6x6 cm nessa mesma lateral esquerda, só que mais centralizado, onde ficam os furos de exaustão do ar quente. Inclusive, vocês devem ter parado que a convecção gerada pela ventoinha do lado frio (direito) faz o ar circular e sair do lado esquerdo beeem quente.

 

Acha que isso pode melhorar, Guilherme? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só testando Weiler. De fato, a convecção do F1 é gerada por essa corrente de ar que é mandada da ventoinha do lado direito para o lado esquerdo do torrador. O vento passa tanto por orifícios na tampa (que se prestam para mantê-la em temperatura adequada para que a parte plástica dela não sofra avarias), como também pela parte de trás das resistências, daí invadindo o interior da câmara. Se você colocar uma ventoinha de 4mm (seis acho que não vai caber), ou até mesmo duas, uma em cima da outra (não atrás, formando um bolo de dupla camada, mas acima), é capaz que isso aperfeiçoe a distribuição de calor por convecção, isso se as ventoinhas aguentarem o calor, se estiverem muito próximas a saída de ar, como seria, em tese, necessário para gerar fluxo direcionado para esse orifício. Mas, além disso, você terá que fazer um pequeno rasgo na lataria interna do lado esquerdo, para esse ar em excesso escapar por algum lugar, pois, caso contrário, a pressão formada no interior da câmara constituirá óbice a que esse ar que está sendo mandado pelas ventoinhas adentre nela, o que, em última instância, na minha percepção, pioraria, ao invés de melhorar, a convecção no interior do torrador. Então, volto à primeira frase: só testando Weiler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Bom dia pessoal. Achei bem bacana o projeto e estou querendo iniciar um tb. Alguém poderia me passar como foi concebido o projeto e os detalhes e problemas. Acho que quanto mais gente trabalhando num mesmo projeto melhor será a evolução e ideias de melhoria do mesmo.

Sou eletrotécnico e engenheiro Eletricista recém formado, más minha área é mais eletrônica e potência, essa parte de programação e arduino eu ainda não estudei o suficiente.

Então eu  precisaria da ajuda do pessoal nisso por enquanto. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, seja bem-vindo.

 

Se você leu todo o tópico, deve ter entendido que o GTCR-F1 é uma modificação feita pelo nosso colega Guilherme Torras (desculpe, Torres.....rsrsrs) em cima de uma Airfryer Philco, modelo Kitchen Art.

 

Ou seja, nesse tópico discutimos somente esse projeto. 

 

Se desejar entrar na empreitada, a primeira coisa a fazer é encontrar uma Airfryer dessas em bom estado para começar as modificações.

 

Você pode tentar replicar o projeto do Guilherme ou até fazer similar, com modificações feitas por você mesmo.

 

Faltou dizer que o Guilherme não trabalha mais no desenvolvimento do F1, visto que ele tem se dedicado a outros projetos criados por ele mesmo. 

 

No meu caso, já estou com meu F1 quase pronto, faltando os seguintes passos:

 

- passar a fiação AC

- montar as resistências no lugar

- fazer a caixa externa de controle

- programar o Arduino.

 

Então, se decidir por a mão na massa, pode tirar suas dúvidas aqui, que tentamos responder. Aliás, o próprio Guilherme é que é o nosso "guru" por aqui..........rsrssr

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz. Eu estou analisando o modelo de forno. Meu único problema é em relação ao controlador arduino. Não sei o Guilherme desenvolve só o controlador para venda separado. Vale pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio,

O F1 é ótimo para torrar, mas é bem apertado e o sistema do tambor não é dos melhores. Sugiro que você parta para a confecção de um forninho, com um tambor (pode ser o do behmor, por exemplo), que é bem mais tranquilo de customizar e de acertar e, além disso, dá para você, de quebra, aproveitar e assar, de vez em quando, um pão de queijo, um bolo etc.

 

Quanto aos componentes, sugiro que dê uma olhada no site do roastlogger.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...