Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

Pessoal, com a ajuda do Lipe (sou meio cego em relação a eletro/eletrônica [emoji13]) adaptei um dimmer na minha air fryer Philco e experimentei uma torra comparativa com o Ouro Verde.

Primeiro fiz a torra como sempre com a potência máxima que durou 10:30 min, o que sempre me deu um café bastante bom com 14,1% de perda.

Aí, fiz uma segunda torra, dessa vez mantendo a potência máxima por 8min, baixando para trinta por cento do dimmer por 2 min e voltando a máximo até completar um total de 12:30min de torra, com perda de 14,7%.

Foi incrível a diferença que fez!

Eu que sempre vejo os comentários sobre a torra e a complexidade no café pude identificar uma significativa diferenca. O café continuou bem doce mas com um aroma no pó e sabores na xícara muito mais complexos. Uma delícia!

Me lembraram frutas vermelhas (acho eu...) com uma mistura de jasmim... Acho que preciso treinar mais meus olfato e papilas pra identificar melhor. [emoji12]

Experimentei no coado, na aeropress e no espresso (nesse último veio uma boa crema também ).

Mas de qualquer forma, repito, foi incrível a diferença no café, seja em aroma ou sabor.

Imagino, como deve ser quando se utiliza um controle por Arduino etc.

Segue foto do café torrado.

de42bc9d10b93e7cd68758a3b128dcc3.jpg

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, ficou até legal mesmo hein Márcio, e o cheiro da torra? Você só ligou e deixou lá ou foi dando uma "mexidinha"na airfryer? 
Quando você diz que baixou a potência do dimmer pra 30% você desceu 30% a partir do máximo ou você utilizou 30% de forca do dimmer ( ou seja baixou 70% do máximo)? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, até onde sei o Marcio colocou as aletas para agitação dos grãos e o Dimmer, só.

Interessante seria arrumar uma forma de inserir um termômetro para ter um controle um pouco maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, tenho uma Air Fryer mas nunca pensei em utilizá-la torrando café. Pela improvisação e pela foto parece que o café ficou muito bem torrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu, já desde que resolvi utilizá-la como torrador, acrescentei aletas para revirar o café semelhantes às do Behmor.

4077884fb053d33f08e5ed0035587744.jpg

Fiz em alumínio pois era o mais fácil pra mim. Comprei um kit de instalação de ar condicionado (R$40,00) e cortei e moldei como queria. Serra e furadeira já resolvem. Usei parafusos mas acho que fica melhor arrebites.

Em relação ao à torra, reduzi 70% da força, ou seja, ficando apenas a 30% da capacidade (no olhômetro [emoji15] [emoji16], 30% do total do percurso giratório com energia do dimmer, pois ele tem um percurso pequeno inicial sem energia que serve para cortar toda a energia; assim, desconsiderei esse percurso e usei 30% do percurso com energia) por dois minutos.

Em relação aos aromas, mudou muito sim. Impressionante a diferença.



Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Parabéns pelas modificações! Pra ficar completo, na perspectiva do "mínimo necessário" só falta um jeito de medir a temperatura dos grãos (BT = bean temperature).

 

Não sei se você já fez isso, mas seria interessante isolar a alimentação do motor e da ventoinha da alimentação das resistências, pra não serem afetadas pelo dimmer.

 

E por último, talvez diminuir um pouco a altura das aletas. Me pareceram um pouco desproporcionais. Digo isso porque já tive o tambor do Behmor em algumas ocasiões e as aletas são a metade dessas suas....rsrsrs.

 

Mas o importante é que está caminhando pra aperfeiçoar suas torras e vc já percebe o tanto que o controle dessas variáveis faz diferença.

 

No mais, boa sorte e sucesso nas torras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Weiler. A alimentação de fonte e motor estão isoladas sim. O dimmer só afeta a alimentação das resistências mesmo (ajuda do Lipe).

Em relação às aletas, a altura garante que o café vá todo para as laterais dada a velocidade do motor... acho que, com esse motor, se forem mais estreitas/baixas o café acaba rolando "por cima" da aleta.

Em relação ao controle de temperatura, pensei em, antes de partir para um arduíno, dada minha limitação como eletro-eletrônica, inserir um termômetro mais ou menos como vcoê fez com o sensor do seu forno.

Aliás, que peça foi aquela que vc usou para inserir o sensor no centro do cilindro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio, bela torra. Faço coro aos colegas, um sensor BT ajudaria muito na hora de torrar. 

 

Como já havia um outro tópico sobre o torrador eu tomei a liberdade de unir tudo em um só lugar. Isso ajuda a centralizar a discussão. Além disso, tomei o cuidado de renomear o tópico, uma vez que o torrador já não é mais um projeto exclusivo do Torres. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Marcio!

 

Você chegou a tirar ou dar um bypass no termostato original, aquele que fica na lateral esquerda do torrador, parafusado na parede?

 

Pergunto porque se ele ainda estiver no circuito, quando você deixa o seu dimmer em 100% na verdade não está aplicando 100% da potência das resistências pois originalmente elas são limitadas por esse termostato (não sei exatamente a que temperatura). Mas se você ainda não tem um termômetro nem pra controlar a ET durante a torra, talvez seja até prudente deixar o termostato lá por enquanto pra evitar problemas com superaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

No meu projeto, eu tampei a boca do tambor parcialmente com uma chapa de metal, onde inseri um rolamento na parte externa. No eixo do rolamento, inseri um tubo de cobre, que fica fixo enquanto o tambor gira. Isso permite que a sonda inserida fique parada sobre os grãos num mesmo lugar. Da mesma forma, esse tubo permite que eu insira e retire a sonda do lado de fora, ainda que o tambor esteja girando. É como se fosse um eixo "oco".

 

Pensando na forma simplificada que vocês estão privilegiando, a única forma que eu imagino de fazer isso é criando um jeito de inserir um tubo ou cano de metal (bronze/alumínio/inox) com uma leve curvatura na ponta para poder guiar o sensor de temperatura. Mais ou menos o que mostra a figura abaixo:

 

ProbeChamber.JPG

 

Por sinal, essa é uma modificação feita num forno Behmor, justamente para inserir uma sonda BT. Eu copiei e adaptei essa ideia para o tambor da Airfryer Philco.

 

A questão é que no meu torrador, o tubo fica parado porque ele faz parte do eixo do tambor. No caso de vocês, se ele for apenas inserido de fora para dentro, é preciso pensar uma forma de deixar ele travado do lado de fora. Talvez usando algo similar ao da foto abaixo, mas preso na tampa plástica do lado esquerdo:

 

ProbeInSocket.JPG

 

E, por último, a observação de que a solução que for adotada precisa primar pela VELOCIDADE. Tem que ser fácil de colocar e principalmente tirar, porque no final da torra tudo acontece MUITO RÁPIDO. Se vacilar na retirada dos grãos, pode comprometer a qualidade da torra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Marcio!

 

Você chegou a tirar ou dar um bypass no termostato original, aquele que fica na lateral esquerda do torrador, parafusado na parede?

 

Pergunto porque se ele ainda estiver no circuito, quando você deixa o seu dimmer em 100% na verdade não está aplicando 100% da potência das resistências pois originalmente elas são limitadas por esse termostato (não sei exatamente a que temperatura). Mas se você ainda não tem um termômetro nem pra controlar a ET durante a torra, talvez seja até prudente deixar o termostato lá por enquanto pra evitar problemas com superaquecimento.

Oi, Mortari.

Valeu. Minha limitação de conhecimento e tempo não me deixam, por agora pelo menos, fazer grandes modificações.

Mas, com certeza, minha vontade é implementar todas as sugestões.

Assim que tiver um pouco mais de tempo e já tiver também testado vários "perfis" de torra (só com controle da potência e tempo) acho que será inevitável partir para novo upgrade. [emoji41]

É aí, certamente vou precisar de novas orientações. [emoji16]

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Chegou o meu.

 

Pretendo a princípio instalar o Dimmer e as aletas.

Mas  senão for pedir demais, onde acho um dimmer indicado pra ela?

E se possível dicas de como (onde) deve ser instalado. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da conta "forgadis", ele tem capacidade de trabalho com uma resistencia de até 3000W pra 220V e sua Airfry só tem 1150W (se nao me falha a memoria).

O jeito mais simples é vc pegar o fio q vai do cabo de força direto pra resistencia inferior e colocar o dimmer entre o cabo de força e a resistencia.

Pronto. Foi isso q o Marcio fez. =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Paulo. Usei este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-739955115-controlador-eletrnico-dimer-dimmer-rotativo-3000w-_JM

 

É bem tranquilo de fazer (isso porque o Lipe perdeu um tempo me explicando a lógica, pois sou cego em eletro-eletrônica  :lol:  :lol:  :lol: ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aconselho o que o Marcio usou Paulo, pq ele vc consegue simplesmente plugar e usar da forma q disse ai em cima, o que vc postou vc terá q separar resistencias do motor e usar 2 tomadas diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal.

Valeu pela ajuda.

Só mais uma coisa.

Posteriormente devo tentar colocar um sensor de temperatura, aceito indicação do que comprar.

Já disseram que da pra usar um multímetro como visor, até tenho multímetro digital mas não tem entrada pra

sensor de temperatura. Qual seria a alternativa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pq vc não compra logo da china 1 arduino com shield de temperatura e um SSR pra poder montar ele com o Roastlogger e ter leiturar no computador da sua torra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 arduino Nano V3
2 thermocouple max6675 (ou max31855 caso queira mais precisão tenha a grana) + probe tipo K
1 SSR 40A
 

E não se preocupe q a galera aqui da uma força caso precise, eu mesmo vou tentar fazer um tutorial pra galera q entrou nessa leva das airfry, só não sei quando terei tempo =S

 

Edit: Qualquer duvida de quais e como comprar vai no topico "como torrar na pipoqueira" q tem isso lá

 Post onde começa a se falar dos componentes e lá tem a diferença de MAX6675 pro 31855 :

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/167-dicas-para-torrar-na-pipoqueira/?p=140933

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem rápido esse hein Igor.

 

Acho que já tinha visto ovídeo, por isso achei muito lento.

Do jeito que tá, sem as aletas fica impossível torrar.

Só com aletas é suficiente?

 

Tenho a impressão de que precisa de mais velocidade mesmo...

A velocidade deste do Igor é parecida coma velocidade que uso no bolinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, eu coloquei as aletas apenas e o dimmer. Tenho obtido boas torras sim. Depois do dimmer, então, melhoraram bastante.

Acho que vale a pena você experimentar com as aletas antes de comprar um novo motor, especialmente se você colocar o dimmer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...