Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

Eu comecei a escrever um tutorial basico pra arduino + max6675 + roastlogger

 

https://medium.com/@brunoportnoy/f63c1c714638

 

Eu tinha compartilhado isso com o Valmor e ele falou que conseguiu fazer a ligação

então vou deixar aqui pq acredito que possa ser util para quem estiver realmente começando

com o esquema.

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Alexandre, me desculpe não responder antes, não vi.

Eu não sou a melhor pessoa pq não tenho certeza mas se não me engano o máximo é 225°C em certos grãos, tem outros que não se passa de 220°C que já entra no 2°Crack.

ou seja, depende um pouco de grão pra grão, mas te garanto que nunca passara de 230°C sem "Machopretar".

 

Vamos as minhas duvidas agr

eis que minhas ultimas 3 torras:

z3bjfr1.png

Minhas torras estavão com 19min como este OV e perda na faixa de 15%, esse deu 14,5%

 

Diminui o tamanho da chapa na frente da resistencia e diminuiu um pouco o tempo, uns 14min.

 

dXjkh9v.png

Nesse reparem que já tenho um controle maior do calor adicionado aos grão mais o que me incomoda muitoooo é que toda vez que aumento a potencia das resistencia o ET sobe muitooooo, passa dos 300°C, bem, não sei se isso é normal ou se corro o risco de sapecas os grãos externamente.

Reparem tmb que chegando no primeiro crack eu achei que tava subindo muito lento pro 1 crack ai aumentei a potencia e o ROR sobe de uma vez e os grão passaram pelo 1°Crack igual um foguete e eu tirei os grão no primeiro estralo do 2°crack.

 

7cGM0ni.png

 

e minha ultima torra de ontem eu abaixei demais a potencia no final e a RoR chegou a 0 me forçando assim a ejetar os grão e o desenvolvimento ficou muito curto, mas o cheiro está ótimo. e foi a menor perda, 13%.

 

e olha onde está meu sensor ET

 

6wTynEn.jpg

La no canto entre as 2 resistências e no limite, chegando a encostar no suporte do tambor.

 

Alguma ideia pra mudar essa leitura de ET?? Alguma sugestão de melhoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda estou achando a chapa defletora pequena.

 

Olha só como o Igor fez (e eu copiei....rsrsrs)

 

15174579051_6398103bce_z.jpg

 

14990843369_31f4ce0a81_z.jpg

 

14990942260_e9a62d8faf_z.jpg

 

Talvez o ET ainda esteja muito exposto. Lá no começo do tópico tem umas fotos de como a galera pioneira fez.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a Largura da minha está igual Weiller só não está de fora a fora. Se eu aumento (somo estava) eu não consigo resposta nos grãos, por mais que eu injete calor e o ET vai pra 400°C (já fiz isso) a ROR continua a mesma.

Quanto ao ET exposto, pode ser sim, mas se eu coloco ele na capsula ele da erros de leitura.

 

Edit: o que fiz agora foi jogar a placa totalmente para esquerda tampando o ET de qualquer tipo de radiação direta da resistencia, talvez uma radiação da placa defletora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bommm, eu sou um cara insistente, e chato, e ...

ai foi eu mexer no torrador e minha chapa era essa de aluminio:

 

L6wvTOt.jpg

 

e ai eu peguei uma outra chapa de metal de calha que eu tinha aqui q era muito grande, o próprio Weiller já tinha dito ser muito grande, muito larga. Ai a dobrei no meio pra ficar com 2,5 cm de largura e ficou assim:

 

kEiixuG.jpg

 

e depois desse lenga-lenga eu fiz um teste e o resultado foi "lindoo"

 

4Qchek7.png

 

Uma rampa mais constante, mais uniformidade entre os 2 sensores e aparentemente melhor.

FAlta testar com grãos, o que eu não sei quando acontecerá pq torrei 3 ontem e pq vou entrar de férias e viajar por 3 semanas, então...

Isso se eu for sensato... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Paulo, coloque.

Acontece que a resistencia superior é bem mais quente que a inferior, então ela esquenta e mais e ainda por cima esta mais próxima dos grãos.

Assim vc pode queimar a superficie dos grãos sem que realmente os torre por ela ser muito potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que seu resposta direta vai ser afetada, tipo, vc vai ter que usar uns 5% a mais de potencia pra ter o mesmo tempo nas torras.

BTW, quanto tempo suas torras Paulo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes eu pré aqueço durante uns 2 ou 3 minutos e termina em torno de 8-9 minutos.

Sem pré aquecimento da uns 10-11 minutos.

 

Mas estou usando um café genérico que compro por aqui, não dá pra ver muito a diferença de resultado.

Por enquanto eu deixo as resistências no máximo e só diminuo por perto do primeiro crack.

Uma vez que comecei com menos potência acabou demorando demais e achei que o crack nem vinha e perdeu

muita massa.

Aceito sugestão de um perfil bom pra eu testar.

Não precisa ser exato. Algo do  tipo X% da potência no início meio e fim da torra. ^_^

 

Só tenho o dimmer, sem termômetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que vc está com um café pra testar eu sugiro que faça o seguinte.

4 min 100% pra aquecimento. (uns 250°C pelo meu gráfico de teste)

 

Insira os grãos e mantenha 80% até o 1°Crack

no crack vc abaixa pra 55% e mantem por mais 2 min.

 

teste e nos conte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei o difusor, aí chegou os cafés da compra coletiva e não resisti.
Fiz o teste com o brejetuba mesmo. Sim sou louco.
 
Fiz exatamente como vc falou. O crack veio com 13 minutos finalizei com 15.
Quando tirei achei que tinha passado do ponto,o café ficou bem escuro e não muito bonito.
Mas deu 14,8 de perda massa apenas. Pode ser uma característica deste café.
Vamos ver no que vai dar.
 
IMG_20160624_181817_zpsthw80lmf.jpg
 
Quanto ao crack, ás vezes vem om crack solitário e demora vir outro até começar
a "crackear" Vcs consideram este primeiro estalo solitário como primeiro crack, ou só quando
começa uma sequencia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua perda ficou Top, seu café vai ficar massa..

Acho q na proxima da pra aumentar um pouco a resistencia e tentar trazer o crack pra 11min.

Falei q ficou TOP pq o próprio Igor me disse q a perda desse Brejetuba é altinha, q as torras dele estavão todas dando entre 15 e 16%.

Queria até sentir o cheiro deste café amanha de tarde.. Café no dia q sai do torrador não entrega todo seu potencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, posta outra foto da sua torra que essa aí está muito estranha. Julgando pela foto parece que está heterogêneo e desigual... Só lembrando tb, a aparencia externa e a perda de massa são somente indicadores, o que manda mesmo é na xicara. O Mantissa da ultima compra ficava preto e com perda de 11 a 12% e é um dos melhores cafés que passaram por aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem uma foto que acho que está melhor.

A outra foi logo depois da torra e estava ainda com muitas películas grudadas. Acho que

devido a agitação ser pouca nesse torrador muitas películas ficam grudadas.

Mas uma agitação depois já tira quase todas elas.

 

 

É um pouco heterogênea, não por causa de grãos mais ou menos torrados, e sim pq um único grão 

fica com coloração diferente, uma parte mais escura outra mais clara. Pode ser uma característica do grão (ou não).

 

Não me responderam quanto ao crack, sempre tive essa dúvida.

Geralmente vem um ou outro crack solitário e demora pra vir uma sequência.

Normalmente não considero estes primeiros (pra efeito de calculo de tempo pós crack).

 

Devo ou não considerar?

 

IMG_20160625_104359_zpspgojwzoc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pretendo por enquanto instalar kit arduino pra controlar, mas talvez um termốmetro digital ajude.

O que acham de usar um termômetro tipo espeto destes daqui?

Será que trabalha bem e tem resposta rápida?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711521594-termmetro-digital-espeto-para-culinaria-e-gastronomia-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava desse na pipoqueira sem problemas.

 

Só tome cuidado onde e como irá instalá-lo porque no lado esquerdo do forno o calor é bem intenso, principalmente onde há os furos de saída de ar na tampa plástica. Acho que se deixar o corpo do termômetro ali, recebendo aquele calor direto, é capaz de estragar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, valew pela informação.

 

Masa acho que o único lugar possível, e mais fácil de instalar seria do lado esquerdo mesmo, onde fica a abertura para colocar os grãos.

Pelo tamanho dele a ponta não vai chegar na metade  do tambor, mas chega perto.

O jeito vai ser tentar isolar o corpo dele de alguma forma pra não receber tanto calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O calor mais intenso do lado esquerdo é próximo à parte traseira do torrador. Talvez se deixar o corpo do termômetro um pouco mais na parte frontal, com o espeto inclinado pra trás ele não receba tanto calor direto. Só tem que ver se o espeto não vai pegar mas aletas do tambor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for o modelo do anúncio acima, não derrete não. Eu uso um desse desmontado como funil para inserir a sonda BT (marca Hikari).

 

As fotos abaixo ilustram melhor:

 

TrhrH7H.jpg

 

nt8jDSl.jpg

 

NkfPYbN.jpg

 

Se seguir a mesma lógica, daria para inserir esse termômetro sem desmontar, mas numa linha descendente, de forma que ele fique apoiado no plástico externo e na lata interna, passando pelo vão onde do tambor onde entram os grãos e tentando tocar na massa de grãos dentro do torrador.

 

Mais ou menos assim:

 

sonda_bt_zpsa28ctq6f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...