Reynhard Postado 20 Junho 2014 Denunciar Share Postado 20 Junho 2014 Bom dia apreciadores de uma das mais sublimes bebidas desta terra de Deus.Se alguem ja passou pela experiência da primeira torra com um medo danado de passar o ponto, assim como eu, pode ter se apressado e tirado do fogo antes da hora.Minha primeira colheita do café (tenho um pé no quintal) resultou em aproximadamente 1,5 kg de polpa descascada, no entanto na primeira torra (torrei em uma panelinha funda) acabei por tirar antes da hora e só me dei conta após ter moido o mesmo.Ficou bem claro a deficiencia do processo quando fiz uma segunda torra com a segunda leva de café, que deu aproximadamente 0,5 kg de polpa...este sim ficou no ponto e o café delicioso.Me doi o coração a possibilidade de perder os primeiros 1,5 kg. Será que poderia voltar o "pó" para a panelinha a fim de terminar o processo?Desde já obrigado e boa semana a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 20 Junho 2014 Denunciar Share Postado 20 Junho 2014 Reyhard.. Seja bem vindo.. Mistura com leite e bastante açúcar e vê se desce! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cletus Postado 20 Junho 2014 Denunciar Share Postado 20 Junho 2014 Acho que esse pó, que você diz ter tirado do fogo antes da hora, ao pó voltará. Não tem mais jeito. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 20 Junho 2014 Denunciar Share Postado 20 Junho 2014 Concordo com o Claus.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 20 Junho 2014 Denunciar Share Postado 20 Junho 2014 Reynhard, a sugestão do Miyamoto é boa. Voltar pó para panela não deve dar nada certo. Muito legal ter um pé de café e poder fazer o processo todo! Aqui no Ipiranga tem uns pés de cafés nas calçadas, sempre fico com vontade de colher e torrar, mais por curiosidade mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 20 Junho 2014 Denunciar Share Postado 20 Junho 2014 Sampaio.. A Academia do Café aqui em BH plantou alguns pezinhos no quintal deles.. Agora literalmente, do pé a xícara! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 20 Junho 2014 Denunciar Share Postado 20 Junho 2014 Reynhard, bem vindo ao CDC. Não entendi bem o que fez, mas você torrou o café com a polpa? Descascou e torrou direto, não fez qualquer secagem/beneficiamento? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Reynhard Postado 20 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 20 Junho 2014 Reynhard, bem vindo ao CDC. Não entendi bem o que fez, mas você torrou o café com a polpa? Descascou e torrou direto, não fez qualquer secagem/beneficiamento? Fiz todo o processo. Sequei ao sol sem a casca e a noite ou dias nublados em uma estufa que fiz de um forno microondas....agilizou bem o processo. Depois de seco tirei a segunda casquinha e ficou só o grão, dai foi para a torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Legal Reynhard! Acho que a primeira torra provavelmente você perdeu mesmo, não tem muito o que ser feito. Agora, não é muito trabalho e dedicação pra depois tentar torrar numa panela sem nunca ter feito isso antes? Se eu fosse você, compraria ao menos um torrador bolinha (é barato) e um tanto de grãos verdes baratos pra treinar o processo de torra e, só quanto tivesse o mínimo de experiência, torraria o café do seu pé. Deve ser chato perder todo esse trabalho numa torra ruim. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Concordo... Eu aprendi a torrar com grãos não tão nobres. Agora que peguei o jeito, vou partir para grãos especiais. Levei algumas torras para pegar o jeito, principalemente porque uso pipoqueira, que é mais difícil de domar. Depois do dimmer a coisa ficou melhor, mas mesmo assim, não acertei de primeira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Reynhard Postado 27 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 27 Junho 2014 Obrigado pelas sugestões.Estou fazendo a quarta torra e a despeito da primeira, as outras foram bem sucedidas....so fiquei triste mesmo de perder a primeira e "mais gorda". rsrsrsrs.Fiz um torrador com um bujão de gaz, daqueles pequenos, ainda não testei, mas vamos ver no que dá. abraço a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 E tentei conseguir um desses, mas aqui estão proibidos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
coffe_man Postado 15 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2014 Gostei desse forum. sou coffe_man. Talvez não seja o tópico para me apresentar. Mas, aprendi barbaridade com voce hoje Reynhard. E certamente aprenderei com os outros buddies. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Passaretti Postado 26 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2014 Vou aproveitar o gancho do Reynhard, para falar de torra. Estou pegando o jeito com o Gene Roaster, uma vez que tenho 0 de experiência de torra. Da um medo lascado de estragar os grãos... A segunda torra que eu fiz está em uma cor perfeita, porém, estranhamente está sem aroma nenhum, já faz 4 dias que eu torrei e nada de aroma. Alguém sabe por que? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 26 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2014 tem um café que eu torro no qual o aroma ressalta depois de uns 20 dias. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 26 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2014 Lucas, você deve deve ter feito uma torra prolongada, de mais de 15 minutos, e possivelmente resfriado dentro do Gene. Também tem grãos com pouco aroma, o recipiente deve estar bem fechado (com rosca ou hermético) para concentrar o aroma. Tem bastante informação sobre como torrar com o Gene aqui no CDC. Fiquei curioso: você tem uma Música, um Gene e como moinho um Cadence ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2014 Acho que ele tem outro moinho tb, que veio com a música. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas