Ir para conteúdo

Duvida sobre torra mal sucedida


Reynhard

Postagens recomendadas

Bom dia apreciadores de uma das mais sublimes bebidas desta terra de Deus.

Se alguem ja passou pela experiência da primeira torra com um medo danado de passar o ponto, assim como eu, pode ter se apressado e tirado do fogo antes da hora.
Minha primeira colheita do café (tenho um pé no quintal) resultou em aproximadamente 1,5 kg de polpa descascada, no entanto na primeira torra (torrei em uma panelinha funda) acabei por tirar antes da hora e só me dei conta após ter moido o mesmo.
Ficou bem claro a deficiencia do processo quando fiz uma segunda torra com a segunda leva de café, que deu aproximadamente 0,5 kg de polpa...este sim ficou no ponto e o café delicioso.
Me doi o coração a possibilidade de perder os primeiros 1,5 kg. Será que poderia voltar o "pó" para a panelinha a fim de terminar o processo?
Desde já obrigado e boa semana a todos.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reynhard, a sugestão do Miyamoto é boa. Voltar pó para panela não deve dar nada certo. Muito legal ter um pé de café e poder fazer o processo todo! Aqui no Ipiranga tem uns pés de cafés nas calçadas, sempre fico com vontade de colher e torrar, mais por curiosidade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reynhard, bem vindo ao CDC.

 

Não entendi bem o que fez, mas você torrou o café com a polpa? Descascou e torrou direto, não fez qualquer secagem/beneficiamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reynhard, bem vindo ao CDC.

 

Não entendi bem o que fez, mas você torrou o café com a polpa? Descascou e torrou direto, não fez qualquer secagem/beneficiamento?

Fiz todo o processo.

Sequei ao sol sem a casca e a noite ou dias nublados em uma estufa que fiz de um forno microondas....agilizou bem o processo.

Depois de seco tirei a segunda casquinha e ficou só o grão, dai foi para a torra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Reynhard!

 

Acho que a primeira torra provavelmente você perdeu mesmo, não tem muito o que ser feito.

 

Agora, não é muito trabalho e dedicação pra depois tentar torrar numa panela sem nunca ter feito isso antes? Se eu fosse você, compraria ao menos um torrador bolinha (é barato) e um tanto de grãos verdes baratos pra treinar o processo de torra e, só quanto tivesse o mínimo de experiência, torraria o café do seu pé. Deve ser chato perder todo esse trabalho numa torra ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo... Eu aprendi a torrar com grãos não tão nobres. Agora que peguei o jeito, vou partir para grãos especiais. Levei algumas torras para pegar o jeito, principalemente porque uso pipoqueira, que é mais difícil de domar. Depois do dimmer a coisa ficou melhor, mas mesmo assim, não acertei de primeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas sugestões.
Estou fazendo a quarta torra e a despeito da primeira, as outras foram bem sucedidas....so fiquei triste mesmo de perder a primeira e "mais gorda". rsrsrsrs.
Fiz um torrador com um bujão de gaz, daqueles pequenos, ainda não testei, mas vamos ver no que dá.

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

Vou aproveitar o gancho do Reynhard, para falar de torra.

 

Estou pegando o jeito com o Gene Roaster, uma vez que tenho 0 de experiência de torra. Da um medo lascado de estragar os grãos...

 

A segunda torra que eu fiz está em uma cor perfeita, porém, estranhamente está sem aroma nenhum, já faz 4 dias que eu torrei e nada de aroma. Alguém sabe por que?

 

post-4199-0-71939900-1409060053_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, você deve deve ter feito uma torra prolongada, de mais de 15 minutos, e possivelmente resfriado dentro do Gene.

 

Também tem grãos com pouco aroma, o recipiente deve estar bem fechado (com rosca ou hermético) para concentrar o aroma.

 

Tem bastante informação sobre como torrar com o Gene aqui no CDC.

 

Fiquei curioso: você tem uma Música, um Gene e como moinho um Cadence ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...